Como é o pós-operatório da gastrectomia?
A cirurgia que retira parte ou a totalidade do estômago é chamada gastrectomia, sendo indicada especialmente para pacientes que sofrem de obesidade e que não conseguiram emagrecer pelos métodos tradicionais e não invasivos.
O paciente que se submete a uma gastrectomia parcial ou total precisa seguir uma série de recomendações, com o fim de contribuir para o sucesso da intervenção. Neste artigo falaremos do pós-operatório da cirurgia, como são os primeiros dias e o que o paciente deve esperar.
Alimentação por sonda
Até que a ligação entre o estômago e o intestino se cicatrize bem, o paciente precisa evitar a alimentação pela boca. Isso quer dizer que a dieta será feita através de sonda nasal.
Esse etapa dura em média 2-3 dias no caso de uma gastrectomia parcial e 4-5 quando a retirada do estômago é total. Em ambos os casos, costuma coincidir com a alta hospitalar.
Drenos abdominais
Os drenos são necessários para liberar as secreções e o tempo de permanência vai variar conforme a evolução do quadro. Quando tudo transcorre bem, o paciente vai para a casa sem eles, entre 4-6 dias após a operação.
Do líquido ao pastoso
A dieta líquida normalmente é mantida por 10 dias e o paciente não pode comer tudo o que quiser. Há grupos de alimentos que estão liberados para essa fase. As opções serão repassadas pelo cirurgião, sempre com o suporte de um nutricionista.
O próximo passo é uma evolução à comida mais cremosa. Esse tipo de dieta será substituído pela alimentação normal ao final do 1º mês de pós-operatório.
De 600 a 1.000 calorias
Quando o paciente retoma a rotina normal, já começa a sentir saciedade, fato que para ele é raro e compensatório. É muito importante cuidar da hidratação e consumir uma dieta de 600 a 1.000 calorias.
Dependendo do caso, pode ser necessário o uso de suplementos vitamínicos, ao menos nos primeiros dias. Outra prescrição frequente é o antiácido, para evitar o aparecimento de úlceras.
Intolerância alimentar após a cirurgia
Uma intolerância alimentar ocorre quando você tem desconforto ou sintomas incômodos depois de comer certos tipos de alimentos ou bebidas. Após a cirurgia, você pode ter intolerâncias a certos alimentos, que não tinha antes da cirurgia.
intolerância ao açúcar
Algumas pessoas têm cólicas, dor de estômago ou diarreia (movimentos intestinais soltos ou aquosos) dentro de 20 minutos após comer ou beber algo rico em açúcar. Isso é conhecido como síndrome de dumping. a síndrome de dumping também pode ser causada por comer demais em pouco tempo.
Algumas pessoas se sentem fracas, com fome, enjoadas (sentindo que vai vomitar), ansiedade, tremores ou sudorese 1 a 2 horas depois de comer um alimento açucarado. Isso acontece porque seu corpo libera insulina extra depois de comer grandes quantidades de açúcar. Demasiada insulina na corrente sanguínea faz com que o açúcar no sangue caia.
A síndrome de dumping e o baixo nível de açúcar no sangue podem ser controlados fazendo alterações em sua dieta e tomando cuidado com o que você come. Evite alimentos e bebidas com muito açúcar, como os seguintes:
- refrigerantes adoçados
- Suco de frutas
- Doce
- cana de açúcar
- Querida
- xaropes
- bolos e biscoitos
Não há problema em comer pequenas quantidades de bolos, biscoitos e doces adoçados com álcoois de açúcar (como sorbitol e manitol). Comer demais pode causar fezes moles ou diarreia.
Comer pequenas refeições, incorporar uma fonte de proteína às refeições e incluir alimentos com fibras solúveis (como frutas enlatadas, bananas, manteiga de amendoim e aveia) também podem ajudar os sintomas.
intolerância à gordura
Algumas pessoas têm dificuldade em digerir grandes quantidades de gordura. Portanto, tente comê-lo em pequenas quantidades no início e depois aumente lentamente. Alimentos ricos em gordura incluem:
- Manteiga, margarina e óleos
- Maionese
- Molhos para saladas cremosos
- Queijo creme
- molhos
- Batatas fritas e tortilhas de milho
- sobremesas pesadas
- comidas fritas
- carnes gordurosas
Se suas fezes cheiram pior do que o normal ou parecem pálidas, gordurosas ou flutuantes, você pode não estar digerindo bem as gorduras. Se você apresentar algum desses sintomas, converse com seu médico ou nutricionista clínico ambulatorial. Você pode precisar tomar remédios para ajudá-lo a digerir as gorduras. Embora isso raramente aconteça.
Intolerância à lactose (produtos lácteos)
A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. Algumas pessoas têm problemas para digerir a lactose após a gastrectomia. Isso é conhecido como intolerância à lactose. Os sintomas dessa intolerância são gases, inchaço e diarreia. Esses sintomas podem ocorrer de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de laticínios.
Após a cirurgia, adicione lentamente produtos lácteos à sua dieta. Leite, sorvete e queijos macios têm grandes quantidades de lactose. Em queijos duros, iogurte e manteiga a quantidade de lactose é menor.
Para testar a tolerância a laticínios, comece bebendo uma porção de 4 onças (½ xícara) de leite.
- Portanto, se você não tiver nenhum dos sintomas de intolerância à lactose, pode começar a comer mais laticínios.
- Agora, se algum dos sintomas ocorrer, você ainda poderá comer alimentos que contenham menos lactose. Preste atenção em como você se sente depois de comer diferentes produtos lácteos. Preste atenção em como você se sente depois de comer diferentes produtos lácteos e outros alimentos.
Se você acha que tem intolerância à lactose, faça o seguinte:
- Tente usar um produto que ajude a digerir produtos lácteos (como comprimidos ou gotas de Lactaid®) .
- Experimente produtos lácteos processados para remover a lactose (como leite Lactaid, queijo cottage e sorvete).
- Se necessário, peça ajuda ao seu nutricionista clínico.
Às vezes, a intolerância à lactose que se desenvolve após a cirurgia desaparece com o tempo. Você pode tentar laticínios novamente em alguns meses para ver se os sintomas persistem.
Todo o processo do pós-operatório deve ser acompanhado de perto pelo cirurgião especialista, para evitar qualquer complicação. Se você é candidato a esse tipo de intervenção, entre em contato com um profissional perto de você.
Foto: por bradhoc (Flickr)