Queda do cabelo

O que é queda de cabelo?

Cada um de nós tem entre 100.000 e 150.000 cabelos, que nascem em nossas cabeças a partir de folículos capilares. Todos nós perdemos cabelos, e é normal perder uma média de 50 a 100 cabelos por dia, e também é normal notar que em certas épocas do ano a perda de cabelos é mais freqüente, como durante as mudanças sazonais. Entretanto, quando a queda de cabelo se torna excessiva, há várias soluções que nos permitem remediar a queda. Esta queda de cabelo pode ser gradual ou repentina; chamamos de alopecia, pois indica tanto a queda generalizada do cabelo quanto a formação de manchas mais carecas na cabeça.

Quais são as causas da queda de cabelo?

Queda de cabelo

A alopecia ocorre tanto em homens quanto em mulheres por uma variedade de razões, as seguintes são as diferentes causas que podem influenciá-la:

  • Fator genético: tanto homens quanto mulheres podem experimentar a queda de cabelo hereditária, isto é especialmente claro nos homens, para quem de fato a genética é o principal motivo da queda de cabelo. Sua transmissão pode saltar uma ou até duas gerações.
  • Mudanças hormonais: especialmente para as mulheres, esta queda de cabelo pode se desenvolver como resultado de mudanças hormonais devidas à gravidez (durante a gestação ou após o parto) ou à menopausa. Medicamentos hormonais, como pílulas anticoncepcionais ou alguns antidepressivos, também podem causar calvície.
  • Transtornos emocionais: traumas psicológicos ou emocionais e estresse muitas vezes promovem a queda de cabelo.
  • Dieta: os maus hábitos alimentares e a falta de ferro promovem a queda de cabelo.
  • Alopecia de tração: a queda de cabelo é causada pelo hábito de usar hairdos com cauda, tranças, faixas de cabeça ou turbantes que são muito apertados.
  • Doenças e medicamentos: várias doenças e tratamentos medicamentosos causam queda de cabelo (doenças infecciosas, doenças auto-imunes, tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, etc.).

Quais tratamentos estão disponíveis para a queda do cabelo?

Tratamentos para queda de cabelo

A medicina oferece tratamentos com resultados naturais e eficazes:

Transplante FUE / FUT

A técnica mais conhecida para combater a alopecia é o transplante capilar. O princípio consiste em implantar o cabelo de uma área doadora para uma área receptora. Há duas técnicas principais:

FUE (Extração de Unidade Folicular): este método consiste em extrair os enxertos como uma unidade. As unidades são extraídas uma a uma e enxertadas para a área receptora.

FUT (Unidade Folicular de Transplante): é uma técnica de microtransplante folicular na qual os enxertos são obtidos através da extração de uma faixa de pele contendo folículos capilares do couro cabeludo, que são então enxertados nas áreas calvas do crânio.

Ambas as técnicas são realizadas em regime ambulatorial e sob anestesia local. Primeiro, o especialista executa pequenas injeções no couro cabeludo do paciente. Em uma segunda etapa, os folículos são colhidos da área doadora (usando a técnica FUE ou FUT) e, finalmente, é realizada a fase de reimplantação.

Após a operação, o cabelo voltará a crescer gradualmente, especialmente a partir do terceiro mês. Após cerca de 18 meses, o recrescimento completo dos cabelos será perceptível. É importante seguir as instruções do especialista e prestar atenção especial, especialmente durante os três dias imediatamente após a operação.

Duração da operação: 3 a 4 horas (a duração da operação depende do grau de calvície do paciente).

PRP

Esta é a abreviação de Platelet Rich Plasma e é um método não-invasivo. O PRP é obtido do sangue do paciente após a centrifugação para isolar plaquetas e fatores de crescimento. O objetivo de injetar PRP no couro cabeludo é estimular o crescimento e fortalecer o cabelo, ajudando a prevenir a queda do cabelo. As injeções são realizadas sob anestesia local e pelo menos 4 sessões com intervalos de 2 semanas entre elas são necessárias para obter os melhores resultados.

Duração do procedimento: cerca de 30 minutos

Bibliografia

Mayo Clinic. 2020. Hair Loss - Symptoms And Causes. [online] Available at: [Accessed 9 October 2020].

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."