Células-tronco ou PRP: tratamentos para as cicatrizes

Células-tronco ou PRP: tratamentos para as cicatrizes
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 15 mai 2017 · Atualização: 15 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

As cicatrizes são produzidas pelas mais diversas formas de lesão, como cortes, feridas, arranhões, infecções de pele, incisões de cirurgias, e queimaduras, por exemplo. Uma lesão que todas as pessoas esperam que se cure da melhore forma possível, já que, dependendo de vários fatores, podem ficar marcas indesejáveis.

Mas, o que realmente é uma cicatriz? Uma cicatriz é uma espécie de remendo permanente de pele que se desenvolve sobre a ferida. Em termos gerais, as cicatrizes costumam ser mais grossas do que a pele da pessoa, além de ainda apresentarem um aspecto mais rosado e brilhante. Dessa maneira, a cicatriz se diferencia de forma considerável do resto do tecido que a rodeia.

O aspecto final de uma cicatriz depende de uma série de fatores, como o tamanho e a profundidade da ferida, a idade da pessoa, o tempo de cura, e a zona onde ocorreu o corte. Fatores hereditários também podem ter relação direta com o processo de cicatrização.

Com o tempo, a cicatrização chega a praticamente desaparecer, ainda que nunca de maneira completa. É comum que sempre fique uma marca, mesmo que mínima. Nos piores casos, a marca pode até mesmo causar desconfortos estéticos à pessoa. No entanto, graças ao avanço da medicina estética foi possível o desenvolvimento de diversos tratamentos com visam justamente minimizar o tamanho das cicatrizes.

A dermoabrasão, os tratamentos a laser, os cremes, e as injeções, por exemplo, são algumas das opções que existem para combater a aparência desmesurada de uma cicatriz. Porém, alguns dos tratamentos para cicatrizes que oferecem eficientes resultados são os que fazem uso da célula-tronco e também o de plasma rico em plaquetas. Em seguida vamos analisar com mais detalhes em que consiste cada um deles.

prp.jpg

O tratamento de cicatrizes com células-tronco

As células-tronco estão cada dia mais presentes na medicina em geral e, sobretudo, nas especialidades estéticas. O aumento de sua aplicação é devido ao fato de que as células-tronco são um tratamento muito efetivo, já que são capazes de autorregeneração, multiplicação e ainda em se converter em outro tipo qualquer de célula, sempre e quando tenham a mesma origem embriológica.

Mas, além disso, as células-tronco continuam sendo células progenitores apesar de essa nova transformação. Daí a importância que possuem no marco da medicina geral e na cirurgia estética, especialmente no tratamento de cicatrizes.

Cabe destacar que existem dois tipos de células-tronco: as que são obtidas dos embriões (células-tronco embrionárias) e cujo uso está limitado legislativamente, e as que se extraem de um tecido adulto (células-tronco adultas), as quais atuam regenerando uma zona de tecido danificada na qual se dará origem a uma cicatriz. Ademais de serem eficazes no tratamento de cicatrizes, as células-tronco também são fundamentais para a reparação dos órgãos.

Para o tratamento com células-tronco, o primeiro passo é a extração das células da gordura do próprio paciente, seguida do cultivo (não manipulado) em laboratório para que cresçam de forma rápida e possam ser novamente implantadas na pessoa. Dessa maneira se consegue a reparação parcial ou completa do tecido (pele, osso, cartilagem) da pessoa afetada.

A vantagem de trabalhar com células-tronco é que elas se encontram em qualquer parte do corpo humano. No entanto, onde existe uma maior reserva é nos tecidos gordurosos, nos quais se pode extraí-las de maneira mais simples e pouco invasiva (mediante uma lipoaspiração).

Utilizar células-tronco como tratamento para as cicatrizes (assim como para outras condições médicas) possui duas grandes vantagens:

  • As células-tronco melhoram a sobrevivência dos enxertos de tecido;
  • Ainda oferecem um resultado final muito mais natural e satisfatório;

As células-tronco são excelentes para preencher cicatrizes e defeitos traumáticos. Porém, os melhores resultados alcançados são em cicatrizes originadas por queimaduras e também em casos de úlcera crônica. Nos dois casos as células-tronco são realmente efetivas, pois reparam e melhoram o aspecto da região lesionada.

prp1.jpg

O tratamento de cicatrizes com PRP

O PRP (plasma rico em plaquetas) é um material que se encontra no sangue das pessoas. Se extrairmos um pouco de sangue e o submetermos ao um processo de centrifugação, notaremos que se criam vários níveis de sedimentação, os quais são compostos de células sanguíneas e outros materiais transportados pela corrente sanguínea.

Um dos níveis é o plasma rico em plaquetas, substância que participa na coagulação do sangue. O material possui a característica de possuir os denominados "fatores de crescimento", os quais promovem a migração e a divisão celular, ou seja, que possuem a capacidade de regenerar os tecidos e acelerar o processo de cicatrização. Isso porque favorecem também a síntese de colágeno, a molécula que resulta mais danificada quando se produz um ferimento.

O PRP é utilizado na cirurgia estética para solucionar problemas de cicatrização, apesar de também ser usado para tratar de outras classes de problemas. O procedimento de um tratamento com PRP consiste em aplicar ou injetar os fatores de crescimento nos tecidos danificados com a finalidade de potencializar a regeneração da zona de maneira natural.

A substância é muito eficaz para ajudar a solucionar problemas como marca de acne porque, como destacado anteriormente favorece a síntese de colágenos. Isso faz com que aumente a grossura da pele, preenchendo de forma parcial a depressão das feridas provocadas. Porém, é preciso destacar que o tratamento com PRP é complementar, já que por si só não consegue resultados efetivos. Por tanto, existe a necessidade de se combinar tratamentos, como, por exemplo, o laser fracionado, o qual faz com que os resultados sejam muito mais efetivos.

A grande vantagem do PRP é que a substância não cria rejeição por parte do paciente, já que é retirada de seu próprio corpo. Entretanto, o PRP não é aconselhado para tratar de queloides ou cicatrizes hipertróficas.

↪️ Você tem alguma cicatriz e deseja melhorar o seu aspecto? Já tentou algum tratamento estético? Conte-nos em nosso fórum!

Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Tykocinski Restauração Capilar
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Giuliano dos Santos Alves Corrêa
Sem opiniões
Cuiabá, Mato Grosso
Clínica Remodelle
Sem opiniões
Campinas, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...