Lasers faciais: conheça os tipos e as aplicações

Lasers faciais: conheça os tipos e as aplicações
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 7 fev 2017 · Atualização: 23 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Os tratamentos com laser têm revolucionado a estética durante os últimos anos pela eficácia, precisão e ótimos resultados que oferecerem. Um dos pontos mais importantes do laser é a sua versatilidade, já que pode ser utilizado para os mais variados tratamentos, como para a depilação, eliminação de rugas, cicatrizes, flacidez, e ainda remoção de tatuagens.

O funcionamento do laser para todos estes tratamentos é bastante simples. Basicamente consiste na aplicação de uma fonte de luz procedente do laser sobre a pele ou pelo. A exposição provoca uma reação do organismo e, de acordo com o tipo de exposição, se conseguem diferentes resultados.

Neste sentido é importante destacar que, ao contrário do que alguns podem pensar, nem todas as luzes de laser são iguais. Existem diferentes tipos de lasers e com distintas amplitudes de onda, o que afeta diretamente em como a luz atuará sobre a pele. Para entender um pouco melhor como isso ocorre, é importante destacar que os lasers funcionam de uma maneira ou outra em função do objetivo que se busca. Em linhas gerais, são três as fontes para as quais se podem direcionar a luz de um laser: melanina, hemoglobina e água.

  • Melanina: trata-se de um pigmento que se encontra nas células dos seres humanos e que tem a ver com a coloração da pele, do pelo e dos olhos. As peles morenas e os cabelos mais escuros possuem uma maior concentração de melanina do que peles claras e cabelos louros, por exemplo. Se o objetivo do laser é destruir o pelo, é importante que ele tenha uma longitude suficiente capaz de alcançar o folículo piloso (situado abaixo da pele).
  • Hemoglobina: outros lasers, por exemplo, podem ser utilizados para atuar sobre a hemoglobina, situada no interior dos vasos sanguíneos. Portanto, necessitam de uma longitude de onda diferente. Isso porque quando se ataca diretamente a hemoglobina com um laser, o objetivo é a eliminação de varizes ou capilares dilatados.
  • Água: por último, existem lasers que são direcionados à água da pele. Seus objetivos são vaporizar os tecidos e geralmente têm como meta promover a sua remodelação. laser-facial3.jpg

A cor da luz do laser também afeta o resultado que a aplicação gera sobre a pele. As cores mais habituais são o vermelho, o azul e o verde. O laser de luz vermelha é o mais comum e, entre suas funções, se destacam a produção de colágeno e também a renovação das células. Desse modo, essa luz é útil para rejuvenescer a pele e corrigir rugas, estrias e linhas de expressão, além de promover a hidratação, a firmeza e o aspecto suave da pele.

Por sua vez, o laser azul é muito usado para tratar a acne, já que sua longitude de onda o permite penetrar na pele e produzir oxigênio com capacidade de destruir a bactéria responsável pelo problema: a propionibacterium acnes. Já a luz verde é empregada para controlar a pigmentação da pele e para igualar as diferenças de cores existentes. Sua aplicação principal é nas células responsáveis pela formação da melanina, o que ocorre no interior da epiderme.

A luz procedente do laser se aplica usualmente na estética para tratar casos de pele envelhecida, rugas, manchas e até mesmo cicatrizes de acne. Desse modo, o rosto da pessoa é um dos lugares do corpo onde mais se utilizam tratamentos à base de laser. Sendo assim, clínicas costumam trabalhar com diversos tipos de laser, cada um com uma longitude de onda diferenciada, o que faz com que sejam utilizados de maneira adequada para cada tipo de tratamento.

Conheça os lasers faciais mais comuns

Atualmente, existem diferentes tipos de lasers, cada um com características próprias, vantagens e até mesmo inconvenientes. Eles podem ser encontrados em diversas clínicas, apesar de que dificilmente a pessoa os encontre todos no mesmo lugar. Isso porque muitos profissionais costumam trabalhar de maneira especializada com um ou com outro para garantir a eficiência do tratamento.

laser-facial2.jpg

Para que você conheça um pouco mais sobre os diferentes tipos de laser existentes, explicaremos a seguir como cada um atua nos tratamentos faciais. Acompanhe:

  • Laser Gentle YAG: a aplicação mais usual desse laser é para proporcionar firmeza à pele e redução da flacidez, especialmente em locais como a papada e as bochechas. Sua longitude de onda o permite atuar sobre as zonas mais profundas da pele sem causar danos à superfície. Um aspecto importante a se destacar é que esse laser é recomendado principalmente para peles morenas.
  • Laser Nd YAG: diferente do laser anterior que é recomendado especialmente para a pele morena, o Nd YAG possui um tipo de luz que age de maneira efetiva em todos os tipos de pele. Esse laser trabalha com várias longitudes de onda, sendo as mais frequentes as de 1064nm e a dupla frequência de 532nm. Uma de suas características mais distintivas é a velocidade de repetições que propicia. No entanto, isso gera uma vantagem e um inconveniente. A vantagem é que permite tratar de zonas grandes de maneira mais rápida. Já o ponto negativo é que seu uso pode resultar em mais irritação e dor para o paciente. O Nd YAG é muito utilizado para eliminar manchas, imperfeições e rugas finas, como também para melhorar a textura da pele da face e ainda para remover tatuagens.
  • Laser LED: trata-se de um dos mais tradicionais e também um dos menos agressivos. Desse modo, costuma ser usado para tratar de aspectos superficiais, como imperfeições cutâneas geradas por manchas ou acne.
  • Laser Active FX: o Active FX é um dos lasers de última geração, o que permite tratamentos precisos e eficazes. Através dele se pode trabalhar em zonas muito concretas, como as situadas ao redor da boca ou para a borda dos lábios. Seu sistema permite que o profissional trabalhe em rugas profundas, flacidez da pele e manchas na região do rosto.

No entanto, destacamos que os lasers apresentados não são todos os que se podem ser encontrados nas clínicas. Existem também outras tecnologias, como o Q-Switch, o V-Beam e o Affirm. Este último, assim como o Active FX, oferece uma grande precisão e uma velocidade de disparo bastante rápida.

Lembre-se que se você está pensando em realizar algum tratamento a laser sobre a pele, é importante procurar um profissional especializado e de confiança, o que garantirá segurança e resultados eficientes.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr. Daniel Francisco Mello
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Clínica Amorim
Sem opiniões
Primavera do Leste, Mato Grosso
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...