Depilação a laser funciona?
Se você está insatisfeita em precisar estar constantemente se depilando para ficar livre de pelos, a depilação a laser é uma ótima opção a ser considerada. Esse procedimento utiliza uma tecnologia de luz concentrada para prevenir o crescimento de pelos e pode ser realizada em qualquer área do corpo.
A depilação a laser é definitiva?
A depilação a laser não é um procedimento definitivo, no entanto, muitos pacientes ficam anos sem pelos na região tratada. Além disso, mesmo quando os pelos voltam a crescer, geralmente vem em menor quantidade. Já nas primeiras sessões pode-se notar os resultados do procedimento, com diminuição dos pelos (em torno de 25%) e redução da espessura.
Para eliminação de todos os pelos, a maioria dos pacientes precisam de 2 a 6 sessões. Para manter a área sempre sem pelos, é necessário fazer sessões de manutenção, conforme a necessidade de cada paciente.
Como funciona o procedimento?
Na depilação a laser, os folículos pilosos, que são pequenas cavidades de onde se originam os pelos, são afetados pelo laser. Os folículos absorvem o laser, que é atraído pelo pigmento de melanina do pelo, fazendo com que esse evapore. Por esse motivo que por muitos anos não se recomendava depilação a laser para pessoas de pelos loiros e nem para peles negras. No entanto, atualmente, existem laser mais modernos como o Crystal 3D que permitem aplicação do laser em qualquer tom de pele e qualquer coloração de pelos. Isso acontece porque o Crystal 3D combina três tecnologias de laser em um equipamento, possuindo um modo especialmente para pelos claros. Além disso, esse equipamento tem a tecnologia de fototermólise seletiva, ou seja, destrói os folículos sem lesionar os tecidos ao redor, como a pele.
Preparação
A depilação a laser requer alguns cuidados básicos com a pele na região em que será feita o tratamento. Os principais cuidados são:
- Evite exposição solar antes do tratamento. O procedimento não deve ser feito na pele bronzeada.
- Depile a pele um dia antes. Como a depilação remove a parte do pelo que está acima da pele, isso evita danos que podem ser causados à pele devido aos pelos queimados.
- Evite irritar a pele.
- Evite depilação com cera.
- Evite tomar medicamentos que aumentam o risco de sangramento como a aspirina (AAS).
- Evite realizar auto bronzeamento com cremes antes do procedimento.
Durante a sessão
Antes do início do procedimento, pode ser que você receba um gel anestésico, principalmente em áreas que são mais sensíveis. Muitos pacientes relatam que sentem o laser como alfinetadas quentes ou como se um elástico fosse esticado e soltado sobre a pele. Alguns pacientes relatam ser uma dor bastante incômoda, no entanto, atualmente, com equipamentos de última geração como o Crystal 3D que possuem sistema de refrigeração, a dor é minimizada.
Ao longo do tratamento, pequenas nuvens de fumaça são formadas, com um cheiro de enxofre. Isso ocorre porque o pelo está sendo vaporizado pelo equipamento. A duração da sessão depende da área a ser tratada, podendo durar de minutos a horas.
Riscos da depilação a laser
As reações adversas mais comuns da depilação a laser são pequenas irritações na região da aplicação que duram apenas alguns dias. Algumas delas são:
- Inchaço.
- Desconforto.
- Vermelhidão.
Mudanças na cor da pele podem acontecer mais raramente. O clareamento da região, por exemplo, pode acontecer em pacientes que não evitam a exposição solar antes e depois do tratamento e em pessoas com pele mais escura.
⚠️ A depilação a laser não é recomendada na região pálpebras, sobrancelhas ou áreas próximas, devido à possibilidade de lesões no olho.
Recuperação
O procedimento exige alguns cuidados mínimos após a realização, mas não interfere na realização de atividades diárias. Alguns cuidados a serem tomados são:
- Evite a exposição solar na região em que o procedimento foi realizado e use protetor solar diariamente.
- Evite quaisquer procedimentos de bronzeamento artificial.
Para pequenos inchaços e vermelhidão na região, você pode aplicar uma compressa gelada para aliviar o desconforto.
Contraindicações da depilação a laser
A depilação a laser não é recomendada para pacientes grávidas, pois não existem estudos que demonstrem evidências suficientes para afirmar que o procedimento é seguro para o bebê.
Dúvidas comuns sobre a depilação a laser
A melhor forma de se decidir quanto à realização de um procedimento é se informando. Aqui vão respostas às dúvidas mais frequentes sobre a depilação a laser.
Artigo relacionado: Guia para depilação a laser para tons de pele claros, médios e escuros
A depilação a laser pode causar câncer?
Não. A luz usada na depilação a laser é inofensiva e não danifica o DNA, que é o mecanismo que leva ao câncer. A luz da depilação a laser atinge somente a melanina do pelo e não atinge as demais estruturas adjacentes.
A depilação a laser pode ser feita em casa?
Atualmente existem diversos equipamentos de depilação a laser caseiros disponíveis para compra. No entanto, esses equipamentos não são tão potentes, sendo capazes de fazer uma pequena remoção de pelos. Lembre-se de que, procurar um especialista para orientar e decidir a quantidade de sessões.
A depilação a laser melhora a foliculite?
A foliculite consiste na inflamação dos folículos pilosos, que são as cavidades de onde os pelos se originam. A foliculite faz surgir pequenas bolinhas vermelhas em relevo na pele, semelhantes a espinhas, que podem incomodar pela sua aparência. Com a eliminação dos pelos pela depilação a laser, a foliculite pode melhorar e até desaparecer de vez.