Tudo o que você precisa saber sobre o lifting de pescoço

Tudo o que você precisa saber sobre o lifting de pescoço
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 30 mar 2017 · Atualização: 1 mar 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

O pescoço é uma das zonas mais afetadas pelo passar dos anos, o que faz com que o problema se torne bastante evidente. O surgimento da flacidez, de rugas, assim como o acúmulo de gordura na região conhecida como papada, contribuem significativamente para aumentar a aparência de envelhecimento da pessoa.

Porém, é preciso destacar que os tratamentos para a região contaram com grande incremento nos últimos anos. Entre os mais atuais se pode mencionar o lifting de pescoço, conhecido também como a cervicoplastia.

A cervicoplastia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo rejuvenescer a região do pescoço por meio da retirada dos excessos de gordura e de pele, além de fortalecer a musculatura e acabar com a flacidez.

O que é a papada?

A papada se forma pelo acúmulo de gordura subcutânea debaixo da zona do queixo. Se trata de algo comum em pessoas que se encontram acima do peso. Além disso, conforme vamos envelhecendo, é normal que também comecem a aparecer os sinais de flacidez subcutânea.

Porém, hoje em dia existem muitos tratamentos focados em eliminar a papada, sendo a maioria deles por meio de cirurgia plástica. Apesar disso, a cervicoplastia é o procedimento que oferece resultados mais duradouros, principalmente quando o paciente segue os conselhos médicos.

Profissionais explicam que dificilmente a gordura volta a se concentrar na região após a cervicoplastia, a menos que a pessoa passe por uma mudança brusca de peso.

Em que consiste o lifting de pescoço?

Para realizar a cervicoplastia, o cirurgião responsável realiza uma incisão debaixo do queixo, pela qual faz a aspiração da gordura através do uso de uma fina cânula. O procedimento, conhecido como lipoaspiração de pescoço, permite eliminar a papada e a gordura acumulada na região. Além disso, permite acabar com excesso de pele.

O cirurgião ainda realiza o estiramento do músculo, o que propicia uma aparência bonita, firme e tonificada. Em alguns casos, o resultado ainda pode ser potencializado com o uso de ultrassom.

A operação dura geralmente entre 1 e 3 horas, sendo que tudo depende da quantidade de gordura localizada na região, assim como se há excesso de pele flácida no pescoço, a qual necessita ser esticada. Para isso, o cirurgião faz uso de anestesia geral, o que faz com que na maioria dos casos o paciente necessite passar a noite na clínica.

pescoco2.jpg
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Fernando Campos Batista
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais

Quem pode se submeter à cervicoplastia?

A cervicoplastia está indicada para casos de gordura localizada no pescoço, ou seja, para as pessoas que se encontrem com papada e acúmulo adiposo abaixo do queixo. Também é uma opção para quem quer se ver livre da flacidez e do excesso de pele, produzidos pelo passar dos anos. Também para pessoas que passaram por uma perda de peso repentina, como pacientes de cirurgia bariátrica, por exemplo.

Quais são as vantagens do lifting de pescoço?

A principal vantagem da cirurgia plástica é, obviamente, a melhora da aparência do pescoço, o qual voltará a apresentar um aspecto rejuvenescido, liso, firme e sem rugas. Além disso, a cervicoplastia tende a aumentar a autoestima do paciente, pois dá fim à antiestética papada.

Ademais disso, a cervicoplastia ainda consegue eliminar a flacidez da pele na região, muito associada à idade, como também às mudanças corporais produzidas por situações de perda de peso.

Quais são os riscos do lifting de pescoço?

É normal o surgimento de hematomas na região da cirurgia plástica nos primeiros dias, os quais podem se estender por mais de 1 semana. Do mesmo modo, também está dentro da normalidade que o pescoço apresente um inchaço no início.

Porém, pelo fato de ser um procedimento invasivo, a cirurgia possui alguns aspectos secundários que podem ir mais além dos incômodos mais comuns. Entre eles, vale a pena destacar a possibilidade de risco de infecção, má cicatrização, e sangramento. No pior dos casos, podem ocorrer danos aos nervos, apesar de que, ao ser escolhido um profissional qualificado e experiente, isso se torna algo raro.

Quais são os cuidados necessários no pós-operatório?

Normalmente o cirurgião recomenda um repouso que varia entre 10 a 15 dias, que se trata do tempo necessário para que a pele do pescoço se posicione de maneira correta e esperada. Depois disso, existe a possibilidade de que a pessoa necessite usar uma faixa na região por um período determinado pelo cirurgião. Já a retirada dos pontos costuma ocorrer entre 7 e 12 dias depois do procedimento.

Além disso, é preciso que a pessoa evite os movimentos bruscos de pescoço, esforço físico e a exposição ao sol nos primeiros meses. Em relação ao sol, é recomendado o uso de protetores que diminuam o efeito da exposição.

pescoco3.jpg

É possível combinar o lifting de pescoço com outros tratamentos?

A cervicoplastia é uma cirurgia plástica que pode ser realizada de maneira individual ou ainda junto com outros procedimentos, como o lifting facial, a rinoplastia, ou a lipoaspiração de papada.

Existem contraindicações?

Assim como ocorre com outra operação, a cervicoplastia está proibida para casos de mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação. Tampouco é recomendada para pessoas com problemas de coagulação, ou que enfrentem problemas cardiovasculares ou de diabetes, por exemplo.

O que é preciso ter em conta na hora de se fazer uma cervicoplastia?

O primeiro ponto é entrar em contato com um cirurgião especializado para que seja feita uma avaliação do caso. O profissional é quem aconselha sobre qual é procedimento mais indicado a se seguir.

É o cirurgião plástico também quem decide se existe unicamente a necessidade da retirada da gordura (por meio da lipoaspiração), ou se ainda há que realizar o estiramento da pele através do lifting de pescoço.

Em alguns casos, pode ser se que haja a possibilidade de a cervicoplastia ser realizada de maneira combinada com outra cirurgia, como o lifting facial, fazendo com o que a pele fique mais forte, firme, lisa e rejuvenescida.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.