As perguntas mais frequentes sobre o lifting facial

As perguntas mais frequentes sobre o lifting facial
3 sedes em Distrito Federal, Goiás, São Paulo...
Dr. Alexandre Nunes (CRM-SP 86508 / RQE 56599) é um experiente cirurgião plástico com vasto conhecimento em procedimentos estéticos e reparadores.
Criação: 11 mai 2022 · Atualização: 13 mai 2022

Sou o Dr. Alexandre Nunes, ou cirurgião plástico e conto com 25 anos de experiência no ramo da cirurgia estética. Eu me formei há 22 anos, mas se considerar o tempo da residência que a gente já começa fazendo plástica, são 25 anos. Eu, até considero uma coisa engraçada na minha vida que atualmente estou em Brasília, mas estive em Santos, e essa mudança de uma cidade para outra, a minha infância foi mudando de cidade para outra devido meu pai ter sido bancário. 

A gente sempre consegue tirar bons proveitos dessa vida de nômade, e eu estou gostando muito da cidade de Brasília, é próxima de Goiânia, onde tenho uma Clínica e em Goiânia mora a minha família. Quer saber o que aprendi com tanta mudança? Eu aprendi a tolerar mais as diferenças das pessoas, as diferentes culturas, fiquei com uma visão mais universal do que regional.

Você poderia nos falar sobre a sua posição na Clínica, assim como alguns fatos importantes na sua carreira profissional?

Aqui na Clínica (Plástica e Laser), eu gosto muito da tecnologia, eu tenho o laser fracionado para tratar rugas e complementar tratamentos faciais, ele também trata estrias, serve para cortar subistituindo o bisturi, evapora tumores benignos de pele sem lesar o tecido circunvizinh. Outra tecnologia que eu também tenho na Clínica é a tecnologia da Lipo Ultrassônica do Vaser, que é um aparelho que derrete a gordura, que torna ela amolecida, facilitando a retirada com a cânula. Essa tecnologia, trás o benefício de ter menos trauma, menos sangramento e maior retração da pele. Ela também serve pra fazer lipo de papada, de braço flácido, o interno de coxa e tratamento de celulite.

Agora vamos falar sobre o tema da entrevista, as perguntas mais frequentes sobre o Lifting facial. 

1: Quais os tipos de Lifting Facial?

O Lifting facial, também é conhecido como Ritidoplastia, ou cirurgia da face, alguns falam com o nome da cirurgia da papada e pescoço ou elevação da face. Na verdade, Lifting facial é reposicionar os tecidos para uma posição que trate o envelhecimento.

Podemos dividir o rosto em 3 partes: o Lifting do terço superior, que trata a área da sobrancelha e olhos, o Lifting do terço médio, que trata olheira, região da bochecha, e um pouco da região de acumulo de pele que a gente chama de Bulldog, que é o contorno da mandíbula, e o terço inferior que é o da mandíbula, papada e pescoço.

Lifting facial

Eu explico isso, porque podemos fazer mini lifting, que é o lifting sem fazer todos os segmentos juntos, mas se for contratada toda a face da calda da sobrancelha até o pescoço, nós gostamos de chamar de ¨lifting completo¨ ou ¨Ritidoplastia¨.

Podemos também fazer a cirurgia fechada, sem cortar a pele, sem necessitar dos cortes por traz da orelha, essa técnica evoluiu com o uso da câmera na ponta de um instrumento, ela se chama vídeo cirurgia, que entra pelo couro cabeludo, descola os tecidos e suspendem os tecidos da face contra a gravidade, outra técnica que foi uma em que eu desenvolvi, aproveitando os conhecimentos do vídeo cirurgia é o ¨Closet Lifting¨, que é tratar da mesma maneira com vídeo sem usar o vídeo, portanto a cicatriz só fica no couro cabelo. Eu associo em alguns casos o Laser, para tratar a flacidez principalmente das pálpebras. O laser é muito bom para tratar rugas, tirar pequenos tumores de pele, e para clarear a pele, deixando uma pele mais sedosa.

É importante lembrar que com o envelhecimento da face, perdemos volume dos tecidos, e essa reposição de volume podem ser feitas com o enxerto de gordura.

