Lifting Cervicofacial

Lifting Cervicofacial
(0)
Rio de Janeiro
Oferece resultados estéticos e reparadores através de cirurgias plásticas e intervenções minimamente invasivas, sempre com foco na reconstrução da autoestima e do bem-estar do paciente.
Criação: 10 mai 2022 · Atualização: 13 mai 2022

O Eduardo Sucupira é um cirurgião plástico especialista em todos os tipos de procedimentos estéticos, mas hoje vamos entrevistá-lo sobre o Lifting Cervicofacial. Proprietário e diretor médico da Clínica Essendi sediada na Barra da Tijuca. Especialização sob a chefia do Prof. Ivo Pitanguy. Cirurgião plástico com foco em cirurgia facial e palpebral e Procedimentos minimamente invasivos. Mestre e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Programa de Ensino à Distância da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Agora vamos falar sobre o tema da entrevista: Lifting Cervicofacial

1. O que é um lifting cervicofacial?

O Envelhecimento é resultante da combinação de forças gravitacionais, frouxidão da pele devido à perda de elasticidade, diminuição da espessura dérmica e pele ptótica resultante da perda de apêndices dérmicos. O lifting facial ou ritidoplastia como o próprio nome sugere é um procedimento para eliminar parcialmente dobras, vincos e rugas (rítides) causadas pela gravidade e degeneração e, sobretudo para o reposicionamento das estruturas profundas deslocadas das suas posições originais.Complications include haematoma, skin ischaemia and necrosis, obvious scarring, sensory disturbances, motor nerve disturbances and ear lobe irregularities.

Lifting de papada

2. Quem pode fazer este procedimento?

O “facelift” é uma intervenção apropriada para todos aqueles incomodados com a perda das características do rosto, comprometimento da definição da linha mandibular, acentuada pelo deslocamento das estruturas musculares e gordurosas e também, da flacidez do pescoço, acentuação da aparência das bandas musculares com aspecto de “pescoço de peru” ou mesmo da papada tão incômoda. Pacientes bons candidatos a um mini lifting facial são aqueles que não têm muito excesso de pele ou flacidez do pescoço. E isso é realmente o que a incisão estendida permite que você faça, é remover o excesso de pele. Então, para pacientes mais jovens, digamos 40, 50 anos, eventualmente pode-se apenas manter a cicatriz ao redor da orelha e não estendê-la de volta para a linha do cabelo, ou seja, o mini lifting facial.

👉 Artigo relacionado aqui

3. Existe diferença entre minilifting e lifting cervicofacial? 

Um mini-facelift é uma cirurgia menos extensa do que um lifting facial completo tradicional, com cicatrizes menos extensas assim como a extensão do seu descolamento é mais tímida. Seu design mais econômico ajuda a aliviar os sinais de envelhecimento mais tímidos. O mini-lifting pode corrigir sinais comuns do envelhecimento porém possui limitação para correções mais amplas, especialmente quando a flacidez cutânea é mais contundente e ampla. Trocando em miúdos, o min-facelift é um facelift reduzido. Os benefícios do procedimento de mini-lifting incluem:⁃ Capacidade de corrigir sinais avançados de envelhecimento sem ter que passar por um lifting facial completo com cicatrizes mais extensas⁃ Tempo de procedimento inferior em comparação com um lifting facial completo⁃ Tempo de recuperação de aproximadamente 10-14 dias⁃ Incisões restritas. 

4. Como é realizada a cirurgia? 

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob efeito de anestesia local preferencialmente, na presença do anestesista. A cirurgia prevê o tratamento de todas as estruturas profundas. A cirurgia se inicia pelo pescoço com/sem lipoaspiração associada ao tratamento das estruturas profundas musculares como o platisma e digástricos além da gordura profunda do pescoço. Depois de tratado o pescoço, realiza-se o descolamento em plano profundo. A criação de dois grandes retalhos cervicofaciais que, após suspensão e recorte, produzem um aperto geral da pele e do envelope fascial da face e pescoço, resultando em estrutura anatômica restaurada. O tratamento da camada SMAS é importante e pode ser amplamente categorizado em 3 métodos. Eles são plicatura, elevação e imbricação e SMASectomia. A elevação e a plicatura do platisma podem ser realizadas simultaneamente para o pescoço. O lifting facial pode ajudar a anular alguns desses problemas gravitacionais e produzir profundas melhorias intrínsecas.

