Cada um de nós tem entre 100.000 e 150.000 cabelos, que nascem em nossas cabeças a partir de folículos capilares. Todos nós perdemos cabelos, e é normal perder uma média de 50 a 100 cabelos por dia, e também é normal notar que em certas épocas do ano a perda de cabelos é mais freqüente, como durante as mudanças sazonais. Entretanto, quando a queda de cabelo se torna excessiva, há várias soluções que nos permitem remediar a queda. Esta queda de cabelo pode ser gradual ou repentina; chamamos de alopecia, pois indica tanto a queda generalizada do cabelo quanto a formação de manchas mais carecas na cabeça.
A alopecia ocorre tanto em homens quanto em mulheres por uma variedade de razões, as seguintes são as diferentes causas que podem influenciá-la:
A medicina oferece tratamentos com resultados naturais e eficazes:
A técnica mais conhecida para combater a alopecia é o transplante capilar. O princípio consiste em implantar o cabelo de uma área doadora para uma área receptora. Há duas técnicas principais:
FUE (Extração de Unidade Folicular): este método consiste em extrair os enxertos como uma unidade. As unidades são extraídas uma a uma e enxertadas para a área receptora.
FUT (Unidade Folicular de Transplante): é uma técnica de microtransplante folicular na qual os enxertos são obtidos através da extração de uma faixa de pele contendo folículos capilares do couro cabeludo, que são então enxertados nas áreas calvas do crânio.
Ambas as técnicas são realizadas em regime ambulatorial e sob anestesia local. Primeiro, o especialista executa pequenas injeções no couro cabeludo do paciente. Em uma segunda etapa, os folículos são colhidos da área doadora (usando a técnica FUE ou FUT) e, finalmente, é realizada a fase de reimplantação.
Após a operação, o cabelo voltará a crescer gradualmente, especialmente a partir do terceiro mês. Após cerca de 18 meses, o recrescimento completo dos cabelos será perceptível. É importante seguir as instruções do especialista e prestar atenção especial, especialmente durante os três dias imediatamente após a operação.
Duração da operação: 3 a 4 horas (a duração da operação depende do grau de calvície do paciente).
PRP
Esta é a abreviação de Platelet Rich Plasma e é um método não-invasivo. O PRP é obtido do sangue do paciente após a centrifugação para isolar plaquetas e fatores de crescimento. O objetivo de injetar PRP no couro cabeludo é estimular o crescimento e fortalecer o cabelo, ajudando a prevenir a queda do cabelo. As injeções são realizadas sob anestesia local e pelo menos 4 sessões com intervalos de 2 semanas entre elas são necessárias para obter os melhores resultados.
Duração do procedimento: cerca de 30 minutos
Mesoterapia
A mesoterapia é eficaz não apenas para superar a pele casca de laranja, mas também para espessar o cabelo. Na verdade, este tratamento visa fortalecer o couro cabeludo através de injeções de substâncias estimulantes e nutritivas, atuando sobre o cabelo da mesma forma que atua no combate a problemas como celulite, estrias e gordura localizada. O procedimento envolve o uso de mini agulhas para administrar pequenas doses de drogas destinadas a reativar a vasculatura atrofiada do folículo piloso e fornecer os nutrientes necessários. O tratamento é realizado por um mínimo de 4 a 5 semanas com injeções semanais e depois a cada 2 a 3 meses para manutenção (dependendo do problema e da resposta do paciente, o número e a freqüência das sessões podem variar). É, portanto, um tratamento indolor que estimula o desenvolvimento do cabelo pré-existente e o fortalece.
Duração do procedimento: aproximadamente 30 minutos
Tratamento LED
A terapia com luz é uma solução simples, indolor e não invasiva para combater a calvície e é freqüentemente usada como complemento à mesoterapia. O tratamento LED envolve o uso de luz emitida por diodos de alta potência que alternam entre luzes frias e quentes para produzir uma reação bioquímica. A luz LED tem uma ação foto moduladora que ativa o metabolismo celular, aumenta a oxigenação dos tecidos e estimula as células fibroblásticas. Várias sessões são necessárias para ver os resultados e, uma vez concluído o primeiro ciclo, algumas sessões de manutenção são necessárias.
Duração do procedimento: aproximadamente 30 minutos
Tratamentos farmacológicos
Há dois tratamentos principais envolvendo o uso de drogas e loções para combater a queda de cabelo, que devem ser sempre prescritos ou recomendados por um dermatologista para que as indicações corretas sejam seguidas.
Minoxidil: este vem na forma de loção, aplicada duas vezes ao dia massageando o couro cabeludo, ajuda a melhorar a microcirculação do sangue nos folículos capilares. O minoxidil promove o crescimento do cabelo se a queda for temporária, mas se a causa for hormonal ou genética, não será eficaz. Com este tratamento, o cabelo fica mais grosso, mais forte e a queda de cabelo é reduzida.
Finasterida: este é considerado o tratamento mais eficaz para a alopecia hormonal e genética. É administrado em forma de comprimidos e deve ser tomado diariamente. Sua ação age sobre a chamada testosterona "inativa", transformando-a em DHT ("ativa"), responsável pela queda de cabelo.
Todos os métodos acima podem ser combinados uns com os outros para obter resultados ainda melhores, por exemplo:
Mayo Clinic. 2020. Hair Loss - Symptoms And Causes. [online] Available at: [Accessed 9 October 2020].