Guia para depilação a laser para tons de pele claros, médios e escuros

Guia para depilação a laser para tons de pele claros, médios e escuros
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 8 nov 2021 · Atualização: 8 nov 2021
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A realidade cumpre a promessa? Na maior parte, sim - e mais um pouco. É uma modalidade de tratamento realmente eficaz para redução de cabelo. Melhor ainda, a tecnologia laser de hoje está muito à frente de onde estava há alguns anos. As maiores inovações são em versatilidade, velocidade e dor - o que significa ausência de dor, um cirurgião dermatológico certificado há alguns anos, levaria uma hora para tratar cada perna - e não seria confortável. 

Os lasers

Agora temos tecnologias que nos permitem fazer uma perna em 15 minutos. Além do mais, os dispositivos de última geração, como o Motus AX, permitem que os profissionais tratem com segurança uma ampla gama de tons de pele, desde a pele mais clara até a mais escura.

Os lasers podem erradicar os pelos de todo o corpo, mas o rosto é, na verdade, a zona de explosão mais popular para as mulheres, enquanto os homens geralmente procuram costas com menos pelos. Onde quer que você decida ser tratado, obter redução permanente do cabelo - ênfase na palavra redução, já que nada vai eliminar todos os fios - normalmente requer de seis a oito sessões, com intervalos de algumas semanas. Você precisa fazer isso uma vez por mês, por pelo menos alguns meses, para direcionar o ciclo de crescimento do cabelo. Depois de um tratamento completo a laser, alguma manutenção é necessária (geralmente retoques anuais presumíveis), mas entre 70% e 90% do cabelo terá desaparecido.

Tudo isso representa uma vantagem competitiva para o laser em relação ao seu antecessor, a luz pulsada. O IPL é uma forma inespecífica de ajudar a se livrar do cabelo. Isso porque ele usa um comprimento de onda de luz mais amplo e menos direcionado do que o laser, o que significa que é menos preciso - e absolutamente não seguro para pessoas com pele média a escura. Em geral, é melhor reservado para pacientes com pele clara e cabelo escuro. Mesmo assim, os lasers proporcionam uma redução dos fios mais eficiente e com menos desconforto.

Tudo sobre depilação a laser

Eles também têm um perfil de segurança impressionante. Queimaduras e mudanças de pigmentação sempre são possíveis, mas esses riscos podem ser minimizados escolhendo uma clínica ou especialista experiente e licenciado - e falando ao primeiro sinal de desconforto. Se dói muito durante o procedimento, você está no lugar errado, está recebendo o laser errado e corre o risco de complicações. 

Valor do tratamento

O custo do tratamento varia de acordo com o centro escolhido e pode variar muito dependendo da sua localização, mas os médicos cobram entre R$ 300,00 a sessão por área. Damos um conselho: cuidado com as transações online que prometem preços significativamente mais baixos, porque as pechinchas geralmente indicam equipamentos questionáveis. Você pode encontrar a depilação a laser online por um preço muito, muito barato. Mas se você vai fazer a sessão por R$ 30,00. Mas você vai ser tratado com um laser usado com tecnologia de 10 anos atrás? Esses lasers podem custar metade do preço, mas você precisará do dobro do número de sessões porque a tecnologia é muito mais fraca.

A preços baixíssimos, é altamente improvável que um centro ou médico ofereça dispositivos de última geração - o que é uma bandeira vermelha em potencial, especialmente para pessoas de cor. Um laser mais antigo pode funcionar muito bem em um caucasiano médio, mas não será adequado para alguém com pele escura. Para evitar queimaduras, aqueles com tons de pele profundos devem procurar um especialista altamente treinado que entenda totalmente as nuances da cor da pele com laser e tenha as ferramentas certas para o trabalho. Escolher um especialista com várias opções de tratamento provavelmente custará mais do que seguir o caminho de vales descontos, mas você terá acesso a dispositivos mais seguros, eficazes e menos dolorosos.

