Entenda a feminização facial

Entenda a feminização facial
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 15 mar 2017 · Atualização: 27 jan 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Mudança de sexo tem deixado de ser vista como algo estranho, como um tabu. Atualmente, grande parte da sociedade aceita o desejo de mudança buscado por aquelas pessoas que se sentem como se tivessem nascido no corpo que não lhes corresponde.

Os tratamentos estéticos e as cirurgias de mudança de sexo, ao mesmo passo, têm evoluído muito no decorrer dos anos. Com isso, também melhoraram os resultados obtidos, que estão cada vez mais naturais e harmônicos.

Além do sexo, a mudança de homem para mulher é especialmente complexa quando se trata do rosto, já que a face feminina tende a contar com feições mais finas e estilizadas. No entanto, a cirurgia plástica coloca à disposição uma ampla variedade de processos com os quais podem remodelar seu rosto e ver no espelho as feições e traços que tanto desejam.

Tiroplastia: a redução do pomo de adão

Nas mulheres transexuais, a cirurgia íntima e o aumento de seios são naturalmente as cirurgias mais demandadas. No entanto, depois delas vem a tiroplastia, uma intervenção que consiste na redução do pomo de adão.

O pomo de adão é uma cartilagem, e a tiroplatia visa reduzi-la ao máximo possível. Isso sem danificar as cordas vocais, o que provocaria problemas na fala. A tiroplastia é considerada uma cirurgia bastante simples que leva, em média, uma hora para ser realizada. Além disso, um ponto positivo é a cicatriz, que fica praticamente invisível.

É natural que nos dias seguintes da cirurgia o paciente note mudanças no tom da voz. Isso é causado pelo inchaço na região, o qual desaparece depois de alguns dias.

Aumento das maçãs do rosto

As maçãs do rosto são uma das zonas mais destacadas da face de uma mulher biológica e, portanto, possuem muita importância dentro do processo de feminização facial. Por meio da cirurgia para aumento das maçãs do rosto se consegue uma melhor definição da face. Isso porque o procedimento propicia mais harmonização e feminização das formas.

A maneira mais habitual de realizar a cirurgia é com o uso de próteses de silicone, as quais são introduzidas através de uma incisão dentro da boca, o que significa que a pessoa não fica com cicatrizes externas visíveis.

lea-t.jpg

Lea T, modelo (foto: divulgação)

A intervenção possui uma duração aproximada de uma hora. Pode ocorrer, inclusive, com caráter ambulatório caso seja feita junto com outra cirurgia que vise feminizar o rosto. É normal que o paciente tenha um inchaço na região nos primeiros dias. Já quanto aos resultados definitivos, são necessários alguns meses para serem vistos. Se trata do tempo que o corpo leva para se recuperar, assim como as próteses para que assentem da maneira esperada.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Paulo Kharmandayan
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo

A remodelação do nariz com a rinoplastia

Ao se realizar mudanças de algumas partes do rosto, como as maçãs do rosto e do queixo, é natural que o nariz se torne desproporcional às novas formas. Em casos assim, o caminho buscado para solucionar a questão é através da rinoplastia, a qual proporciona um aspecto mais harmônico e feminino.

A rinoplastia é um dos procedimentos mais demandados dentro da cirurgia plástica. Isso não somente em casos de transexualidade, mas em geral. Isso porque propicia o aumento ou diminuição dos orifícios nasais e também a reconfiguração do ângulo do nariz. Se trata de um trabalho que molda a cartilagem até que se atinja a forma desejada.

A cirurgia é tão comum nos dias de hoje que o processo costuma levar, em média, entre uma e duas horas para ser realizado. Além disso, na maioria dos casos o paciente tem alta no mesmo dia e pode voltar para casa.

Mentoplastia: o redesenho do queixo

O queixo tem uma influência direta na forma em que se percebe o rosto de uma pessoa. Normalmente, um queixo mais quadrado e destacado é associado às formas biologicamente masculinas. Desse modo, é comum que mulheres que tenham mudado de sexo busquem reestilizar o rosto através da mudança também desses traços.

Assim como ocorre com o nariz, o queixo pode ser aumentado ou reduzido. Isso depende dos gostos e necessidade de cada paciente, o que faz com que a boca ganhe destaque no rosto, assim como haja também equilíbrio entre as formas faciais.

Uma das vantagens da mentoplastia, é que a cirurgia é realizada através da boca, por meio de incisões debaixo dos dentes inferiores. Isso significa que não ficam cicatrizes externas visíveis. No entanto, quando isso não é possível, a mentoplastia ocorre por debaixo do próprio queixo. Mesmo em casos assim, a cicatriz é bastante reduzida.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e pode durar entre uma e duas horas. O inchaço inicial desaparece depois dos primeiros dias. No entanto, o resultado final somente pode ser notado quando os tecidos estejam totalmente recuperados.

andreja-8.jpg

Andreja Pejic, modelo (foto: divulgação)

Blefaroplastia: pálpebras para um aspecto mais jovem

A blefaroplastia pode ser uma boa opção para se conseguir um rosto feminino mais bonito e juvenil em casos de acúmulo de gordura e pele abaixo dos olhos. Isso porque a cirurgia permite reduzir as bolsas, as olheiras e ainda as pálpebras caídas.

O resultado é um rosto com aparência rejuvenescida. A blefaroplastia ocorre por meio de uma intervenção ambulatorial com anestesia local. Geralmente, após uma semana a paciente já pode voltar às suas atividades cotidianas normalmente.

Lifting facial feminizante

É possível modificar todos os elementos do rosto com o intuito de melhora e também para se conseguir a feminização almejada. Porém, além disso, é possível se conseguir resultados ainda mais delicados através do lifting facial, que elimina rugas e linhas de expressão.

A cirurgia consiste em reposicionar as camadas musculares, a pele e a gordura, retirando o excesso de tecido. Desse modo se conseguem formas faciais mais arredondadas e femininas. Já em relação às cicatrizes, ficam escondidas atrás dos lóbulos das orelhas e no couro cabeludo, o que faz com que sejam bastante discretas.

O lifting facial feminizante pode durar entre três e cinco horas, já que se trata de uma das cirurgias mais complexas destacadas até o momento. É realizado por meio de anestesia geral e o habitual é que a paciente fique internada por pelo menos 24 horas. Os resultados são duradouros e são apreciados entre 10 a 15 dias depois de realizada a cirurgia.

A feminização dos traços faciais é um passo bastante importante para que as transexuais possam adquirir os resultados tão desejados. Vale destacar que as intervenções são sempre personalizadas e de acordo com a realidade de cada pessoa. Por isso, procurar por um cirurgião especializado é fundamental para garantir duas coisas: segurança no procedimento e resultados harmônicos e naturais.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.