Depilação a laser: conheça as diferenças entre os aparelhos
A cada dia que passa a depilação a laser vem ganhando mais espaço entre os brasileiros. Muitos escolhem a técnica por sua eficácia, enquanto outros fogem de métodos mais dolorosos e buscam uma opção mais cômoda.
Além disso, a depilação a laser oferece um resultado mais duradouro, sendo, inclusive, buscada por homens que querem se livrar do excesso de barba. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é utilizado o mesmo tipo de laser para todas as regiões do corpo. A densidade do pelo, a região do corpo e a cor da pele influenciam no tipo do laser utilizado. Vamos conhecê-los?
Laser Alexandrite: pouco doloroso e para pelos mais finos
É um tipo de laser bastante usado para depilação de pelos mais finos, como na região do buço, por exemplo. Além disso, a técnica combina o laser com um gás que resfria pele antes, o que evita queimaduras e propicia uma depilação menos dolorosa. No entanto, o laser Alexandrite é indicado para somente para peles claras. Isso porque, ao entrar em contato com peles escuras ou muito bronzeadas, pode causar queimaduras e manchas devido sua ação que busca a melanina concentrada na região do pelo.
Como funciona um laser de alexandrite?
O comprimento de onda da luz de alta energia emitida pelo laser é convertido em energia térmica e isso danifica a área alvo específica. Assim, os lasers de alexandrite funcionam por um processo de fototerapia : isso significa usar a luz (foto) para aquecer (termo) uma área selecionada para destruição ( lise ).
Os lasers de alexandrite causam destruição tecidual muito precisa da lesão e deixam o tecido na área circundante intacto.
- A depilação a laser precisa de várias sessões (3 a 6 sessões ou mais). O número de sessões depende da área do corpo a ser tratada, cor da pele, grossura do cabelo, etc.
- Os médicos geralmente recomendam esperar de 3 a 8 semanas entre as sessões de laser para depilação.
- Dependendo da área, a pele permanecerá completamente limpa e lisa por cerca de 6 a 8 semanas após o tratamento; é hora da próxima sessão quando os pelos finos começam a crescer novamente.
Laser Nd: Yag: para peles negras e pelos grossos
Como comentamos, o laser Alexandrite é contraindicado a peles escuras e para mostrar que existe outras opções, falamos da depilação com laser Nd:Yag. A depilação a laser Nd:Yag possui menos afinidade com a melanina, desse, modo, é o mais seguro para peles morenas. Também é eficaz contra pelos grossos.
Apesar de ser eficaz para peles escuras, o Nd:Yag é contraindicado para peles bronzeadas. Além disso, tem pouca eficácia com pelos brancos e possui uma ação um pouco mais dolorosa.
Nd:YAG não nos isenta dos cuidados necessários antes e depois de cada consulta durante o tratamento de depilação a laser. O uso do protetor solar deve ser um passo na sua rotina diária não só no rosto e pescoço, mas também na área atendida. A exposição ao sol faz com que a pele fique delicada e, nesse cenário, a luz do laser representaria um perigo. Se isso acontecer durante o tratamento, é obrigatório adiar a consulta até que a área seja recuperada em seu estado normal.
Da mesma forma, você deve evitar o uso de ingredientes incluindo ácidos glicólico e salicílico e quaisquer retinóides pelo menos cinco dias antes do seu tratamento, pois isso pode aumentar sua sensibilidade à energia da luz do laser. A nossa recomendação é que opte por produtos suaves e sem perfume.
Laser de diodo: mais populares e menos dolorosos
Deixamos para falar por último da depilação com laser de diodo, que possui diferentes potências e é usado para casos distintas. No entanto, é considerado o mais popular, mais seguro e menos doloroso.
O que é o laser de diodo e como ele funciona?
O laser de diodo é um sistema de depilação permanente que está no mercado há mais de dez anos . É um sistema de depilação eficaz, capaz de tratar praticamente todos os tipos de pele e pelos, sem riscos e em qualquer época do ano.
Consiste basicamente em um dispositivo que emite luz monocromática e unidirecional, cujo comprimento de onda consegue destruir o folículo piloso. Esta alta potência reduz a duração do tempo de pulso, atingindo a quantidade de energia necessária para atingir seu objetivo
- Soprano XL: é classificado como o menos doloroso por realizar vários disparos, mas com menos energia e, por isso, aquece e danifica menos a pele. No entanto, exige mais sessões e possui menos eficácia em peles escuras, justamente porque o laser busca o pigmento escuro do pelo.
- Milesman: possui uma ponteira refrigerada a -3ºC, o que proporciona um tratamento mais cômodo. Também é mais rápido e aconselhado para a depilação de grandes áreas do corpo. Além disso, é indicado para todos os tipos de pele.
- LightSher: é um tipo de depilação a laser que atua diretamente na raiz, enfraquecendo-a e reduzindo o crescimento de novos pelos. Além disso, esse tipo de depilação a laser é indicado para todos os tons de pele. A técnica se divide em dois tipos de laser: o LightSheer ET, que produz um feixe de luz concentrado e é indicado para tratar áreas menores, e o LightSheer Duet, um tipo de laser praticamente indolor e indicado para áreas maiores por sua velocidade e eficácia.
Resultados do laser de diodo e duração das sessões
Com uma média de 5 a 8 sessões, na maioria dos casos, são removidos entre 80% e 90% dos pelos, sendo os resultados visíveis a partir da terceira semana. Quanto aos restantes 10 ou 20% do cabelo que não é removido, trata-se de pelo residual, muito fino e com longos períodos de rebrota.
Em certas ocasiões, dependendo principalmente de aspectos como a cor, a espessura do pelo, a cor da pele ou a área em questão, podem ser necessárias algumas sessões a mais ou a menos.
Em relação à duração da sessão, com os sistemas de laser de diodo mais eficazes não ultrapassamos os 40 minutos por sessão, independentemente de serem pernas inteiras, virilhas ou axilas.
Vale destacar que cada tipo de depilação a laser vai requerer cuidados específicos durante os primeiros dias. Além disso, o número de sessões vai depender da região do corpo, da densidade do pelo e da cor da pele. Por isso, é fundamental contar com um profissional especializado e credenciado para o uso da técnica.
Já realizou uma depilação a laser? Então compartilhe sua história em nossa sessão de experiências!