5. Quais os cuidados do pós-operatório? 

Os cuidados pós-operatórios preveem repouso relativo, utilização de uma faixa elástica compressiva por um período de 14 dias e ao deitar-se deve manter a cabeceira ligeiramente elevada a 30 graus. Além desses cuidados, a drenagem linfática é recomendada durante os primeiros 45 dias. Após essa recuperação imediata, basta que mantenhamos os cuidados com a pele e a manutenção ocasional com preenchedores faciais e toxina botulínica.

6. Em quanto tempo pode-se ver os resultados? 

Os resultados podem ser identificados em aproximadamente 30 dias. No entanto, após 90 dias o processo estará ainda mais evoluído com acomodação dos tecidos, resolução praticamente completa dos edemas e as cicatrizes mais suaves.

7. Doutor, que tipo de anestesia é realizada? 

A anestesia empregada no facelift depende em parte das características de cada paciente. Habitualmente realizamos com anestesia local e sedação. No entanto, determinados pacientes necessitam, em função de hábitos de vida ou mesmo de determinadas condições pessoais como o uso rotineiro de sedativos, de anestesia geral para a realização do facelift.

Cuidando da face

8. Quais são os riscos e desvantagens? 

Em relação a riscos, considero que devamos respeitar a condição dos pacientes para a opção mais adequada a cada um. Pacientes que já utilizam sedativos, anti-depressivos ou opióides devem ser submetidos à anestesia geral. Os demais pacientes que não apresentem essa condição podem ser submetidos à anestesia local com sedação. Os riscos são mínimos e limitados às condições de saúde individuais.

9. O lifting cervicofacial dura para sempre? 

Nada dura para sempre! No entanto, os efeitos do facelift são altamente duradouros e oferecem a restauração dos contornos da face e do pescoço que nenhum outro procedimento poderia ofertar.

10. Quando é possível voltar a rotina normal? 

A rotina inicial pode ser iniciada em 15 dias. A partir ide 3-4 semanas, as atividades são completamente retomadas.

11. Quais suas recomendações antes de realizar a cirurgia? 

Antes da cirurgia é importante que o paciente tenha consciência de todo o processo pós-operatório para que não coloque em risco os resultados da intervenção, ou seja que tenha um período mínimo de repouso para a sua recuperação. À parte dessa conscientização, deve-se evitar excessos alimentares, uso de álcool ou drogas.

12. O desconforto após o lifting cervicofacial dura muito tempo?

O desconforto é passageiro. A compreensão das discretas restrições no período pré-operatório são suficientes para que o paciente entenda que os incômodos serão breves. Não passam das primeiras semanas. A maioria atravessa esse período sem uso de qualquer analgésicos.

13. Em sua consulta, doutor, quais suas recomendações ao paciente? 

Basicamente compreendem o que até aqui foi esclarecido, mas sobretudo que, quando optamos pela realização de uma cirurgia como é o facelift, há necessidade de alguma resiliência quanto ao desconforto no período pós-operatório, especialmente nas primeiras 72h após a intervenção. É parte do sucesso da cirurgia!

14:.Após a cirurgia, existe a necessidade de combinar com algum outro tratamento facial? 

Com alguma frequência além da lipoenxertia centro-facial intra-operatória e de esfoliações físicas ou mesmo indução percutânea de colágeno agulhado, no pós-operatório recente ou tardio, há grande benefício para restauração de áreas específicas através do uso de preenchedores faciais para áreas específicas como os lábios. E posteriormente o uso de bioestimuladores faciais assim como outras ferramentas poderão prolongar os duradouros resultados do facelift.

Finalizamos a entrevista com o doutor Eduardo Sucupira e para conhecer mais sobre este tratamento facial, recomendamos que procure um especialista em sua região.

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Oswaldo Vallejo Perez
8 Opiniões
Campinas, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.