Conheça os tipos de reconstrução dental

Conheça os tipos de reconstrução dental
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 27 mar 2017 · Atualização: 3 jul 2023
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A função da arcada dentária não está destinada apenas ao processo de mastigação ou a promover a articulação correta para o momento da fala. Os dentes também estão desenhados para contribuir na aparência estética da pessoa, ainda mais nos dias de hoje, quando a facilidade dos smartphones permite que a pessoa tire selfies a hora que desejar e onde estiver.

Além disso, ter uma boca saudável garante um sorriso bonito que se destaque a todo o momento, inclusive para questões profissionais. Desse modo, realizar um acompanhamento rotineiro junto a um especialista da área de odontologia é ter a garantia de dentes bonitos e uma boa saúde bucal.

No entanto, como bem sabemos, os dentes são propensos a sofrer danos ocasionados pela falta de higiene ou ainda por doenças crônicas e degenerativas, como a diabetes, por exemplo. Ademais, sempre há o risco de a pessoa sofrer algum tipo de acidente que gere sérios problemas estéticos e funcionais aos dentes. Vale lembrar que isso ainda pode ocorrer pelo desgaste natural.

O dano a um dente pode provocar dificuldade de mastigação, assim como também causar desequilíbrio à mandíbula. Além disso, dentes danificados fazem com que a pessoa fique mais propensa a desenvolver enfermidades bucais, como cáries e placas, por exemplo, já que se perde a camada protetora que os envolve.

Outra consequência negativa pode ser a dificuldade de higienização, já que a escova de dente pode não ser capaz de livrar a boca das bactérias existentes ou do resto de alimentos que se aloja em locais de difícil acesso.

dental2.jpg

Entretanto, além da questão funcional e também de saúde, problemas gerados por dentes danificados ainda podem gerar complexos psicológicos, já que isso causa um grande desconforto estético e pode, inclusive, afetar a autoestima da pessoa. De modo geral, uma das alternativas para acabar com o problema é buscar por uma reconstrução dental, um procedimento que, além de trabalhar a saúde bucal, também foca em oferecer à pessoa uma aparência estética bonita e atraente.

Conheça os tipos de reconstrução dental

A reconstrução dental é responsável por corrigir os dentes que tenham sofrido algum tipo de problema. No entanto, é importante que, antes de se submeter ao tratamento, a pessoa conheça quais os tipos de reconstrução estão hoje disponíveis, que são dois.

A seguir explicaremos como é feita a reconstrução dental direta, assim como também é realizada a reconstrução dental indireta e como elas podem ajudar na busca de um sorriso saudável e bonito.

Reconstrução dental direta

Nesse tipo de reconstrução o especialista foca o trabalho em cobrir ou preencher as partes danificadas dos dentes. A fim de corrigir o que é conhecido popularmente como a falta de nivelamento ou ranger de dentes, o dentista faz uso de um líquido, nesse caso, a resina de ionômero ou de vidro. A resina de ionômero, inclusive, é uma das substâncias mais solicitadas e algumas pessoas afirmam que propicia um melhor aporte estético.

Entre os benefícios de se utilizar essa técnica está a rapidez do procedimento e também o fato de não ser invasiva. No entanto, é considerada uma solução que não oferece toda a qualidade necessária para a resolução do problema. Nessa técnica se encontra a reconstrução dental com compósito, o qual se encontra disponível em diversas tonalidades com a finalidade de oferecer a máxima semelhança à cor natural dos dentes do paciente.

Reconstrução dental indireta

Já esse tipo de tratamento é personalizado, pois os dentes danificados são corrigidos através do uso de materiais e moldes que são fabricados sob medida para cada paciente. Para que o procedimento seja mais eficaz e satisfatório, geralmente o paciente necessita mais de uma sessão, já que o dentista precisa tirar as medidas, fabricar as peças e finalizar a reconstrução. É preciso destacar que esse tratamento pode ser um pouco mais demorado que os demais, mas os resultados são muito mais satisfatórios e duradouros.

dental3.jpg

Os materiais usados para garantir uma reconstrução dental adequada

Atualmente o mundo da odontologia oferece uma grande gama de materiais que propiciam a realização de uma reconstrução dental que ofereça resultados naturais e de duração prolongada. Porém, é sempre importante salientar que o uso de cada um desses materiais pode representar resultados distintos devido às condições dentais de cada pessoa.

Ou seja, quanto piores forem as condições, menores tendem a ser os efeitos positivos obtidos. Outro aspecto importante a se levar em consideração no processo de reconstrução dental é que a pessoa busque por clínicas que façam uso de materiais de qualidade.

Conheça a seguir alguns dos tratamentos mais solicitados no campo da reconstrução dental:

  • Resina: esse tipo de material é mais indicado para preencher as cavidades que existem nos dentes, como as oriundas de uma cárie, por exemplo. Se trata de uma boa opção e por isso seu uso é bastante popular.
  • Ionômero de vidro: é a opção mais utilizada depois da resina, sendo um perfeito substituto, inclusive. No entanto, é uma alternativa a ser usada somente em espaços de pequena dimensão. Não afeta a zona de mastigação.
  • Cerâmicas: sem dúvida, a maioria dos dentistas recomenda a seus pacientes esse tipo de material para os tratamentos indiretos. Isso porque a cerâmica oferece uma maior resistência aos dentes, além de ser uma ótima opção estética. Sua colocação ocorre em forma de revestimento, o que faz com que as partes danificadas dos dentes não se notem, já que ficam abaixo da capa. Além disso, não representam qualquer tipo de incômodo, pois são desenhadas de acordo com as características e medidas de cada pessoa.

Graças à odontologia e aos avanços tecnológicos que surgem a cada dia que passa, é possível corrigir diversos casos que antes pareciam sem solução. Além disso, é também possível aliar a saúde bucal e o bem-estar estético no mesmo tratamento.

Por isso, para ter o sorriso tão desejado, é de fundamental importância que a pessoa procure por profissionais especializados na hora de recorrer a algum procedimento. Isso contribui não somente para a satisfação estética, mas também para a saúde bucal da pessoa.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...