Quanto ao tratamento do pescoço, gosto de associar tecnologia do Ultrassom ablativo de gordura, o Vaser. Ao ser passado passado dentro da camada de gordura, ele firma o pescoço além de descolar esta região, desta maneira eu consigo tratar o pescoço sem necessariamente cortar pela orelha com aquela cicatriz típica da ritidoplastia. Essa cirurgia vai de encontro com muitas pacientes que não querem ter o estigma de uma cirurgia de face, ou se sentem jovens para querer uma cirurgia completa com cortes, e o bom dessa cirurgia é que ela dura muito mais que qualquer procedimento com aparelhos e preenchimentos como ácido hialurônico, harmonização facial (o nome que se popularizou).

2:  Quando é indicado realizar Lifting facial?

O Lifting Facial é indicado de ser realizado quando a paciente sente a face flácida, ela se olha no espelho e ela percebe que os tecidos estão caídos.

A indicação está no desejo da paciente querer melhorar em algum dos seguimentos da face, como olheira, pálpebra caída, ou outros segmentos que podem estar associados, sobrancelha caída, excesso de pele na pálpebra, bolsas de gordura na pálpebra e olheira. Todos essas alterações palpebrais podem ser resolvidos com a cirurgia de blefaroplastia (retirada de excesso de pele e bolsas de gordura da pálpebra), mas na clínica prefiro tratar a pálpebra sem cortes. Usando a ablação do laser fracionado de CO2.

Entenda o que é a clássica Blefaroplastia, onde se corta o excesso de pele da pálpebra e trata as bolsas de gordura pela ressecção de pele da pálpebra superior e inferior.

Todo paciente que se sente com a necessidade de levantar mais as maçãs do rosto, e de melhorar a região conhecida como Bulldog, conhecido em inglês como Jowline, querem um contorno melhor da mandíbula.

Se pode oferecer os procedimentos de preenchimento que não são tão agressivos, o efeito imediato e fácil encanta, mas já explico para os pacientes, um preenchimento dura de 1 ano e meio há 2 anos, enquanto que a cirurgia dura 8 a 10 anos.

Entre os preenchedores, eu prefiro o enxerto de gordura, enxerto de gordura e peeling a laser dão um efeito maravilhoso, para pacientes entre 40 e 55 anos eu consigo segurar a cirurgia completa. Como a maioria deseja elevar a sobrancelha e começaram a ter queda das bochechas, eu indico o mini-lifting

Outra indicação de face lifting é aquele pescoço com intensa flacidez e com aquelas linhas verticais, que tanto incomoda a paciente, que é formada pelo músculo platisma, que está frouxo, já para essa técnica a melhor maneira é fazer uma tração são puxando pele, e esses tecidos cortando o excesso de tecido jogando para traz da orelha a cicatriz, ela começa na altura da costeleta, vai por traz da área da orelha de uma maneira muito discreta, podendo fazer penteados, sem medo de expor cabelos presos.

Lifting facial

O homem também é um bom candidato por tudo que está sendo falado nesse procedimento pois, ele também procura a cirurgia da face, mas a mulher com todas as alterações hormonais e alterações de peso tem um rosto mais comprometido com o envelhecimento. Normalmente o homem vem com menos flacidez. Um grupo de homens que procura bastante essa cirurgia é quando eles se incomodam com as olheiras, papada em excesso e os que têm pouco queixo. O Lifting facial está bem indicado para estes.

O Lifting facial é feito em sala cirúrgica, pode ser feito com paciente levemente sedado, e se desejar ele pode estar muito bem sedado nas mãos de um anestesista. Pedidos prévios e exames cardiológicos são solicitados para garantir o bom estado geral do paciente.

A cirurgia permite que o paciente tenha alta no mesmo dia, e mais frequentemente no dia seguinte, a fim de ficar sob os cuidados da enfermagem, e ficar sob observação para acompanhar o inchaço, dreno, que tem que estar funcionando de maneira adequada.

