Maior cuidado masculino aumenta a busca por transplante capilar
A cada dia que passa fica ainda mais no passado o pensamento de que a busca por procedimentos estéticos é algo somente do universo feminino. Homens têm se preocupado mais com a aparência, com o bem-estar e deixado de lado velhos tabus. Prova disso é o aumento pela procura de transplantes capilares, como destaca o Dr. Harley Cavalcante nesta entrevista para o Cirurgia.net.
O profissional viu crescer a busca pelo procedimento em sua clínica nos últimos anos e atribuiu o fato a três questões principais:
- a melhora de informação sobre o procedimento e a desmistificação da cirurgia de implante capilar
- o maior cuidado do público masculino em cuidar da saúde e melhorar a aparência e a autoestima
- a evolução tecnológica e de planejamento cirúrgico nos pacientes com calvície
O Dr. Harley Cavalcante explica que os homens são os que mais buscam o transplante capilar. Isso por ser o público que mais sofre com a calvície androgenética, que é aquela provocada pela herança genética familiar.
No entanto, o aumento da procura pelo transplante capilar também é consequência de mulheres que desejam se livrar de problemas de calvície localizada. O profissional salienta em que em ambos os casos o paciente passa por uma avaliação:
Um exame clínico rigoroso deve ser efetuado, pois a calvície em alguns casos pode ser causada por doenças do couro cabeludo. Desse modo, há a necessidade de se realizar um tratamento antes de se programar uma cirurgia.
As técnicas utilizadas para o transplante capilar
Ao contrário do que alguns pensam, o transplante capilar pode ser realizado por meio de diferentes procedimentos. O primeiro destacado pelo Dr. Harley Cavalcante é transplante de unidade folicular, conhecido como FUT (sigla da técnica em inglês) e de uso mais frequente.
Trata-se de um procedimento pelo qual se retira uma faixa de pele da região posterior do couro cabeludo, zona onde os pelos são mais resistentes à queda. Em seguida, cada unidade folicular é separada individualmente por meio de microscópios e tratada para o implante que será realizado em pequeníssimos orifícios previamente confeccionados.
O profissional destaca também a técnica de transplante capilar por extração de unidade folicular (FUE em inglês), através da qual se retira a unidade folicular individualmente por meio de micropunchs para posterior reimplante.
Ainda há o procedimento misto, que utiliza as duas técnicas em conjunto quando se deseja fazer megassessões, como explica o Dr. Harley Cavalcante, que faz uso das três técnicas e ainda conta com auxílio de profissionais treinados por equipes norte-americanas.
Os procedimentos mais longos podem durar até 5 horas (dependendo do grau da calvície). Geralmente o transplante capilar é realizado com anestesia local e uma sedação leve a moderada. Além disso, as técnicas também podem ser usadas para implante de barba ou de sobrancelhas.
Como é o pós-operatório?
Segundo o doutor, o pós-operatório do transplante capilar é tranquilo. O paciente pode sentir dor na área de retirada da faixa de couro cabeludo (zona doadora) nos primeiros dias. Ele explica que se deve evitar banho de chuveiro por uma semana, embora a área operada possa ser molhada entre 24 a 48 horas com o auxílio de uma caneca, como sugere.
Conforme o Dr. Harley Cavalcante, o uso de bonés ou chapéu (abas largas), assim como o banho de chuveiro, está liberado em uma semana. É importante ainda evitar esforços físicos nos primeiros dias e exposição solar por 3 a 4 meses.
O retorno ao trabalho é rápido e, se o paciente tiver o mínimo de disciplina, obterá resultados muito bons e terá grande satisfação final.
Em quanto tempo aparecem os resultados?
O resultado final do crescimento de cabelo na região em que ocorre o transplante capilar leva cerca de um ano. Conforme explica o doutor, por volta de 3 a 4 semanas após o procedimento ocorre uma queda de parte externa do cabelo transplantado. No entanto, todavia a raiz permanece (como se fosse uma muda de um galho de árvore).
Às vezes o paciente fica tenso quando isso acontece, mas é normal. É a partir da raiz, o bulbo piloso, que crescerá o pelo definitivo.
Os resultados são definitivos?
O Dr. Harley Cavalcante explica que de um modo geral os cabelos implantados são extremamente resistentes à queda. Não obstante, ele afirma que para isso tem que haver uma manutenção no pós-cirúrgico, quando se usa medicações como a Finasterida 1 mg, a luz polarizada e a terapia tópica .
A importância de se buscar profissionais especializados
Assim como ocorre com outro tipo de procedimento cirúrgico, é preciso que a pessoa se certifique e busque por profissionais especializados. O Dr. Harley Cavalcante afirma que o transplante capilar é uma técnica que demanda uma equipe multiprofissional capacitada e treinada. O procedimento envolve cirurgião plástico, dermatologista, técnicos de enfermagem (implante) e fisioterapia dermato-funcional.