Lifting de pés com ácido hialurônico
Os pés são uma das áreas mais delicadas do corpo; no entanto, normalmente não lhes damos toda a atenção necessária.
O uso de diferentes tipos de calçados, e especialmente o uso de salto alto, pode afetar os pés de muitas maneiras; sobretudo, causando problemas que vão desde o surgimento de joanetes até rachaduras nos calcanhares.
Os calcanhares secos e quebrados são um dos problemas mais comuns nos pés das mulheres e são causados principalmente devido ao uso de sapatos de salto alto, que fazem com que o peso do corpo não se distribua uniformemente sobre o pé, recaindo especialmente na parte dianteira e calcanhar.
O calcanhar seco não é apenas um problema estético, mas também um problema de saúde. Quando a pele está excessivamente seca, podem-se abrir rachaduras na mesma, o que dá lugar a grandes desconfortos e dores.
Quando o problema se localiza na parte dianteira do pé, colocar saltos altos pode chegar a ser uma tortura, causando consideráveis desconfortos e dores, mesmo que se use os sapatos mais confortáveis do mundo. Se o problema piora, os desconfortos podem ser notados inclusive quando se usa sapatos planos.
Novas técnicas para tratar os problemas nos pés
Ao usar saltos altos, 70% do peso corporal recai sobre o calcanhar e os 30% restantes, na parte dianteira do pé. Esta proporção varia de acordo com a altura dos saltos. Isso não só prejudica a coluna vertebral, mas além disso, o uso habitual de saltos faz com que a camada de gordura que há na planta do pé, e que tem como objetivo amortecer a pisada, vai sendo reduzida.
Para lidar com este problema, alguns especialistas encontraram a solução no ácido hialurônico. Injeta-se esta substância naquelas áreas em que a camada de gordura foi mais afetada.
Esta técnica é conhecida como Foot Lifting (lifting de pés) ou Loub Job e vem sido utilizada já há alguns anos nos Estados Unidos, embora seja relativamente nova no Brasil. Com esta técnica se consegue reduzir a dor associada ao uso de sapatos de salto alto e, além disso, também se conseguem melhorias a nível estético, reduzindo a dureza e outros problemas, como os calos.
↪️ Relacionado: Preenchimento facial: conheça as opções para cada necessidade
O preenchimento com ácido hialurônico é seguro?
Quando se trata de injetar preenchimentos no corpo, uma das dúvidas mais comuns das pacientes é se o processo é seguro.
Sobre este assunto, os especialistas destacam que os preenchimentos com ácido hialurônico para os pés são totalmente seguros, já que se trata de um produto que é reabsorvível pelo corpo. Na verdade, os resultados são temporários.
Além disso, injetar preenchimento na área do calcanhar ou na camada de gordura dianteira da planta do pé não afeta em nada a estrutura do pé, portanto, não se notam mudanças na pisada, mas sim um maior conforto.
No entanto, um preenchimento deste tipo pode afetar ligeiramente a postura, por isso se recomenda que, antes de passar pelo procedimento, um podólogo examine a área para assegurar que as injeções não afetarão de forma negativa a postura geral do paciente.
Que tipo de paciente se submete a este tratamento?
A maioria dos problemas nos pés afeta as mulheres, devido ao uso de saltos altos ou de sapatos muito estreitos. Precisamente por esta razão, este tratamento é mais solicitado pelo público feminino.
Os especialistas destacam que, até pouco tempo atrás, as mulheres que solicitavam por preenchimentos com ácido hialurônico nos pés eram aquelas que já tinham problemas e sentiam dor ao colocar certos tipos de sapatos, mas que, nos últimos tempos, está aumentando a demanda por este método como forma de tratamento preventivo, para evitar que a camada de gordura dos pés se desgaste demais e possam surgir dores no futuro.
Como se realiza o tratamento?
Sempre que se efetuam os preenchimentos com ácido hialurônico, aplica-se a anestesia local na área a ser tratada para que o paciente não perceba as picadas. Em seguida, aplica-se o preenchimento com a ajuda de uma injeção fina.
O tratamento dura aproximadamente uns 30 minutos e, logo após o término, pode-se caminhar normalmente, embora não se recomende o uso de sapatos de salto alto nos três dias seguintes após a aplicação do preenchimento.
É normal que a paciente passe por um processo de adaptação e que durante alguns dias tenha a sensação de que caminha sobre algo suave.
No caso de pessoas que praticam esportes, especialmente aqueles que correm, deve-se esperar cinco dias depois de finalizado o tratamento para retomar os treinamentos. Desta forma, elimina-se o risco que se possa ter de causar um esmagamento e consequentemente espalhar o produto.
Recomenda-se também evitar caminhar descalço, assim como não frequentar piscinas e saunas durante três dias após as injeções.
Após o tempo indicado pelo especialista, o paciente pode voltar a realizar todas as suas atividades normais e colocar qualquer tipo de sapato.
Se, após 10 ou 15 dias, ainda se notar algum desconforto ou dor, o melhor a se fazer é consultar imediatamente o especialista para que este verifique se houve algum problema.
Quanto tempo duram os efeitos?
Os resultados aparecem imediatamente, embora os resultados finais não sejam vistos até que se passem dois meses depois das injeções.
Como já destacamos anteriormente, o ácido hialurônico é um preenchimento reabsorvível pelo corpo e, por isso, os resultados não são definitivos. Em função da altura e do peso do paciente, e também do tipo de calçado que costuma usar, os resultados duram de 8 a 10 meses. Após esse período, o produto é completamente reabsorvido pelo corpo.
Outras alternativas
Existem outras formas de conseguir resultados similares aos das injeções de ácido hialurônico e com efeito a longo prazo. Trata-se de efetuar o preenchimento com gordura autóloga do paciente, extraída de áreas como tornozelo ou joelhos. Neste caso, a gordura permanece intacta durante aproximadamente dois anos.