COVID-19? Cirurgia.Net responde
Não se pode negar. A nova pandemia de COVID-19 está gerando muitas dúvidas em todos nós e, especialmente naqueles que têm que realizar um tratamento ou cirurgia nos próximos dias.
Por esse motivo, decidimos coletar todas as perguntas mais frequentes de nossos usuários neste artigo, tratando de oferecer respostas confiáveis e verificadas. Recomendamos que você também visite nossa Comunidade, pois pode conversar com outras pessoas, compartilhar seus sentimentos e dúvidas com elas.
¿O que é COVID-19?
➡️ O que são os coronavírus?
Os coronavírus são uma classe de vírus que causa vários tipos de doenças respiratórias. Seu nome científico é Coronaviridae e eles são a base de doenças comuns, como a gripe sazonal, mas também de doenças mais graves, como MERS e SARS. Seu nome peculiar é dado pela forma particular da coroa observável ao microscópio eletrônico. A principal característica dos coronavírus é atacar as células do trato respiratório e gastrointestinal, afetando humanos e animais, como mamíferos e aves.
➡️ O que significa o SARS-Cov-2?
No último dezembro, um novo tipo de coronavírus chamado SARS-Cov-2 foi encontrado na província chinesa de Hubei. A descoberta foi oficializada pelo Comitê Internacional para a Taxonomia de Vírus (ICTV), que escolheu a sigla SARS-CoV-2, que corresponde ao "coronavírus 2 relacionado à síndrome respiratória aguda severa".
➡️ O que significa COVID-19?
COVID-19 é o nome científico dado a doenças respiratórias agudas causadas pelo vírus SARS-CoV-2. O diretor geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou sua identificação em 11 de fevereiro. Seu nome é a fusão das palavras Doença de Corona e 19 por ser o ano de sua primeira aparição.
Como ocorre a infecção
➡️ Qual é o principal método de transmissão?
Como todos os vírus respiratórios, o COVID-19 também é transmitido viajando nas gotas de água contidas na respiração e na saliva. A infecção ocorre de pessoa para pessoa quando entra em contato próximo com uma pessoa infectada.
A comunidade científica internacional afirma que o vírus nasceu inicialmente em algumas espécies animais, provavelmente morcegos, e depois adaptado aos seres humanos. Além de fundamentada cientificamente, esta tese coincide com o primeiro surto entre trabalhadores na feira de animais de Wuhan.
➡️ Quem pode estar infectado?
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, o vírus pode ser contraído entrando em contato com a saliva do paciente. Por esse motivo, todos aqueles que:
- Moram na mesma casa que um caso COVID-19;
- Tiveram contato físico direto com um caso COVID-19;
- Tiveram contato desprotegido com a saliva de um caso COVID-19;
- Estiveram a menos de dois metros de um paciente por mais de 15 minutos;
- Estiveram em um ambiente fechado com um paciente (trens, aviões ou salas de reuniões)
- Trabalham em um laboratório que lida com amostras de COVID-19 sem usar o EPI recomendado ou não compatível;
- Viajaram de avião, sentado nos dois assentos adjacentes, em qualquer direção, de um caso COVID-19. Isso inclui companheiros de viagem e membros da tripulação designados para a seção da aeronave em questão.
Estima-se que o período de incubação é de 15 dias antes do início dos sintomas.
Como se proteger da epidemia
➡️ Como posso me proteger de uma infecção?
Para tentar parar a infecção, você precisa minimizar o contato com outras pessoas. Emendas recentes de alguns estados brasileiros impõem medidas restritivas, como por exemplo a suspensão de formaturas e outras atividades que exigem aglomerações.
➡️ Eu tenho que usar máscaras?
O uso de máscaras é recomendado apenas para os pacientes que precisam conter a infecção. Neste momento, é necessário seguir cuidadosamente as disposições das autoridades e o uso de dispositivos não compatíveis pode sair pela culatra e expô-lo a um risco aumentado. No entanto, se você decidiu usar uma máscara cirúrgica, tenha muito cuidado com os golpes e lembre-se de comprar apenas produtos farmacêuticos descartáveis da marca CE.
➡️ Como posso desinfetar minhas mãos?
Higiene e lavagem das mãos são o primeiro requisito para evitar a infecção. Lave as mãos começando pela parte de cima, logo a palma da mão e o espaço entre os dedos. Você também pode usar uma escova de dentes para limpar bem as unhas. O tempo deve corresponder a 60 segundos, a duração de um "Parabéns a você". Se você não tiver água e sabão, desinfecte as mãos com álcool gel.
➡️ Posso pegar o vírus tocando no ônibus?
Não temos dados conhecidos sobre a sobrevivência do vírus fora do corpo humano, mas especialistas sugerem que ele pode permanecer ativo por algumas horas. O uso de desinfetantes pode matar o vírus, cancelando sua capacidade contagiosa. Sempre use produtos desinfetantes para as mãos e para limpar sua casa, preferindo detergentes à base de álcool ou cloro.
Os sintomas
➡️ Quais são os sintomas do COVID - 19?
Os sintomas mais frequentes são tosse seca, febre e dificuldades respiratórias; em casos mais raros, também ocorrem desordens gastrointestinais. Se você acha que tem esses sintomas, não precisa ir ao hospital, mas ligue para o SUS para obter mais informações. A ligação é gratuita: basta discar 136.
➡️ Existe uma cura para o COVID-19?
Infelizmente, atualmente não há vacina para combater o COVID-19, mas existem medicamentos disponíveis para limitar o impacto na saúde do paciente. O Brasil já está tomando medidas de prevenção e aumento do quadro médico para a chegada massiva do vírus.
COVID 19 e cirurgia estética
➡️ Marquei uma intervenção para a próxima semana, é possível adiá-la?
Para o seu cirurgião, a saúde vem em primeiro lugar! Ele decidirá se deve ou não adiar a data da intervenção. Atualmente, muitos médicos estão enviando comunicações a seus pacientes, informando-os dos passos que eles decidiram tomar.
➡️ Me operei na semana passada, estou mais exposto aos riscos de contágio?
Fizemos esta pergunta ao prof. Pierfrancesco Cirillo, Presidente da AICPE (Associação Italiana de Cirurgia Plástica Estética). Pacientes que foram submetidos à cirurgia recentemente estão mais expostos devido à profilaxia com antibióticos e choque cirúrgico. Se você fez uma operação recente, tente ficar em casa e evite o contato com outras pessoas; se tiver sintomas, entre em contato com o cirurgião.
➡️ Posso ir ao meu médico para realizar exames pós-operatórios?
Muitos médicos estão reduzindo o número de consultas de acompanhamento, visitando apenas os casos que apresentam complicações. O restante dos pacientes pode ser visitado pelo Skype por meio de uma vídeo chamada. Esta é uma medida excepcional prevista pelas novas medidas de segurança.
Bibliografia
Ministério de Saúde do Brasil //https://www.gov.br/saude/pt-br