Manchas na pele: os melhores métodos para eliminá-las
As manchas não são apenas antiestéticas, algumas delas podem ser indícios de doenças de pele. Além disso, envolvem um cuidado e prevenção durante todo o ano, não somente durante a temporada do verão. Existem diferentes tratamentos cosméticos, peelings e lasers para tratá-las, mas é necessário saber que tipo de mancha temos para determinar o tratamento correto, caso contrário, os resultados buscados podem se tornar ineficazes.
Por que aparecem as manchas na pele?
As manchas na pele são causadas por diversos diferentes fatores, porém, aparecem pela distribuição da melanina e das células que a produzem (melanócitos). A melanina é o pigmento que protege a pele dos raios solares e se ficamos expostos ao sol, os melanócitos se alteram e segregam mais melanina do que o normal.
Tipos de manchas
De acordo com os especialistas, existem diferentes tipos de manchas na pele, entre as quais se encontram:
- Sardas: Também conhecidas como efélides. Estas famosas marcas que alguns, mesmo que pareça estranho, as desejam e outros as odeiam, são um acúmulo de pigmento de coloração café ou acastanhada. A forma desta mancha é arredondada e é encontrada nas áreas do corpo que passam a maior parte do tempo expostas: face, pescoço, decote, braços. São mais visíveis em pele de cor clara ou branca; se intensificam ainda mais quando expostas ao sol, por exemplo, no verão.
- Pintas: Também recebem o nome de nevos. Estas manchas tão comuns entre as pessoas se originam devido a uma maior concentração de melanócitos em diferentes áreas da pele. Nem todos as pintas apresentam a mesma forma e as mesmas características. No entanto, é necessário mantê-las sob acompanhamento ou controle, pois, se houver uma mudança de tamanho, forma, textura ou coloração, será necessário ir a um dermatologista, que depois de estudá-la, determinará se representa algum risco para a saúde ou não.
- Melanoma: este tipo de mancha não é mais do que um tumor maligno, muitas vezes confundido com um lunar, uma vez que sua forma é similar, mas é uma mancha pigmentada de forma assimétrica, tem bordas irregulares e sua cor é intensa em algumas áreas, enquanto em outras possui uma tonalidade azulada. Um indício desta mancha é que a mesma apresenta um crescimento progressivo.
- Lentigos simples e solares: da mesma forma, é outro tipo de mancha de tonalidade acastanhada ou café claro que aparece em qualquer área do corpo (costas, rosto, mãos, decote, etc.) Ao contrário das sardas, os lentigos não alteram sua coloração com a exposição ao sol.
- Melasma: se há algo que identifica este tipo de manchas é que a mesma aparece exclusivamente nas mulheres. São caracterizadas pela sua coloração marrom e se intensificam quando a mulher está grávida, tomando anticoncepcionais ou na menopausa. As áreas mais comuns onde aparecem são: face, testa, bochechas e geralmente em mulheres com mais de 30 anos de idade.
- Vitiligo: esse tipo de manchas tende a aparecer de forma mais exposta em pessoas de pele escura, pois são manchas brancas que surgem nas pernas, ao redor dos olhos, nariz e boca; embora, mais tarde, comecem a aparecer em diferentes zonas. Sua origem sempre foi questionada e poderia ser associada a pessoas que apresentam problemas de tireoide ou de origem autoimune.
Tratamentos para eliminar manhas mais eficazes
Existe uma diversidade de tratamentos que prometem tratar as manchas, que vão desde cremes, peeling, despigmentantes, até lasers controlados por profissionais. Mas, os tratamentos para eliminar manchas geralmente precisam ser combinados para que sejam mais efetivos; embora, por outro lado, também se enfatiza a importância de usar o tratamento mais apropriado para cada tipo de mancha, caso contrário os resultados podem piorar o estado desta.
Além disso, existem outros tipos de manchas, para as quais se faz necessário levar em conta outros tipos de considerações, por exemplo, o tratamento do melasma é feito de forma hormonal e, por sua vez, tem um maior grau de sensibilidade ao sol. Nestes casos, recomenda-se que o tratamento seja contínuo e durante todo o ano. No entanto, pode obter excelentes resultados, mas a hiperpigmentação pode reaparecer.
Fórmulas cosméticas eficazes
Este tipo de fórmula é composta por agentes despigmentantes que agem proporcionando melhor aparência às manchas. Para a sua aplicação, deve-se ter em conta o tipo de mancha e o tipo de pele da paciente. Outros tipos de fórmulas são: hidroquinona, ácido retinóico, retinol, vitamina C, ácido kójico, entre outros. Para potencializar os resultados, é necessário complementar o tratamento com outro: peeling, luz pulsada ou o uso de laser.
Peelings mais eficazes
Quando se fala de tratar manchas, geralmente vem à mente o peeling, já que este tratamento é despigmentante. Na sua composição se encontram principalmente alfa e beta hidroxiácidos - glicólico, pirúvico, salicílico - juntamente com outras substâncias que também despigmentam: hidroquinona, kójico, vitamina C, etc. As quantidades e substâncias a serem consideradas para um tratamento dependerão do tipo de mancha apresentada e do efeito desejado. Para aplicar, é necessário que a pele seja preparada e, depois disso, também sejam seguidos cuidados rigorosos como evitar a exposição ao sol por algumas semanas. Depois de saber mais sobre os peelings, pode-se incluir novas substâncias que também têm efeito despigmentante e que, ao serem aplicadas à pele, penetram sem danificar esse órgão. O que se deseja alcançar é estimular a renovação celular sem causar uma irritação da pele.
O que acontece com o uso de lasers?
O laser Q.Switched e a luz pulsada proporcionam resultados satisfatórios para tratar o lentigo; embora os resultados sejam aperfeiçoados cada vez mais devido a novos dispositivos a laser: os fracionados.