Sobrancelhas mais cheias com transplante capilar
As sobrancelhas trazem harmonia para o rosto, rejuvenescem e suavizam o olhar e melhoram a estética. Por isso, mais e mais pessoas prestam atenção a esta parte tão especial do rosto.
E não nos referimos apenas às mulheres. Os homens também cuidam das sobrancelhas para que estejam de acordo com o resto do rosto. Mas, além do seu valor estético, as sobrancelhas têm um propósito essencial: localizado nos arcos supraciliares, protegem os olhos do suor, da chuva, do vento ou da poeira, até mesmo do sol.
Para embelezar o nosso rosto, dotá-lo de personalidade ou atração, ou rejuvenescer o olhar, costuma-se dar forma às sobrancelhas para deixá-las completamente simétricas. O mais comum é a depilação. As sobrancelhas são cortadas e definidas para que fiquem proporcionais e tragam beleza e elegância ao rosto. Mas quando não as temos muito cheias ou estas não são proporcionais ou simétricas, podemos nos submeter a algum tratamento que lhes dê volume ou o formato que desejamos.
Transplantes capilares, uma solução para sobrancelhas escassas
A medicina estética fornece soluções para disfarçar sobrancelhas escassas ou em áreas sem pêlos. Entre elas, a micropigmentação e a maquiagem são as opções mais comuns. O problema destes tratamentos é que, em algumas ocasiões, os resultados não são tão naturais como queremos. Além disso, não podem ser aplicados em casos de assimetria ou em sobrancelhas desproporcionais.
Quando é necessário reconstruir completamente uma sobrancelha, costuma-se recorrer a enxertos de couro cabeludo. Mas e se quisermos que nossas sobrancelhas pareçam mais cheias, se quisermos dar mais volume ou simetria? A solução encontrada são os transplantes capilares.
Os transplantes capilares são unidades foliculares que são transplantadas, uma a uma, às sobrancelhas. O resultado é natural, mas também respeita a harmonia e a personalidade do rosto.
Não só acaba com o problema da alopecia nas sobrancelhas ou que estas estejam escassas, mas também resolve outros problemas, como o excesso de depilação na sobrancelha, que fazem com que estas não tenham a densidade, tamanho ou proporção que se deseja. Em outras ocasiões, é uma mudança na estética conforme a moda, criando o desejo de ter sobrancelhas bonitas e cheias. Um exemplo: há alguns anos, costumava-se ter as sobrancelhas muito depiladas e finas e agora a tendência é tê-las definidas mas grossas e cheias.
Finalmente, não podemos esquecer daquelas pessoas que, por razões de saúde, viram suas sobrancelhas mal terem pêlos ou apresentarem escassez. Referimo-nos a pacientes que foram submetidos a tratamentos de quimioterapia ou pessoas que, por causa de uma doença, têm pouco pêlo ou indivíduos que sofreram alguma lesão no rosto e que apresentam na área uma cicatriz que impede o crescimento de novos pêlos.
Definitivamente, os transplantes capilares são a melhor solução para pessoas com sobrancelhas escassas, mas também para pacientes que sofreram doenças, traumatismos, queimaduras, feridas ... Mesmo para pessoas mais velhas que perceberam ao longo dos anos que a densidade de suas sobrancelhas não é mais a mesma e desejam remediar isto.
↪️ Relacionado: Saiba tudo sobre o implante de sobrancelhas
Transplantes capilares para as sobrancelhas: o que são?
As técnicas são as mesmas empregadas nos casos dos micro enxertos de couro cabeludo para combater a alopecia. Desta forma, é necessário que o paciente que vai realizar o transplante de sobrancelhas conte com uma área de retirada da qual serão extraídos os folículos necessários.
Entre os métodos usuais, destacam-se as técnicas FUE e FUSS. São tratamentos que, em aproximadamente duas horas, conseguem mudar a aparência das sobrancelhas do paciente. Vamos detalhar o que é cada uma delas.
A técnica FUE permite o transplante para casos em que a sobrancelha precisa ser repovoada por falta de pêlo ou seja necessário cobrir um espaço no qual o pêlo não cresce por causa de uma cicatriz, por exemplo. Mas também é eficaz se o paciente precisa reconstruir uma sobrancelha completamente por causa de um acidente, doença, lesão, etc.
É um método que permite alcançar resultados bastante naturais, altamente efetivos e duradouros. O motivo é que a reconstrução é feita pêlo a pêlo, ou seja, o cirurgião extrai cada folículo da área de retirada e o insere com a ajuda de um bisturi circular na área a ser preenchida ou reconstruída.
As vantagens do método FUE são várias, a saber:
- É um sistema minimamente invasivo.
- Não há risco de rejeição, já que o cabelo pertence ao paciente.
- Os resultados aparecem desde o início. O paciente vê que a sua sobrancelha tem muito mais pêlo e que seu rosto muda completamente.
- É um tratamento indolor.
- Não ficam cicatrizes do transplante.
- É feito de forma ambulatorial.
No que diz respeito ao método FUSS, este é muito semelhante ao anterior, com a exceção de que se extrai um pedaço de tecido com folículos capilares, e não os folículos em si. Geralmente se extrai da área posterior da cabeça. A partir deste pedaço de couro cabeludo serão retiradas as unidades foliculares a serem transplantadas.
Como o método anterior, apresenta muitas vantagens:
- Não ficam cicatrizes na sobrancelha, mas na área posterior da cabeça, de onde foi extraído o tecido com os folículos pilosos a serem implantados.
- Trata-se de um método pouco invasivo e indolor.
- Como o anterior, não há risco de rejeição.
- Os resultados são muito naturais.
- É um processo ambulatorial.
Após o tratamento
Os resultados são visíveis desde o princípio, uma vez que os folículos implantados trazem mais densidade às sobrancelhas, ao mesmo tempo em que são cobertos aqueles espaços onde não se acreditava poder ter algum pêlo.
Por cerca de dois dias, o paciente terá que aumentar os cuidados para não bater ou tocar em excesso a sobrancelha. Deverá limpar com delicadeza as cicatrizes, seguindo as instruções dadas pelo cirurgião e protegendo as sobrancelhas da radiação ultravioleta. Após dois ou três dias, poderá retornar à sua rotina normal.
Por outro lado, é normal que, depois de se submeter a um tratamento de transplante capilar para sobrancelhas, o pêlo transplantado caia durante os primeiros quinze dias. Não é necessário se preocupar. Após três ou quatro meses, o novo pêlo começará a crescer.