Cosmedic
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Dr. Rafael Muller de Carvalho
Sem opiniões
Pirassununga, São Paulo
Instituto Galante Franco
Sem opiniões
Ribeirão Preto, São Paulo
Dra. Ana Luiza Barbosa
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Como encontrar o laser certo para sua pele e cor de pelo

Primeiro, vamos entender como os lasers funcionam. Todos os dispositivos de depilação a laser buscam melanina (ou pigmento) dentro dos folículos capilares. À medida que a melanina absorve a energia do laser, a luz se converte em calor, danificando os folículos e restringindo o crescimento do cabelo.

Dentro da família dos lasers, diferentes tecnologias atendem a diferentes cores de pele. Alguns, como o laser de diodo, têm comprimentos de onda mais curtos que funcionam bem para pele clara. Aqueles com comprimentos de onda mais longos, como o laser ND: YAG, penetram mais profundamente na pele, contornando a superfície densa de melanina, tornando-os mais seguros para peles mais escuras. Obviamente, como paciente, você não precisa falar sobre o laser, mas a clínica deve entender do assunto. Os dermatologistas classificam a cor da pele usando a escala de Fitzpatrick (o tipo I é o mais claro; o tipo VI, o mais escuro) e usam esse esquema para escolher o curso de tratamento mais seguro e eficaz.

Para pele clara

Pessoas com pele clara e pelo escuro são os candidatos ideais para a depilação a laser. Há muito pouco pigmento competidor na forma de pigmentação epidérmica. Quanto mais pigmento estiver presente no folículo piloso, mais eficaz será o tratamento real de depilação. A estimativa é que, com seis a oito sessões, é possível atingir 90% de depilação, com baixo risco de efeitos colaterais.

Tenha em mente que essas recomendações profissionais e garantias de segurança valem apenas quando a pele clara é realmente clara. Não faça tratamento com um bronzeado ativo, isso aumenta o risco de possíveis efeitos colaterais.

Depilação das costas a laser

Para pele clara a marrom média

A pele morena precisa de atenção extra para garantir eficácia e segurança. Com alguém que geralmente bronzeia, mas está do lado mais justo - um Fitzpatrick tipo III - poderíamos potencialmente usar uma alexandrita ou diodo, mas eu selecionaria configurações mais baixas e durações de pulso mais longas, para ser mais seguro.

Para aquelas com pele castanha média (tipo IV), o laser Nd: YAG de alcance profundo é uma escolha apropriada, é o laser que absorve menos melanina, reduzindo o risco de queimaduras.

Para pele marrom-escura

Por muitos anos, os lasers foram incapazes de tratar com segurança pessoas com pele profundamente pigmentada, devido à física em jogo: os lasers direcionam a melanina para destruir o cabelo, e as modalidades anteriores não podiam discernir entre a melanina no cabelo e a melanina na pele.

Mas a tecnologia a laser finalmente evoluiu ao ponto da inclusão - garantindo a pessoas de todas as cores de pele a liberdade da barba por fazer indesejada. Com os tipos de pele V e VI, no entanto, há ainda um risco muito significativo de efeitos colaterais. A importância de consultar um dermatologista treinado em laser que tenha vários dispositivos, ampla experiência no tratamento de pele escura e vontade de experimentar um local de teste no corpo. 

O que fazer antes e depois da sua consulta de depilação a laser

Abstenha-se de depilar, por um mês antes de sua primeira sessão; é importante ter o bulbo capilar na base do folículo intacto para que o laser possa atingir sua melanina. Um dia antes da sua consulta, depile-se. Você realmente não quer ter cabelo na superfície da pele. No dia seguinte, evite usar óleos ou loções na área a ser tratada: Qualquer coisa na superfície da pele pode afetar a óptica do laser, então você quer uma superfície o mais limpa possível.

Após a sessão, a pele tratada pode parecer vermelha, mas não há tempo de inatividade real. O cuidado pós-tratamento é fácil: evite a exposição ao sol por uma semana e use produtos suaves (sem retinóis ou ácidos), para evitar irritações na pele. Normalmente, em uma semana, o pelo começa a cair e com apenas mais algumas sessões, você estará praticamente sem pelos no futuro próximo.

Existe uma ampla variedade de marcas no mercado, são elas: Motus AX, Nd: YAG,  Alexandrite e entre outros.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...