Tudo sobre postar suas fotos nas redes sociais
Para a maioria de nós, a mídia social é uma parte normal do nosso dia-a-dia, seja postando ativamente, rolando passivamente ou fazendo um pouco de ambos. E no mundo da estética médica, as mídias sociais adicionaram uma nova camada à experiência, tanto para médicos quanto para pacientes. Hoje em dia, a maioria das práticas, principalmente as cosméticas, estão nas redes sociais. É uma ótima maneira de interagir com os pacientes e destacar o que está sendo realizado no consultório.
No entanto, essa dimensão adicional vem com seu próprio conjunto de nuances, principalmente no que diz respeito aos direitos dos pacientes quando seus rostos e/ou corpos são compartilhados no Instagram, Facebook e muito mais. Diante, o que você precisa saber antes de assinar um formulário de consentimento e o que fazer se se encontrar em uma situação em que seu médico está pressionando você para estar em sua conta de rede social.
Os pacientes têm direitos explícitos à privacidade
A lei é bem clara. Um médico não pode compartilhar fotos ou vídeos de um paciente, a menos que o paciente tenha concordado especificamente com isso. Enquanto as leis padrão da saúde protegem a privacidade no que diz respeito às informações pessoais de saúde, elas não levam em consideração o uso de sua imagem, seja nas mídias sociais, na TV na sala de espera do escritório ou mesmo em materiais educacionais. Para isso, deve haver uma autorização específica, normalmente por meio de um formulário de consentimento por escrito adicional.
O consentimento que você dá deve ser específico
Embora o formulário de consentimento seja diferente de prática para prática, há algumas coisas importantes que devem sempre ser incluídas. Normalmente, você está dando consentimento por escrito para que fotos, vídeos e/ou suas citações sejam usadas. Você deve ser capaz de escolher com qual deles - se houver - você se sente confortável. Mas como essas semelhanças serão usadas também precisa ser especificada. O formulário de consentimento em sua prática permite que os pacientes marquem vários usos, incluindo apresentação educacional, livros didáticos, site da clínica, mídia social e muito mais. Sugere-se aos pacientes que, sejam ainda mais específicos antes de assinar qualquer coisa. "Você quer seus olhos bloqueados em postagens de mídia social?" "Você está bem com injeções de preenchimento sendo filmadas em qualquer lugar do seu rosto ou apenas nos lábios?" Seja específico sobre tudo isso.
Ressaltamos a importância de também discutir e revisar esses detalhes com seu médico , especialmente se você tiver dúvidas ou preocupações. Você quer ter certeza de que tem uma boa compreensão de exatamente como suas imagens ou vídeos serão usados para que todos estejam na mesma página. O consentimento e a boa comunicação são fundamentais.
O que você deve fazer se estiver se sentindo pressionado pelo seu médico?
É simples: apenas diga não! Qualquer médico respeitável não vai levar para o lado pessoal, nem isso deve afetar seu relacionamento com eles. E se isso acontecer, considere isso um problema sério e um sinal de alerta. Acrescentando que você não precisa se preocupar em fornecer uma explicação ou razão para não querer estar nas redes sociais. É importante não perder de vista que se trata de procedimentos médicos. Sim, quando se trata de estética, fotos e vídeos são uma peça importante do quebra-cabeça. Mas são procedimentos médicos, realizados em ambiente clínico, e que conferem aos pacientes um tipo de privacidade muito específico. Um médico não compartilharia suas informações se você estivesse em tratamento contra o câncer. Então, se você não se sente confortável com alguma coisa, seja firme quanto aos seus limites.
Também vale ressaltar que o paciente tem poder de veto final sobre qualquer coisa que seja compartilhada. Se você não gostar de como as fotos ou vídeos saíram ou decidir que não está confortável com a situação, você pode revogar seu consentimento, do ponto de vista legal, sim, um paciente pode mudar de ideia. A ressalva? Nem tudo que é compartilhado pode ser removido. Algumas postagens de rede social podem ser removidas, mas algumas são captadas e permanecerão na internet.
Outras bandeiras vermelhas a serem observadas
Mesmo se você concordar com fotos ou vídeos publicados publicamente, tenha cuidado se seu médico quiser compartilhar qualquer outro tipo de informação de identificação, incluindo seu nome ou idade (a menos que você tenha concordado explicitamente com isso). Da mesma forma, aconselhamos que mencionar em redes sociais dos pacientes é um não, a menos que o paciente queira especificamente que o médico o faça. Compartilhar qualquer outro tipo de informação privada, como qualquer coisa relacionada a finanças, trabalho ou amigos e familiares, também é uma bandeira vermelha.
E quanto a postagens de rede social em troca de serviços com desconto?
Você já ouviu falar de médicos, que oferecem serviços gratuitos ou com desconto aos pacientes em troca de concordar em estar nas redes sociais, mas isso não é uma boa ideia. É apenas mais uma maneira do médico aumentar a pressão, exercer autoridade de uma maneira que está acima e além da normal, acrescentando que também pode haver alguma responsabilidade legal do lado do paciente. Existe certas regras das influenciadoras, que geralmente os que estão recebendo esses brindes, divulguem quaisquer tratamentos gratuitos que estejam compartilhando nas redes sociais.
Em resumo
Dada a onipresença das redes sociais nos dias de hoje, pode ser fácil esquecer que ainda existem leis que protegem sua privacidade quando se trata do que seu médico pode ou não postar. O breve resumo: eles não podem postar fotos ou vídeos suas, a menos que você dê permissão explícita para isso, incluindo especificar exatamente como sua imagem será usada e o que será compartilhado. Quando eles postarem, nenhuma de suas informações pessoais deve ser compartilhada (a menos que você tenha pedido que eles o marcassem). Então, se você ver seus antes e depois nas redes sociais deles (ou se eles estiverem pressionando você para concordar em permitir que eles compartilhem suas fotos), não faça isso.