Cinco mitos sobre o Covid-19 para ficar de olho
O Covid-19 ou Coronavírus é uma realidade que todos nós estamos vivendo e, aparentemente esse inimigo invisível, como alguns o chamam, atingiu todos os cantos da Terra e está gerando um pânico coletivo, promovido de alguma forma por todos os tipos de mídia de informação.
Para dizer a verdade, existem tantos dados que vemos e ouvimos diariamente sobre o coronavírus, que não sabemos mais quais são verdadeiros e quais não são. Abaixo, você encontrará informações sobre os mitos e realidades desse vírus, já que globalmente existem muitas teorias que estão sendo criadas e muitas baseadas em notícias ou boatos falsos e outras surgiram do conhecimento popular.
Para que você não acredite em tudo o que aparece nas redes sociais, aqui deixamos 5 mitos e fatos sobre o coronavírus.
1. Remédios caseiros
Lembro-me de que nos últimos dias chegou uma mensagem no meu whatsapp dizendo que fazer suco de limão com bicarbonato de sódio matava o vírus. Além disso, já vi milhares de posts em redes sociais relacionadas, por exemplo, ao consumo de alho e, embora seja verdade que alimentos como alho, limão, gengibre e ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas e são saudáveis, não foi comprovado que eles protegem contra o novo vírus.
Também foi sugerido para limpar o corpo com óleo de gergelim, álcool ou cloro; isso também não funciona; na verdade, tanto o álcool quanto a água sanitária podem ser muito prejudiciais à pele.
A realidade é que, no momento, não há vacina conhecida ou cura imediata contra o coronavírus. Segundo relatos, cientistas de diferentes países estão trabalhando duro para encontrá-lo e pode levar vários meses para que isso aconteça.
2. O vírus morre com o calor
Existem muitos rumores de que o vírus morre no calor ou que em países com climas quentes dificilmente sobreviverá. A esse respeito, a Organização Mundial da Saúde disse que o Covid-19 pode ser transmitido para qualquer lugar do planeta.
A OMS também negou teorias, como que lâmpadas UV ou secadores de mãos desinfetam e matam o Covid-19.
A realidade é que, para se proteger, a OMS recomenda lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com gel desinfetante e secá-las com toalhas de papel ou um secador de ar quente.
3. As crianças não se contagiam
Isso é falso. A OMS relata que pessoas de qualquer idade podem contrair o Covid-19, embora tenha sido demonstrado que adultos e pessoas com asma, diabetes ou doenças cardíacas podem ficar gravemente doentes.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), embora as crianças não pareçam ser um grupo de alto risco, há casos de crianças infectadas e, como nos adultos, todas as diretrizes de higiene devem ser seguidas e o contato social evitado.
4. O Covid-19 é transmitido por mosquitos
Até o momento, não há estudo ou evidência que mostre que os mosquitos transmitem o Covid-19.
Trata-se de informação que está na cabeça de muitas pessoas, mas a OMS descarta isso, pois o coronavírus é transmitido por contato com outra pessoa infectada, principalmente por meio de gotículas geradas ao espirrar ou tossir.
5. Desinfetantes domésticos
Desde que o novo coronavírus foi relatado como uma pandemia, o gel desinfetante tornou-se escasso em todo o mundo. Como resultado, as receitas de como fazer um gel caseiro se multiplicam, mas deve-se esclarecer que esse tipo de gel serve apenas para desinfetar superfícies, não é recomendável usá-las na pele, pois o gel usado na pele uma série de componentes muito mais suaves.
Então por favor! Não acredite em tudo o que é publicado nas redes sociais: para ter informações muito precisas sobre o novo coronavírus, recomendamos visitar sites de fontes confiáveis e especialistas da área e, mais importante, seguir as diretrizes de higiene e isolamento recomendadas pelo OMS.
Fontes:
Organização Mundial de Saúde // https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
Centers for Disease Control and Prevention - CDC// https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html