Mitos e verdades sobre a remoção de tatuagem
Até bem pouco tempo atrás, ter uma tatuagem poderia ser determinante na hora de passar ou não em uma seleção para uma vaga de trabalho, por exemplo. No entanto, apesar de ainda haver certa resistência em alguns setores, é fato que a tatuagem ganha cada vez mais espaço social e está cada vez mais presente na vida das pessoas, indiferente da idade.
No entanto, assim como a tatuagem tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos tempos, também tem crescido as técnicas de remoção. Isso porque, em muitas ocasiões, a tatuagem é feita sob influência emocional, o que pode trazer certos arrependimentos. Também pode não ficar como o desejado e, ao invés de satisfação, pode gerar incômodo estético à pessoa.
Felizmente, o tratamento para remover tatuagens por meio de laser está cada vez mais seguro e moderno. Como explica o doutor Robson Netto, de Curitiba, o laser "provoca uma ruptura da tinta, que é absorvida ou degradada pela pele". Segundo ele, dependendo do caso, são necessárias entre seis a 10 sessões, que ocorrem com um intervalo médio de um mês entre elas.
Mas ainda existem muitos mitos e verdades sobre o processo.
Mitos sobre a remoção de tatuagem
Muito do que se fala em relação ao processo de remoção de tatuagem não é verdade.
- Tatuagem não pode ser removida pouco tempo após ser feita: isso não é verdade. Existe, sim, um tempo necessário para cicatrização da tatuagem (cerca de 45 dias). No entanto, como a tinta ainda não está tão penetrada na pele, a remoção pode ser, inclusive, mais fácil.
- Pele que passou por remoção anterior não pode receber nova tatuagem: sim, pode! Porém, a pele precisa estar totalmente curada para receber um novo desenho.
- Tatuagem pequena pode ser removida com apenas uma sessão: mito. A remoção, mesmo de tatuagens pequenas, pode pedir várias sessões. O número depende das cores usadas e da profundidade do pigmento na pele. Verdades sobre a remoção de tatuagem
- Cremes para remoção de tatuagens funcionam? Este é um dos grandes mitos que existem sobre a remoção de tatuagens. Na Internet você encontrará muitas soluções mágicas que o ajudarão a se livrar daquela tatuagem que você não quer mais exibir, você pode até encontrar cremes que afirmam remover a tatuagem em um momento. Mas se você acha que pode realmente remover a tatuagem com remédios caseiros ou algum tipo de creme, está cometendo um grave erro, pois a única coisa que você conseguirá com esses remédios será irritar e danificar sua pele.
O que é verdade na remoção de tatuagem
Assim como existem muitos mitos sobre o processo de remoção da tatuagem, também estão algumas verdades.
- É possível a remoção total por meio de laser: sim, verdade! Mas cabe destacar que cores claras são mais complicadas de remover, assim como a profundidade delas na pele. Por isso, cada situação pode ter um resultado distinto. Quanto mais cor, mais difícil será a remoção total. No entanto, a complexidade em si dependerá muito se esse centro de remoção tem os lasers certos para apagar essas cores.
- A remoção a laser pode doer: sim, pode. Principalmente no início do processo, quando a pigmentação ainda é intensa. Como dito antes, cores claras são mais difíceis de remover, por isso, podem exigir um tratamento mais intenso, o que pode gerar mais dor.
- Em algumas partes do corpo a remoção é mais efetiva: verdade. Quanto maior o contraste entre a cor da pele e a cor da tatuagem, mais fácil será a remoção. Por isso se aconselha que o processo seja realizado no período de inverno, que é justamente quando a pele está menos bronzeada.
- Pele pode apresentar variação de cor: depende de cada tipo de caso, mas isso é verdade. O fim do processo pode deixar algumas manchas, como variação de cor entre onde havia o desenho e onde não. Até mesmo alguma cicatriz residual pode ocorrer.
Os erros mais comuns após uma sessão de remoção
- Raspe ou esfregue a área da tatuagem após a sessão de tratamento e nos dias seguintes.
- Aplique na área cremes não recomendados por um especialista, que são supostamente milagrosos, que podem causar cicatrizes e marcas.
- Exponha a área da tatuagem em que o tratamento está sendo realizado diretamente ao sol e sem proteção solar.
- Remova as bolhas ou crostas da pele que aparecem durante o tratamento, que devem ser deixadas e siga as instruções do especialista.
Se queremos que os resultados do tratamento sejam os melhores, seguir as instruções dos especialistas é primordial. Essas são algumas das dicas que devem complementar as orientações que você recebeu do profissional que está realizando o seu tratamento.
- Sempre hidrate a área da tatuagem.
- Proteja-o da radiação solar, especialmente no verão.
- Para regenerar a pele e conseguir uma boa cicatrização, é importante aplicar os cremes indicados pelo especialista.
- Não coce a pele, nem remova as bolhas que podem aparecer devido à cicatrização da área.
- Evite esportes que podem causar transpiração intensa.
Quer fazer uma remoção de tatuagem? Confira experiências de quem já fez o tratamento em nossa comunidade!