Fios de sustentação: mitos e verdades

Fios de sustentação: mitos e verdades
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 31 mar 2017 · Atualização: 7 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

O envelhecimento traz consigo o desconforto provocado pela flacidez facial, a chegada das rugas e o aumento de linhas de expressão indesejadas. Para amenizar ou remediar esses efeitos, algumas pessoas optam por procedimentos cirúrgicos, enquanto outras buscam alternativas sem cortes e menos invasivas, como a implantação dos fios de sustentação.

Os fios de sustentação, também conhecidos como Sutura Silhouette, são fios sintéticos absorvíveis pela derme aplicados no rosto, e também no pescoço. Isso através de anestesia local e pequenos furos realizados por agulhas, o procedimento dura em média 30 minutos.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre essa técnica de lifting facial, separamos alguns mitos e verdade sobre os fios de sustentação.

Fios de sustentação nas bochechas

Mitos sobre os fios de sustentação

  • Não existe idade limite: geralmente a técnica é indicada para pessoas com idade acima dos 30 anos, que é quando o rosto começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. No entanto, dependendo do caso, os fios podem ser aplicados antes. É indicado para pessoas que apresentam uma flacidez facial em níveis leve ou moderado.
  • Resultados são para sempre: não. Os efeitos dos fios de sustentação duram em média um ano e meio. Após isso a pessoa tem que refazer o procedimento.
  • Ficarei com cara de plástica: o resultado vai aparecendo de maneira gradativa e conforme os fios são absorvidos pela derme. Pode demorar cerca de três meses para aparecer o resultado final. No entanto, pequenas mudanças já podem ser percebidas logo após o procedimento, como leve elevação facial.
  • Os fios são perceptíveis e até mesmo palpáveisOs fios são introduzidos em uma área específica da pele onde não são perceptíveis, mas favorecem o lifting.
  • Depois que os fios completam sua vida útil, a flacidez retorna:Devido à posição que a pele adota quando os fios são aplicados, o corpo gera colágeno para melhor adotar a posição. Por esse motivo, a mesma flacidez não ocorre novamente, mas há maior sustentação após a reabsorção dos fios.
  • O procedimento causa inexpressividade facial e perde a capacidade de gesticular: Os músculos da face não são afetados em nada por este procedimento, mesmo dias após o procedimento, o paciente nunca perderá a expressividade facial.
  • Não é possível fazer maquiagem: isso é um mito, os pacientes que realizam este procedimento, podem se maquiar.
  • Os fios irão quebrar: isso é falso, os fios não quebram.

Artigo relacionado: Rejuvenesça com os fios PDO

Verdades sobre os fios de sustentação

  • Posso voltar imediatamente à rotina: sim, mas com cuidados. É importante evitar a prática esportiva, esforços e tratamentos de pele nas três primeiras semanas.
  • Fios ajudam na produção de colágeno: os fios possuem efeito regenerativo e contribuem, sim, para a formação do novo colágeno, o que deixa a pele mais firme e lisa.
  • Procedimento remodela o rosto: sim. Os fios produzem um levantamento facial, tencionam e remodelam o rosto. Ainda ajudam no retardo do aparecimento de rugas e marcas de expressão.
  • Terei inchaços: assim como ocorre com outros procedimentos, é natural que a pessoa apresente algum inchaço, vermelhidão e até mesmo hematomas. No entanto, isso desaparece nos primeiros dias. Além disso, o especialista pode indicar analgésicos para controlar alguma dor.
  • Este tratamento trará elevação para as bochechas e sobrancelhas: A melhora é perceptível nos sulcos nasogenianos, que são aquelas rugas da base do nariz até o canto dos lábios, a recuperação da oval facial também é alcançada, o pescoço será reafirmado e as rugas ao redor do contorno dos olhos diminuirá ou desaparecerá.
  • Os fios são bem aceitos pelo organismo devido ao seu material cirúrgico: Graças ao material de que são feitos os fios tensores, a polidioxanona, que se revela biocompatível, não provocam alergias e levantam a pele flácida de forma subtil e natural.
Procure um médico experto para os fios de PDO
  • É seguro? é um procedimento ambulatorial seguro, sem incisões. O paciente recupera sua vida normal assim que o tratamento termina.
  • Posso combinar com outros tratamentos? O lifting de fios pode ser combinado com outras técnicas e procedimentos de medicina estética... botox, ácido hialurônico, vitaminas.
  • Posso ter algum fio cortado? Embora seja verdade que sejam usados ​​entre 30 e 40 fios no processo, o que dependerá exclusivamente das necessidades do paciente, muitas pessoas temem que sejam cortados e causem um resultado pior do que antes do procedimento; No entanto, isso não está correto. É perfeitamente possível que algum fio possa ser cortado, neste caso não afeta em nada o resultado.

À medida que envelhecemos, a pele sofre mudanças drásticas que são bastante perceptíveis. A derme é o tecido que sustenta e perde elasticidade ao mesmo tempo em que haverá marcas de expressão e sulcos. Atualmente existem inúmeros tratamentos estéticos que afirmam reduzir esses sinais de envelhecimento, e um dos que tem ganhado grande popularidade é o lifting de fios.

Pessoas com algum tipo de alergia podem ser impossibilitadas de fazer uso dos fios de sustentação. Por isso, o primeiro passo é procurar um profissional especializado, o qual realizará os exames necessários para que a técnica ocorra de maneira segura.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clínica Lindomar Delgado
1 Opinião
Juiz de Fora, Minas Gerais
Clínica Professor Newton Guimarães
Sem opiniões
Salvador, Bahia
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...