O pós operatório de um Lifting quando mexe na região cervical é muito vantajoso, visto que um pescoço esticado mesmo que com edema, ele tem um aspecto de jovem, pois o próprio edema deixa a pele bem esticada, portanto essa área não denuncia a cirurgia. Já a área dos olhos que demora um pouco mais para sair o inchaço, faz com que o paciente se sinta melhor ficar em resguardo, afim de esperar que este processo diminua o inchaço, até mesmo por ocorrer equimoses (inchaços), em média, com 15 há 20 dias o paciente começa a se ver de uma maneira menos inchada.

Como a cirurgia é muito limitada a uma pequena área do rosto, a Ritidoplastia não torna o paciente fraco, pois não é como uma lipoaspiração, ou abdominoplastia que exige um repouso e situações que o corpo se sente mais exigido de um pós-operatório. Na face, pedimos para o paciente ficar em repouso, já que ele está se sentindo disposto, mas o repouso é indicado para que não fique baixando tanto a cabeça e não faça afazeres doméstico. Caso seja feito o processo de mini lifting facial essa recuperação é em media de 7 há 10 dias para voltar as suas atividades. Considere que cada paciente tem uma determinada anatomia, e que pode exigir um tempo maior ou menor que esse que estamos passando de maneira generalizada.

3: Aparecerão hematomas na face?

Essa resposta é muito relativa, muitas vezes um paciente que faz preenchimento fica mais roxo que um paciente que opera o rosto inteiro. Isso, porque ao operar uma face, entramos em planos mais profundos, que muitas vezes não destroem vasos ou são cauterizados e não ficam sangrando no pós-operatório. Os hematomas são acúmulos de sangue maiores, exigem mais cuidado, já os pequenos roxos são equimoses. As áreas mais comuns são em regiões perto da pálpebra, e na região do pescoço e colo, pois o liquido vão descendo pela gravidade, e acumula nas áreas mais baixas.

Outra região que também causa um inchaço é na área acima da sobrancelha, pois ao descolar atingem microvasinhos. A elevação da sobrancelha e pálpebra é bem eficaz, e transforma num olhar mais jovial e penetrante.

Por esse motivo, é aconselhado deixar um dreno no pós-operatório que normalmente é tirado de 3 há 5 dias, tanto para a região da fronte (na testa), como na região do pescoço.

4: Se perde a sensibilidade ao realizar o Lifting da face ou pescoço?

Uma cirurgia de face consiste em descolar tecidos, pode ocorrer de alguma inervação da pele ser cortada e haver uma perda de sensibilidade temporária. Esse fato também ocorre, quando há um nervo e um vaso juntos e ao cauterizar (estancar o sangramento) deste vaso sangrante, o nervo fica sensibilizado, este processo da perda de sensibilidade pode ser uma neuropraxia, o que seria isso, é um processo de trauma temporário do nervo, e ele vai voltando progressivamente o retorno dessa sensibilidade. No couro cabeludo é mais comum, depois que faz uma incisão no couro cabeludo, uma região ficar insensível, essa perda de sensibilidade não afeta nenhuma queda de cabelo e essa insensibilidade pode durar de 1 até 6 meses.

5: Vai mudar o formato do rosto?

A grande preocupação de qualquer paciente é se sentir diferente de uma maneira negativa, ou seja, ficar com uma face com estigma de operada, ficar com uma face onde todo mundo fique olhando achando que está muito diferente e quase não identificando a pessoa. Eu considero que essa preocupação deixou de existir a partir do momento que as técnicas atuais de cirurgia plástica surgiram. É muito seguro fazer uma cirurgia de face, afim de deixar um contorno mais harmonioso

Como eu faço laser de rotina, considero que na Ritidoplastia eu tenho que tratar as rugas e flacidez palpebral, o código de barras do lábio, que são os riscos horizontais que formam as rugas do lábio superior. Todo o reposicionamento do tecido para o seu lugar, tem que trazer um aspecto natural, eu costumo dizer para a paciente que ela fez um ¨Photo Shop¨ definitivo, ou seja, não vai precisar usar filtros do celular, porque se consegue melhorar áreas importantes como flacidez, olheira, sulco do lado do nariz e do canto da boca, fiz a marca do blush que seria a área mais vincada depois das maçãs do rosto e permiti um pescoço com contorno mais marcado em que mesmo abaixando o pescoço pro chão, a pele continua em uma posição muito adequada, sendo que no passado, baixar o pescoço havia um acumulo de todos os tecidos.

