O que quase ninguém te conta sobre o transplante capilar
Muitas pessoas, tanto homens e mulheres, podem sofrer por queda de cabelos ou a pouca presença de uma parte tão importante que diferencia os seres humanos. Contudo, a medicina avançou muito e hoje em dia temos o procedimento de transplante capilar para ajudar com quem sofre com esse mal, e uma das clínicas especializadas no tema é a do Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar, e o profissional responsável pelo centro tirou várias dúvidas de pacientes à respeito:
1)Quanto tempo dura todo o procedimento do transplante capilar?
"O transplante varia de 8hs na técnica de F.U.E motorizada e 6 hs na técnica robótica."
2)Durante o processo é utilizado algum tipo de anestesia?
"A anestesia é local (aquela do dentista) diluída com sorofo fisiológico, portanto, mais fraca ainda que a concentração do dentista. Porém o paciente não sente as picadinhas da agulha, pois antes da anestesia é realizada uma sedação via oral, onde o paciente cochila do início ao fim do procedimento de implante capilar."
3)Os fios voltam a crescer depois do transplante ou é necessário voltar a realizar o procedimento?
"Os fios voltam a crescer normalmente a partir do terceiro mês após o implante e não caem nunca mais, pois eles provém da nuca (região que não tem o DNA da calvície), portanto todo fio implantado nunca mais cairá."
4)Como funciona a técnica desse procedimento?
"Existem duas etapas.
Etapa 1: extração dos fios: a extração dos fios pode ser realizada de forma robótica ou motorizada. A forma robótica de extração é realizada 100% por um robô e a forma motorizada é realizada por uma máquina similar ao robô, porém manuseada pelas mãos do médico. A extração é realizada fio a fio da região que não tem o código genético pra calvície ( nuca, e regiões temporais), e em ambas as técnicas os furinhos realizados para retirada dos cabelos tem o diâmetro de 0,7 à 0,8 mm e não deixam cicatrizes visíveis à olho nú. Portanto o paciente poderá utilizar até mesmo os cabelos raspados após o resultado da cirurgia, que se dá após 9-12 meses do implante capilar."
5)Quais são os cuidados do pré e pós operatório que o paciente precisa ter para bons resultados?
"Suspender por 3 dias algumas medicações, caso o médico na história clínica saiba que o paciente esteja tomando, evitar exposição solar um mês após a cirurgia, evitar bebidas alcoólicas ou exercícios de contato, como futebol ou lutas, pois pode ocorrer trauma em região receptora (aquela que está formando as novas raízes, que formarão novas unidades foliculares pelo resto da vida do paciente)."
Mentiras e verdades sobre o implante capilar
- Jovens não podem fazer transplante capilar: MENTIRA!A perda de cabelo acontece em qualquer idade. Por mais que seja mais presente na vida dos homens mais velhos, muitos jovens sofrem com a calvície precoce, decorrente dos fatores genéticos. Portanto, uma pessoa que seja mais jovem, pode precisar e até mesmo passar por um procedimento de transplante capilar. Contudo, é importante comentar que nestes casos particulares o tratamento leva um tempo maior para manter os resultados.
- As técnicas utilizadas no implante capilar se renovaram:VERDADE!
O procedimento de transplante capilar evoluiu muito. Atualmente as técnicas que alguns profissionais utilizam são menos invasivas, indolores e os seus resultados mais expressivos. O ramo avançou tanto que hoje em dia podemos fazer o implante capilar com o auxílio de um robô. Outra técnica moderna é a FUE (Extração de Unidades Foliculares), onde há a vantagem de não ter cicatrizes e um pós-operatório sem dor, onde o paciente pode voltar as suas atividades normalmente depois de alguns dias, por volta de 72 horas.
- Quem já fez implante capilar no passado precisar de uma segunda cirurgia:VERDADE!
Esta informação complementa a anterior. Conforme explicado, as técnicas e a tecnologia utilizadas no procedimento de implante capilar se renovaram com o passar dos anos. Sendo assim, é bastante recorrente que homens que realizaram a cirurgia no passado com métodos menos eficazes e naturais se sintam insatisfeitos e queiram corrigir os resultados. Há sempre uma possibilidade de aperfeiçoamento na aparência. Contudo, a correção varia para cada caso. A avaliação com o profissional é muito importante por isso, vai considerar todo o seu caso de forma particular.
- Ao finalizar o procedimento, o paciente precisa de uma proteção na cabeça: MENTIRA!
Ao sair da clínica, o paciente não precisa proteger a cabeça. Também não é necessário utilizar curativos. Porém, é muito importante que o paciente tenha cuidados com à exposição solar. Os raios solares podem tanto piorar quanto prolongar a permanência da vermelhidão que acontece, normalmente, após ao procedimento. Vale ressaltar que este cuidado é só para a exposição direta, onde pode ocorrer bronzeamento. A exposição dentro do carro ou de casa, por exemplo, não apresenta problemas.
- O tabagismo pode comprometer as etapas do implante capilar: VERDADE!
A interferência do cigarro nas etapas do implante capilar está ligada à redução da circulação sanguínea para a pele, além de diminuir a transportação de oxigênio. Além disso, o fumo prejudica o crescimento dos fios. O indicado é parar de fumar com duas semanas de antecedência do procedimento – e mais duas após o transplante. Porém existem vários casos em que mesmo o paciente rebelde ao uso do fumo não acontece nada e todos os folículos vingam. De toda maneira é um grande incentivo para deixar de fumar, e voltar a aparentar mais jovem!
Para qualquer dúvida, entre em contato com um profissional qualificado no tema. É a forma mais segura de garantir um procedimento com sucesso!
Para mais informações busque o contato do Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar