Entrevista com Cristália - Indústria Farmacêutica
Colocamos à disposição dos leitores da Cirurgia.net, uma entrevista da Cristália, indústria que comercializa artigos para tratamentos estéticos, como por exemplo a famosa toxina botulínica. A missão deles é oferecer gêneros sustentáveis à população, modernizando com qualidade em cada novo tratamento que for fabricado.
Conforme com os parâmetros da Cristália, qual a relação entre a área da medicina (saúde) e a estética (cosmética)? Devido que essas duas áreas são totalmente diferentes ou, pelo contrário, propendem a convergir do ponto de vista de médicos e pacientes?
Entendemos que saúde e estética tendem a convergir não só porque a estética contribui para o bem-estar físico, mental e social, mas também porque, na busca da estética, o médico estimula o paciente a desenvolver hábitos saudáveis, compreender e cuidar de seu corpo e ganhar autoestima.
Qual é a importância do branding, reputação e construção de marca para produtos no setor médico estético?
Assim como outras indústrias, o setor da estética entende que os resultados não acontecem da noite para o dia, mas sim através de uma estratégia coerente e relevante de ponta a ponta. No ambiente globalizado em que o Brasil atua, os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletivos, tornando necessário aumentar o valor de produtos ou serviços relevantes para a concorrência. Estamos sempre reavaliando nossos processos, práticas ou políticas internas, buscando aprimorar ou inovar, pois nosso foco é continuar sendo empresas inovadoras e de referência, reconhecidas por investir no conhecimento dos profissionais do mercado de beleza e comprometidas em atender esses profissionais e pacientes com um portfólio de produtos seguros e de alta qualidade.
Pesquisa e desenvolvimento (inovação) parece ser um dos aspectos importantes para Cristália. Que grandes avanços podemos ver nos próximos anos na forma de novos produtos e procedimentos no mercado, através de empresas como a Cristália, e principalmente na área da cosmética, dermatologia ou estética?
Precisamente a inovação é um aspeto muito importante para a Cristália, que se tem distinguido em vários mercados ao longo dos últimos 50 anos, mas também não se esquece de apostar no mercado da estética, que desde 2005 tem A empresa atua de forma cooperativa no mundo da estética mercado, que também se destaca pela pesquisa e desenvolvimento/inovação de seus produtos. O mercado de beleza brasileiro está prestes a receber os mais inovadores preenchedores à base de ácido hialurônico, reconhecidos nos mercados europeu e americano por sua tecnologia proprietária, as linhas TEOSYAL RHA® E REDENSITY® do laboratório TEOXANE®. Eles estarão disponíveis em nosso portfólio a partir de junho de 2022.
Confiamos que haverá muitas novidades no mercado da beleza, a tendência em 2022 são as tecnologias não invasivas, que destacam os bio estimulantes de colágeno, método referência para o tratamento da flacidez, incluindo a aplicação de compostos que estimulam continuamente a produção de colágeno, que pode ser usado no corpo e no rosto. Além dos bio estimuladores de colágeno, outros procedimentos como tosa íntima, micropigmentação capilar e preenchimentos corporais também estão em alta no mercado de beleza.
O que as soluções baseadas em biotecnologia trarão aos pacientes interessados em tratamentos antienvelhecimento e/ou procedimentos estéticos?
A biotecnologia tem sido amplamente utilizada em tratamentos antienvelhecimento por meio de procedimentos consagrados com ácido hialurônico e toxina botulínica. Além disso, em breve poderemos oferecer tratamentos preventivos e antienvelhecimento com base nas informações obtidas pelo sequenciamento genético. A engenharia de tecidos deve permitir a renovação de áreas danificadas ou a regeneração de tecidos por meio de células-tronco. Supostamente, outras moléculas tão revolucionárias como o ácido hialurônico e a toxina botulínica ainda podem ter espaço para tratamentos estéticos.
O portfólio da Cristália é composto por 350 medicamentos em cerca de 500 apresentações, entre eles produtos como TEOSYAL ou STYLAGE. Qual é a estratégia da Cristália como promotora ou importadora de produtos dermatológicos e estéticos para os próximos anos?
O Brasil está em uma posição muito forte no mercado de estética, com um tamanho de mercado pequeno apenas em comparação com os EUA e a China. Atuamos neste mercado desde 2005 e temos obtido bons resultados a cada ano. À medida que o mercado de beleza acelera e continua a crescer, queremos fortalecer nossa parceria com a empresa suíça Teoxane, a empresa francesa Vivacy e nosso fabricante de Botox Lanzhou Institute. Nossa estratégia é atuar de forma única e diferenciada, potencializando a qualidade, eficácia e segurança das marcas PROSIGNE®, TEOSYAL® e STYLAGE®.
Qual a importância da internacionalização no caso da Cristália e em que mercados pretende entrar?
A Cristália vai investir cerca de R$ 800 milhões em seu projeto de internacionalização. Na atualidade existe uma fábrica de medicamentos oncológicos na Argentina, que será reformulada e ampliada, com o objetivo de abrir filiais no México, Peru, Colômbia e Chile, considerando inicialmente produtos produzidos em laboratório, mas avaliando possível expansão do ramo estético para outros países . No momento atual, os produtos utilizados pelo departamento de estética da Cristália são produzidos por empresas parceiras na França, Suíça e China, e são representados no Brasil por seu departamento de estética chamado Cristália Injectables
Agradecemos a colaboração da nossa entrevistada e aguardamos as novidades expressadas para este ano.