Portanto a cirurgia tem que trazer uma face mais jovial, mais descansada e trazer o embelezamento. Não podemos esquecer que as pessoas se falam olhando para olhos, nariz e boca, e a cirurgia da face é pensada nesses pontos principais, além do contorno. O que pode ocorrer de melhoria na face é transformar um rosto, que envelhecido tem uma tendência de ter um formato mais quadrado ou arredondado e com a cirurgia , a forma se torna mais jovial em formato mais losango ou triangular, este formato triangular é aquele que as maçãs do rosto projetam mais que a região da mandíbula, ou seja, um formato mais largo e projetado as maçãs (no malar) e mais estreito nas mandíbulas, lembra um triângulo com a base pra cima e a ponta do triangulo apontada na posição para baixo da mandíbula-queixo. Portanto mudar o formato do rosto nesse sentido, é mudar para um formato mais jovial. Não significa que vamos fazer rostos triangulares ou em losango, mais naturalmente as pessoas envelhecem e acumulam tecidos na parte de baixo ao levantar o rosto aparenta mais jovial nesse formato.

6: Existem riscos em função da idade?

Os riscos vão ser muito reduzidos com uma paciente em bom estado de saúde, portanto posso estar diante de uma pessoa jovem, mas com problemas cardíacos, e isso pode comprometer uma cirurgia ao ponto de não ser indicada, já eu posso pegar uma paciente com 70 ou 80 anos, com uma excelente saúde, que não toma medicamentos, que pratica atividade física, que tenha boas indicações de um risco cirúrgico muito pequeno de complicação. Portanto, cada paciente deve ser analisado individualmente, não é nem pela idade, mas sim pela sua qualidade de vida, cuidados com a saúde, cuidados com a alimentação, ou seja, os seus hábitos de vida adequados, sem tabagismo, sem excessos de bebida, sem uso de drogas ilícitas, fazem com que a cirurgia seja mais segura e com boa cicatrização.

Cirurgia facial

Isso significa que uma paciente diabética, ou hipertensa, ou com problema na tireoide não possa operar? Podem operar, desde que estejam muito bem controladas e bem acompanhadas pelo seu médico especialista, tomando adequadamente os remédios, e não deixando os níveis de açúcar e hormônios estarem alterados.

Sempre é solicitado uma avaliação do cardiologista. Este é um dos focos mais importante do pré operatório de uma cirurgia, ou seja, estar com o coração bom, com o adequado batimento cardíaco, pressão arterial adequada, sem as arritmias. A coleta dos exames e a resposta dos questionários que são entregues pelo médico e as perguntas feitas dos antecedentes patológicos do paciente em consultas são muito importantes. Aqui na Clínica possuímos a enfermeira para repassar todos os questionários de qualidade de vida, de saúde e alergia aos medicamentos.

Essa repetição de cuidados faz uma soma de uma equipe orquestrando para que tudo de certo. Ela passa pelo médico cirurgião plástico, pela equipe de enfermagem, pelo cardiologista, pelo anestesista, que todos estarão cuidando de cada seguimento que merece mais atenção.

  • Uma cirurgia de face pode durar pouco tempo como só realizar as cirurgias da pálpebra, que dura em média uma hora a uma hora e trinta minutos de cirurgia.
  • Uma cirurgia de elevação da sobrancelha dura em média uma hora.
  • Uma cirurgia do closet lifting (elevar a face sem corte aparente) dura três horas.
  • Um procedimento de enxerto de gordura na face pode durar duas horas.
  • Uma Ritidoplastia com um mini lifting pode durar de três a quatro horas. Em média uma cirurgia de Ritidoplastia pode durar de cinco a oito horas, isso varia de acordo com o excesso de tecido e comprometimento facial.

Observação: muitas vezes a cirurgia da face também é complementada com uma prótese no mento ou a elevação da ponta nasal.

