Botox nos seios: conheça a técnica

Botox nos seios: conheça a técnica
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 30 mar 2017 · Atualização: 1 mar 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

O mundo da medicina estética e da beleza nunca deixa de nos surpreender. Não é de hoje que o botox se destaca como uma importante ferramenta na luta contra os sinais de envelhecimento facial que começam a se destacar com o passar dos anos. No entanto, a cada dia que passa a substância se torna aliada de novas regiões, como em tratamentos dentais, casos leves de estrabismo, e também contra o suor excessivos nas axilas e nos pés.

O que exatamente é o botox?

Na realidade, botox é o nome de uma marca da substância da toxina botulínica, mas que acabou se tornando tão popular que é usado para identificar o produto. Uma das principais ações da toxina é causar a paralisia muscular, o que faz com que seja muito demandada para fins médicos e estéticos.

Desse modo, apesar de seu uso ser bastante conhecido pela associação com a beleza, o botox também passou a ser uma ferramenta para auxiliar tratamentos médicos, como para controlar a incontinência urinária e ainda para combater a enxaqueca.

Mas, voltando ao campo estético, é preciso destacar que o botox é uma das principais substâncias usadas para a redução de linhas de expressão ou rugas. Sua praticidade, o baixo desconforto que causa, assim como os resultados imediatos que oferece, são exemplos dos grandes atrativos.

Para que ocorra a aplicação, o profissional especializado faz uso de agulhas super finas, pelas quais injeta a substância na zona onde se quer realizar o tratamento. Como consequência disso, os músculos da região ficam paralisados por um período médio de 6 meses, eliminando os sinais de envelhecimento.

É possível aplicar botox nos seios?

Sim. A multifuncionalidade do botox não para de surpreender e agora a substância pode ser aplicada também nos seios. Nesse caso, o uso da toxina botulínica na região dos seios tem sido chamada de breastox, uma abreviação de breast (seio, em inglês), e tox, de botox.

A técnica, aliás, tem se tornado bastante popular em alguns países asiáticos, como China e Japão. Isso porque oferece resultados positivos em casos de mulheres que possuem busto pequeno e com pouca flacidez. A aplicação também tem ganhado adeptas nos Estados Unidos. Já no caso da Europa, ainda não ocorreu a autorização por parte das autoridades sanitárias.

botox3.jpg
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Mariana Rebelo Oliveira
3 Opiniões
Teresina, Piauí

Em que consiste a aplicação de botox nos seios?

Se trata de um processo ambulatorial pelo qual se injeta o botox em diversos pontos de cada músculo peitoral. Além de não ser um procedimento doloroso, a aplicação é rápida, durando em média 30 minutos.

A aplicação de botox faz com que o músculo peitoral superior do peito eleve a mama e a deixe com aspecto arredondado e firme.

No entanto, vale salientar que alguns profissionais consideram que ainda não há suficientes provas que demonstrem que o tratamento realmente seja efetivo para elevar o peito. Elementos que confirmem que, ao incidir no músculo peitoral, promovam a elevação da mama.

O que precisa ficar claro é que o procedimento pode ser eficiente na hora de deixar o busto mais elevado, porém, não é eficiente se o intuito é conseguir o aumento dos seios. Tampouco é eficaz para dissimular as rugas que aparecem ao se usar uma roupa com decote, as quais são causadas pelo fotoenvelhecimento, geralmente consequência do sol.

O procedimento é indicado para todas as pessoas?

De acordo com suas características, o procedimento somente é indicado para aquelas mulheres que possuem peito pequeno e também para as que não sofram com flacidez acentuada na região. Do contrário, a aplicação de botox não é efetiva, e um dos caminhos a se buscar pode ser uma intervenção cirúrgica de aumento ou elevação dos seios.

Entretanto, pode ser uma ótima opção para aquelas mulheres que buscam exibir um decote mais bonito em ocasiões especiais.

botox2.jpg

As vantagens de se injetar o botox nos seios

A principal vantagem da técnica é que os efeitos são notados de maneira imediata. No entanto, cabe destacar que os resultados definitivos normalmente são apreciados depois de 5 dias de realizada a aplicação, que é quando desaparece o inchaço da zona.

Outro ponto positivo é que a técnica não deixa cicatrizes e nem mesmo requer um período de recuperação, o que faz com que a mulher seja liberada para voltar para as atividades normais logo após realizado o procedimento.

O efeito da aplicação é temporal, o que se torna outro ponto a favor caso a pessoa não fique satisfeita com o resultado final. Tende a durar, como dito antes, ao redor de 6 meses.

As desvantagens do uso botox nos seios

Ao mesmo tempo em que a duração temporária do procedimento é uma das vantagens, também é apontada como um ponto negativo por aquelas mulheres que buscam um resultado definitivo. Isso faz com que haja a necessidade de se refazer a aplicação de tempo em tempo.

Os efeitos secundários do breastox

Como ocorre com a maioria dos tratamentos que faz uso do botox, um dos efeitos secundários mais habitual é o surgimento de hematomas na região que recebe a aplicação da substância. No entanto, isso não é motivo para preocupação, já que as manchas desaparecem ao passar dos dias.

O breastox oferece riscos?

Em casos que fazem o uso do botox, o risco pode estar associado a um profissional que não seja suficientemente habitado para manusear o produto.

Por se tratar de uma região delicada, esse tipo de tratamento deve ser realizado por um médico que conhece a técnica e, principalmente, os detalhes da região onde se aplica o botox. Isso porque injeções mal realizadas podem afetar músculos intercostais e respiratórios, fazendo com que o paciente sinta certa dificuldade ao respirar. Outro risco associado é uma possível perfuração do pulmão.

A aplicação de botox no peito é realizada no Brasil?

Apesar de o Brasil ser um dos líderes mundiais em procedimentos que fazem o uso da toxina botulínica, o breastox ainda não se tornou tão popular, ao exemplo de tratamentos contra rugas e linhas de expressão. No entanto, há diversas clínicas que trabalham com a técnica.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.