Depilação a laser: conheça todos os benefícios do Vectus
Cada vez mais homens e mulheres estão aderindo à depilação definitiva para acabar com os pelos indesejados e ter uma pele lisinha. Com essa grande procura, a área estética vem desenvolvendo tecnologias para atender de forma personalizada aos diferentes públicos ou até mesmo às distintas áreas a serem depiladas, visando sempre garantir a segurança do paciente e proporcionar resultados satisfatórios e definitivos.
A depilação à laser nada mais é do que uma técnica onde é disparado um feixe de luz que elimina o pelo. Este feixe pode ter variações de intensidade, mas, para se ter um efeito definitivo, deve-se atingir a raiz dos fios. Também por isso, só deve ser realizado por um profissional capacitado e por aparelhos permitidos e certificados pelos órgãos de saúde de cada país.
Neste artigo, falaremos sobre as vantagens e desvantagens da depilação à laser, mas especialmente do Vectus, equipamento que vem revolucionando a área estética e já é considerado o “queridinho” entre as celebridades.
Trata-se de um laser de diodo que promete oferecer grandes benefícios, além de ser mais seguro, confortável, comparado com os que já existem no mercado, e permanente.
Dentre suas características técnicas, é interessante citar que:
- Possui 4500 watts de potência, mais do que muitos equipamentos que encontramos por aí, além de ter 1600 para o diodo Light Sheer;
- Foram realizados 12 intensos anos de estudos para ingressar este equipamento no mercado e garantir tudo o que promete. Ou seja, ele foi exaustivamente verificado por profissionais e devidamente certificado pelos principais órgãos federais e mundiais antes de ir para os centros de estéticas;
- Tem um sistema de foto-reciclagem de 25% da energia refletida pela pele;
- Trabalha com uma intensidade suave de pulso, projetada para atingir as células-tronco do folículo cutâneo;
- Funciona também para outros fins estéticos (tira manchas, tatuagens, diminui marcas de expressão etc.), que não só a depilação definitiva.
1) Tratamento mais seguro
Um dos grandes diferenciais do Vectus é o seu leitor de melanina integrado, uma tecnologia exclusiva chamada Skintel, que permite identificar o tipo de pele do paciente e direcionar o melhor tratamento a ser realizado. Com esse recurso, é possível ter uma informação detalhada, como dados sobre a quantidade de pigmento da área a ser depilada. Assim, o aparelho fornece os parâmetros adequados para remover os pelos sem provocar queimaduras na pele ou deixar marcas.
2) Depilação mais rápida
O equipamento possui uma ponteira consideravelmente maior que outras máquinas de laser disponíveis no mercado (23mm X 38mm). Dessa forma, é possível tratar áreas maiores de maneira mais rápida. Ou seja, é viável e totalmente indicado para diminuir o tempo de cada sessão, otimizando os tratamentos em regiões como as costas, pernas inteiras e abdômen.
Além disso, o Vectus tem uma potência que chega quase ao triplo dos demais equipamentos, o que aumenta a eficiência do tratamento e reduz o número de sessões por área.
3) Menor desconforto durante as sessões
Com o resfriamento da ponteira de safira, o desconforto da aplicação é reduzido, tornando o tratamento quase que indolor, não sendo necessário sequer o uso de gel de contato. Mas, se mesmo assim o paciente sentir uma leve queimação no local ou demonstrar incômodos durante o tratamento, pode ser aplicado um creme anestésico para continuar as aplicações e/ou no início das próximas sessões. Toda e qualquer reação precisa ser sinalizada ao médico e, em caso de persistência, deve-se suspender o tratamento.
O Vectus laser age de forma gradativa, diminuindo aos poucos o crescimento e a densidade dos pelos. Em 5 ou 6 sessões, com intervalos de no mínimo 30 dias entre elas, já é possível ter resultados satisfatórios. Porém, o número de aplicações pode variar de acordo com as características de cada paciente e com a área a ser tratada. Em caso de peles com mais melanina, é natural que mais sessões sejam necessárias, por exemplo.
4) Agressão zero à pele
Quando arrancamos um pelo, seja através da cera, barbeador, máquina de barbear, pinça etc, é comum que aconteça uma espécie de inflamação nos bulbos onde crescem os cabelos. Esta inflamação chamamos de foliculite e é facilmente identificada pela aparição de pequenas espinhas de ponta branca na região depilada.
O método à laser destrói justamente estes folículos, evitando 100% a possibilidade do paciente de ter uma inflamação como esta.
5) Impacto ambiental
Só nos Estados Unidos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, cerca de 2 bilhões de barbeadores são usados e descartados no lixo do país a cada 1 ano. Um número alarmante e que deve ser bem próximo ao do Brasil, já que somos uma região conhecido mundialmente por nossa vaidade e cuidados com a beleza.
Toda técnica de depilação à laser é 100% sustentável, não agride o meio ambiente e não gera lixos ou resíduos significativos. Todos os itens utilizados durante o laser (papéis, forração da maca, géis) podem ser facilmente reciclados e, na sua maioria, também são biodegradáveis.
Optar por técnicas como a que o Vectus proporciona, não só ajuda na sua autoestima, mas também ajuda na preservação do planeta!
6) Contraindicações
O tratamento é contraindicado para gestantes, pacientes com lesões e doenças de pele ou com doenças crônicas cutâneas ativas (sem ou em tratamento). Também não é indicado para pessoas com alta sensibilidade na região a ser depilada.
Não é recomendado realizar a depilação a laser com a pele bronzeada (mesmo que artificialmente) e os pelos não devem ser removidos com ceras e pinças antes das sessões. Qualquer procedimento de remoção, se necessário, será realizado durante o procedimento.
7) Recomendações pós sessão
Após as aplicações, é indispensável o uso diário de protetor solar com FPS no mínimo 30, independente se a exposição é direta ou indireta na pele. Sol em praias ou banhos de piscina devem ser evitados no primeiro dia.
No mais, não é necessário repouso ou pausas, pode seguir a rotina normal e dar adeus aos pelos indesejados.