Como saber se você é um candidato à gastrectomia
Manter uma dieta equilibrada através do consumo de alimentos saudáveis, assim como contar com uma rotina de exercícios físicos, nem sempre é suficiente para vencer a obesidade. Não à toa, muitas pessoas acabam recorrendo a tratamentos para emagrecimento, enquanto outras optam por cirurgias com o intuito de se ver livre dos quilos indesejados.
Falando em cirurgias, a bariátrica é uma das que traz consigo várias técnicas distintas que permitem a redução de peso para quem está cansado de conviver com a obesidade, como a gastrectomia, ainda conhecida como sleeve gástrico. Além disso, ainda existem outros procedimento menos invasivos, como o balão intragástrico, ou a banda gástrica ajustável, por exemplo.
Para que você entenda mais sobre cada opção, a seguir detalhemos as vantagens e desvantagens desses três métodos.
Banda gástrica
A banda gástrica ajustável, como diz seu nome, consiste em uma banda inflável em forma de anel que é colocada na parte superior do estômago, fazendo com que o órgão seja dividido em 2 partes. Isso faz com que se reduza o espaço destinado à comida, deixando a pessoa saciada mesmo ingerindo pequenas porções. Além disso, como o estômago passa a levar mais tempo para processar o alimento, a tendência é que o paciente passe comer menos, o que propicia a perda de peso.
- Vantagens
Uma das principais vantagens do procedimento é a possibilidade de reversão, já que a banda pode ser retirara assim que o resultado esperado for alcançado, ou ainda em caso de haver algum problema. Além disso, outro ponto a favor é ausência de cicatriz.
- Inconvenientes
Os resultados aparecem, mas não são imediatos. Além do mais, existe a necessidade de a pessoa se reacostumar os hábitos alimentares, seguindo dietas específicas. Outro inconveniente é o risco de rejeição da banda, que é pequeno, mas existe.
Balão intragástrico
O balão intragástrico é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno balão de silicone dentro do estômago do paciente, o qual ajuda a reduzir a sensação de fome, além de diminuir o espaço para a comida. Isso faz com que a pessoa passe a comer pequenas quantidades e se sentir satisfeita com isso.
Normalmente, o balão intragástrico é utilizado por um período de até 6 meses, quando necessita ser retirado.
- Vantagens
Trata-se de um procedimento rápido, simples, e sob leve sedação, pelo qual o balão é introduzido no estômago por meio de endoscopia. Em seguida é realizado o preenchimento da peça com 500 a 800 ml de uma solução salina com contraste e corante.
Por não ser uma cirurgia, o paciente é liberado no mesmo dia. Assim como a banda gástrica, o balão intragástrico é reversível. Outra vantagem é que possui um custo menos elevado.
- Inconvenientes
É normal que após a realização do procedimento o paciente se depare com vômito e alguns incômodos gastrointestinais. O tempo máximo de uso é de 6 meses, já que, passado esse período, existe a possibilidade do fim do efeito, o que pode levar a pessoa a ganhar peso.
Gastrectomia
Também chamada de sleeve gástrico, a gastrectomia é uma cirurgia que consiste em suprimir a parte esquerda do estômago, já que se trata da parte onde há a maior concentração de Grelina (hormônio que provoca o apetite).
A cirurgia não somente permite que o paciente sacie a fome com maior facilidade, como reduz o apetite e, automaticamente, a ingestão de alimentos.
- Vantagens
A gastrectomia costuma ser uma das cirurgias que menos complicações médicas gera. Isso porque não requer a implantação ou introdução de aparelhos externos, ao exemplo do balão ou da banda. Além disso, não produz os efeitos secundários, ou o que se conhece como síndrome de dumping: náuseas, vômito, diarreia, ou cólicas.
Outra vantagem importante da cirurgia é que a técnica não é tão agressiva, apesar de igualmente oferecer ótimos resultados. Seu pós-operatório oferece menos complicações, sendo considerado mais tranquilo para os pacientes.
- Inconvenientes
Se depois de realizar a cirurgia a pessoa passar a comer em excesso, há o risco alargamento do estômago. Além do mais, a técnica é irreversível e se corre o risco de infecções, coágulos de sangue, pneumonia, e dores durante a recuperação.
É importante destacar que, mesmo depois de abordado cada tipo de procedimento, não cabe ao candidato decidir o qual gostaria de recorrer. Isso porque cada método é destinado a um tipo de situação, envolvendo a quantidade de peso e massa muscular da pessoa.
Além disso, depois de realizada uma avaliação médica, cabe ao cirurgião bariátrico determinar qual técnica é mais indicada para o caso, levando todos os pontos em consideração.
Como saber se posso ser candidato à gastrectomia?
Se você está cansado de ter que lidar com a obesidade e agora está interessada em ter uma redução considerável de peso, lhe recomendamos alguns conselhos. Isso pelo fato de nem todos os procedimentos serem adequados para diferentes pessoas.
- Já se foi feita menção de que a gastrectomia é irreversível. Desse modo, somente está disponível para aquelas pessoas que não adquiriram o resultado desejado por meio de exercícios físicos e dietas.
- Se recomenta que a cirurgia bariátrica seja uma opção para pessoas com um índice de massa corporal entre 35 a 40.
- Se você está interessado na gastrectomia, necessita ser responsável, pois o procedimento implica em uma melhora dos hábitos alimentares, tanto antes, como depois de realizada a cirurgia.
Que pessoas não podem se candidatar à gastrectomia?
Mulheres que se encontram em período de gestação não podem se submeter à cirurgia, assim como ocorre com a que estiverem amamentando. Além disso, pacientes com problemas cardiovasculares costuma enfrentar restrições. O mesmo ocorre com pessoas que enfrentam distúrbios alimentares, e até transtornos psicológicos.
O motivo da exclusão de pessoa com transtornos psicológicos ocorre porque a manga gástrica exige um alto grau de compromisso durante a recuperação. Desse modo, o enfrentamento de problemas desse tipo podem comprometer o pós-operatório e, consequentemente, a saúde do paciente.
Já em casos em que se enfrentam distúrbios alimentares, existe a necessidade de uma avaliação psicológica da situação, a qual vai dizer se a pessoa está apta ou não para realizar a cirurgia.