Dez questões sobre a depilação a laser

Dez questões sobre a depilação a laser
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 27 mar 2015 · Atualização: 8 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Quem quer se ver livre dos pelos e não aguenta mais o incômodo das depilações periódicas, pode encontrar na tecnologia a laser uma grande aliada. Com a evolução da área estética, cada vez mais pessoas podem aderir a esse tratamento que oferece resultados duradouros.

Dor, pelos encravados e alergias são apenas alguns dos inconvenientes que os métodos de depilação tradicionais podem oferecer. A depilação a laser vem para substituir as famosas lâminas de barbear, ceras e cremes depilatórios, eficientes, mas que requerem uso contínuo. Tire suas dúvidas com dez perguntas e respostas que separamos sobre esse tratamento a laser.

1) Como funciona o laser?

O laser age diretamente na melanina, pigmento presente no pelo responsável pela sua coloração. Com o disparo do pulso de laser, a melanina absorve os fótons de energia liberando esse calor através da haste e do bulbo do pelo, fazendo com que a estrutura do fio seja destruída. Os pelos que não são eliminados no momento da aplicação do laser crescem mais finos, claros e espaçados.

2) Quais os tipos de laser mais utilizados?

Os lasers mais comuns são o de diodo e o de alexandrite, mas a escolha da tecnologia dependerá do tipo de pele e do pelo de cada pessoa.

pixabay-zerocool.jpg

3) Quem tem pele morena pode fazer a depilação?

Existem equipamentos modernos com regulagem de intensidade da luz que oferecem resultados satisfatórios para a pele morena e negra. Cada caso deve ser analisado pelo profissional antes de iniciar o tratamento para evitar manchas.

4) Em quais regiões do corpo o laser funciona melhor?

Em geral, o laser pode ser aplicado em todas as partes do corpo, mas especialistas esclarecem que o pelo mais grosso e escuro (normalmente encontrados na axila, virilha, perna e na barba) podem responder melhor ao processo. Quanto mais fino for o pelo e quanto mais espessa for a pele, menos energia será captada pelo fio.

5) Que cuidados devo tomar antes e depois das sessões?

Um mês antes de começar o tratamento é recomendável não tomar sol e não depilar com cera ou com pinça a região a ser tratada. Depois das sessões, é indicado o uso de gel calmante, normalmente aplicado na própria clínica, e também o uso de compressas com gelo se houver muito desconforto.

6) Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões também depende de cada caso. Normalmente são feitas de quatro a seis aplicações de laser, reduzindo gradualmente o crescimento dos pelos. Depois de um ano podem ser necessárias manutenções.

flcikr-gfairchild.jpg

7) Posso me depilar durante o tratamento?

Durante o tratamento está liberada a depilação com lâmina e com cremes depilatórios, que não interferem na estrutura do pelo. Não é indicada a depilação com cera, pinça ou eletrólise um mês antes do início do tratamento nem entre as sessões a laser.

8) A aplicação do laser dói?

Atualmente, encontramos diferentes tipos ou técnicas de depilação a laser. Claro, muitas vezes se diz que se dói, é mais eficaz. Que verdade há nisso?

Já dissemos que se você não quer que doa, não se preocupe, não vai doer. Antes você tinha que passar pela dor para fazer o tratamento porque era assim, mas essas tecnologias se tornaram obsoletas e já existem lasers indolores .

Como era a tecnologia antes e como está agora? Antes, emitia tiros em alta temperatura para destruir o cabelo. Punções que geraram sessões dolorosas e que foram altamente eficazes. Na verdade, eles estavam em muitos centros de baixo custo. No entanto, o principal problema com essas técnicas era a dor.

Como era a tecnologia antes e como está agora? Antes, emitia tiros em alta temperatura para destruir o cabelo. Punções que geraram sessões dolorosas e que foram altamente eficazes. Na verdade, eles estavam em muitos centros de baixo custo. No entanto, o principal problema com essas técnicas era a dor.

Mas a nova tecnologia marca um antes e um depois. Estamos lidando com a tecnologia Soprano, um princípio médico que destrói o folículo a baixa temperatura . A descarga de energia dura vários segundos e a temperatura da pele é baixa, com temperatura entre 50ºC no folículo e 25ºC na epiderme. Assim, a dor é mínima e não há risco de queimadura.

No entanto, deve-se levar em consideração que, embora não tenha sido completamente indolor , a maioria das pessoas o tolera sem problemas. Poucas pessoas sentem desconforto.

9) Existe algum risco?

Os riscos são mínimos, mas que podem ser agravados se a depilação a laser não for realizada por um profissional habilitado. Ele deverá ter conhecimento sobre a tecnologia, especialmente porque é necessário regular a intensidade do laser a ser aplicado. Se for feito de forma inadequado, o tratamento pode ocasionar desde manchas (escuras ou claras) até queimaduras graves.

Conheça mais sobre os possíveis efeitos colaterais:

Vermelhidão

O risco mais comum que pode surgir após a sessão é a vermelhidão na área tratada, devido à pequena irritação causada pelo laser nas camadas superiores da derme. Pode ocorrer até três dias após o tratamento e pode ser aliviado simplesmente aplicando frio na pele.

Dor e inchaço

Outros sintomas menores que podem aparecer com bastante frequência são dor leve , coceira na área, formigamento ou inchaço dos folículos. Em circunstâncias normais, todos esses problemas desaparecem aproximadamente três dias após a sessão.

Hematomas e hemorragias

Outros efeitos colaterais moderadamente importantes que podem ocorrer são pequenos hematomas de dormência, sangramento de lesão nas paredes dos vasos sanguíneos ou crostas. Se esses sintomas persistirem por mais de 5 dias após a depilação, é necessário consultar um médico para tratamento.

10) Quanto custa a sessão?

Os preços podem variar de R$ 200 a R$ 400, dependo da região a ser depilada. Esses valores também variam de acordo com a cidade onde você fará o tratamento.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre depilação a laser, não deixe de publicar sua pergunta aqui

Fotos: por gfairchild (Flickr).

Clínica Yaga
Sem opiniões
Betim, Minas Gerais
Dr. Rafael Muller de Carvalho
Sem opiniões
Pirassununga, São Paulo
Clínica Prado Ferian
Sem opiniões
Itajaí, Santa Catarina
Dr. Marcelo Zardo
1 Opinião
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...