Quais alimentos ajudam na recuperação de uma cirurgia?

Quais alimentos ajudam na recuperação de uma cirurgia?
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 28 jan 2018 · Atualização: 1 mar 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Apesar de a academia não ser algo obrigatório, é fundamental que você pratique exercícios físicos. O importante é não passar o dia sentando, assim como dedicar um tempo para caminhadas, e subir e baixar escadas ao invés do elevador. Além disso, o carro pode ser deixado de lado para trajetos curtos que podem ser feitos andando.

Porém, sobretudo, o mais importante é seguir um estilo de vida saudável. Certamente você deve ter escutado alguma vez o ditado que diz que "somos o que comemos", uma ideia completamente correta, pois a alimentação é nossa fonte de energia e crescimento. Dessa forma, quanto mais saudável e equilibrada for, melhor será a sua saúde, assim como aumentará a expectativa de vida.

Como a dieta influencia na recuperação de uma cirurgia?Se você pretende se submeter a uma cirurgia ou acaba de sair de uma, saiba que é importante que conheça o tipo de alimentação que deve seguir para que a recuperação seja mais rápida e satisfatória.

De fato, é importante que você se alimente corretamente depois de uma operação, sobretudo se foi invasiva. Cabe destacar que não é o mesmo fazer um lifting facial que, dentro dos processos cirúrgicos é considerado pouco invasivo, com a abdominoplastia ou com a reconstrução mamária. Isso porque os dois últimos são muito mais agressivos ao corpo. A dieta correta incide na recuperação da operação da seguinte maneira:

  • Acelera o processo de cicatrização da ferida;
  • Reduz as possibilidades de sofrer complicações pós-operatórias;
  • Regenera mais rápido o sangue perdido durante a intervenção;
  • Aporta as defesas necessárias para que o sistema imunológico seja mais forte;
  • Repara a pele, os vasos sanguíneos e qualquer outro tecido de maneira mais efetiva;
  • Oferece mais energia, o que significa melhores condições físicas e psicológicas;

Desse modo, para que o tempo da sua recuperação seja o mais curto possível, indicamos algumas recomendações muito simples sobre a dieta mais adequada.

alimentos2.jpg

Que tipo de bebidas se pode consumir?

Hidratar-se corretamente é fundamental para gozar de uma boa saúde, o que cresce de importância depois de uma cirurgia. A quantidade recomendada é de cerca de 2 litros de água ao dia. A água, através dos rins e intestinos, na eliminação de todas as impurezas geradas durante o procedimento cirúrgico, como medicamentos e anestesia.

Também ajuda a estabilizar o metabolismo e a evitar o cansaço. Porém, o mais importante é que uma hidratação correta auxilia na redução de dores em articulações e ainda que o processo de cicatrização seja melhor.

Caso você note certo cansaço, também pode ingerir alguma bebida isotônica que lhe ajude a repor os minerais, desde que isso não seja em excesso. Os sucos naturais de fruta e hortaliças igualmente são uma ótima opção para a recuperação de uma cirurgia. Isso porque, além de hidratar, também aportam valores extras de vitaminas e minerais. Já bebidas como café, refrigerante, e álcool devem ser evitadas.

Quais frutas e verduras devem ser consumidas depois da cirurgia?

Se na dieta do dia a dia é fundamental o consumo de frutas e verduras, depois de uma cirurgia a importância sobe consideravelmente de valor. Aliás, dentro de tudo o que há disponível, é preciso destacar que existem certos alimentos que ajudam no aceleramento do processo de recuperação, pois oferecem ótimas quantidades de vitaminas e minerais.

  • Vitamina A: os alimentos ricos em vitamina A ajudam em uma melhor cicatrização, assim como favorecem a formação do tecido epitelial. Ainda estimulam o sistema imunológico. As verduras de folhas verdes são muito ricas em vitamina A, como a alface, a couve, e o espinafre. O mesmo ocorre com as cores laranja, como abobrinha, cenoura, melão, damasco, mamão papaia, e a manga;
  • Vitamina C: depois de uma cirurgia é fundamental contar com as defesas do corpo em plena forma, assim que lhe aconselhamos a consumir alimentos ricos em vitamina C. É preciso destacar que a vitamina C promove a formação de colágeno e de antioxidantes, fatores que incidem na regeneração de na manutenção dos tecidos. Tal vitamina pode ser encontrada em grandes quantidades em frutas cítricas (laranja, limão, lima), em pimentas, tomates, morangos, frutas vermelhas e ainda em verduras de verde escuro;
  • Ferro: o consumo de ferro é imprescindível depois de uma operação, já que geralmente se perde muito sangue durante a intervenção. O ferro intervém na formação dos glóbulos vermelhos e por isso é importante o consumo de frutos do mar (ostras, mexilhões, camarão), peixes azuis, fígado, carne de boi, ovos, legumes, espinafre, e frutas secas;
  • Zinco: o zinco é um mineral que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ajudar no processo de cicatrização, pois contribui para o crescimento celular. Por isso, é recomendável que você coloque em sua dieta alimentos ricos em zinco, como frutos do mar, sementes de abóbora, amêndoa, avelã, fígado, champignon, carne de boi, e também chocolate (quanto maior for a porcentagem de cacau, melhor); alimentos3.jpg

A importância do consumo de proteínas e fibras

As proteínas e as fibras são indispensáveis para a recuperação de uma cirurgia. A fibra facilita os processos digestivos e evita a constipação, algo bastante comum depois de uma operação. Como você sabe, frutas e verduras são muito ricas em fibras, mas também se faz necessário o consumo de pão integral, flocos, aveia, sementes, entre outros. É importante que os cereais consumidos sejam sempre integrais e não refinados.

As proteínas também são fundamentais para a recuperação. A cirurgia danifica os tecidos do corpo, os quais precisam ser reparados com a ajuda das proteínas que consumimos em nossa dieta. Carnes magras (como a de porco ou a de frango), peixes, mariscos, frutas secas, ovos, e legumes são os mais indicados para que se obtenha a quantidade necessária.

Evite gorduras, sobretudo as saturadas

O apetite costuma não ser frequente depois de uma cirurgia. O consumo de gordura, além de contribuir para o aumento de peso, pode provocar digestões mais pesadas e difíceis. Por tanto, é recomendável que se evitem alimentos processados, frituras, pastelaria, entre outros, os quais possuem um grande índice de gordura saturada.

Hoje em dia contamos com um grande aliado que ajuda a resolver problemas estéticos que podem afetar as nossas saúdes física e psicológica. Com o auxílio da medicina estética você conseguirá ter o corpo que tanto deseja. No entanto, recorde ainda que é preciso esforço e dedicação se o objetivo é conservar um aspecto fantástico durante muitos anos, o qual os tratamentos e as cirurgias propiciam. Nesse sentido, uma dieta saudável lhe ajudará a recuperar-se mais rápido e melhor depois de uma intervenção.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...