7: Qual tipo de anestesia usada?

Normalmente para o mini lifting pode ser feito anestesia local e uma sedação.

O que é isso?

Na sedação o médico faz a paciente dormir com medicamentos injetados na veia, mas não precisa ser entubada, o médico faz anestesia local associado à sedação. Já para uma cirurgia muito longa, para melhor controle da respiração ao se fazer o lifting facial, é preferível fazer uma anestesia geral para que a paciente mantenha um grau de controle da respiração e dos batimentos cardíacos muitos adequados, e o médico da mesma maneira vai fazer uma anestesia local, para melhorar a anestesia sem dor.

8: Existe tratamento de Lifting facial sem cirurgia?

Existem tratamentos que trazem benefícios para face que podem segurar muitas vezes uma cirurgia, normalmente são aparelhos de alta tecnologia que transferem calor para os tecidos profundos, os preenchedores e a toxina botulínica. Os preenchedores que fazem estímulo de colágeno, vem demonstrando que causam uma certa fibrose interna dentro dos tecidos, muitos recursos que se apresentam hoje como eficazes, podem geram alto custo se for pensar que não duram por tanto tempo.

Existe um certo período que esses produtos não vão conseguir fazer o efeito desejado e essas pacientes procuram a cirurgia, o que nós estamos muito surpresos é que muitas vezes a fibrose causada por esses produtos prejudica muito o descolamento durante a cirurgia, internamente há a formação de um tipo de fibrose ruim

Eu aconselho que os pacientes que queriam fazer um procedimento tirem suas dúvidas com um especialista treinado e capaz de fazer procedimentos estéticos e cirurgia. O Cirurgião Plástico se sente muito a vontade em oferecer do mais simples ao mais complexo pois queremos atender a todos os tipos de pacientes, a que quer segurar a cirurgia e aquela que prefere operar pensando a longo prazo em investir em algo mais duradouro com resultado natural.

Nós podemos ponderar e comparar os diferentes recursos do mercado, considerar que muitos aparelhos e tratamentos vão exigir muitas sessões enquanto que uma cirurgia bem feita como o mini lifting pode resolver de uma maneira muita mais duradoura.

8: Como se decide que um paciente necessita de uma Lifting facial?

O paciente pode ter uma queixa específica e aquele segmento é tratado separadamente: teró superior, ou terço médio como olheiras e sulco nasogeniano ou no terço inferior como as papadas, ou todos os segmentos simultâneos ou uma combinação de áreas. Portanto, a decisão depende da queixa do paciente se ele quer tratar o pescoço, por exemplo, visto que tem flacidez, ele pode decidir por um Lifting facial independentemente da idade. Uma lipo de papada pode tratar muito bem um excesso de gordura, porém uma lipo de papada numa pele flácida e com muita banda platismal não adianta fazer uma lipo isolada, é necessário reestruturar os tecidos internos e retirar o excesso de pele por exemplo.

9: Quais são as recomendações Doutor?

As recomendações pré-operatórias são os mesmos exames indicados para fazer qualquer cirurgia de face. Nós podemos pedir exame de sangue, urina, eletrocardiograma, raio X de tórax, avaliação do cardiologista – Risco Cirúrgico. Outros exames que nós vamos pedir vai ser de acordo com as patologias que o paciente apresenta, por exemplo, quem tem problemas de diabetes ou tireóides, pedimos uma carta ao médico endocrinologista.

Nós indicamos sempre que o paciente tenha na véspera da cirurgia, uma noite bem dormida, que esteja descansado, se hidratando muito bem e evitar alimentos oxidantes como muito doce, o refrigerante e o tabagismo. No mais, só ficamos no aguardo do dia da cirurgia tão aguardada pelo paciente, e que tanto nos envolve em poder oferecer aquilo que nós mais temos de bom, que é usar da técnica da cirurgia plástica tão bem definida, o enxerto de gordura e a associação à tecnologia do laser que somadas, pode trazer de volta a melhora da autoestima da paciente.

Finalizamos a entrevista e aconselhamos sempre procurar um especialista para realizar seus tratamentos estéticos.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...