Coronavírus: Fazendo as coisas certas para um lar limpo
Limpar e desinfetar sua casa pode ajudar a reduzir o risco de contrair o Covid-19 e o risco de repassá-lo a outra pessoa.
A transmissão de pessoa para pessoa é um risco muito maior do que a transmissão através de superfícies, mas a vida útil do vírus é:
- 3 horas no ar;
- 24h em papelão;
- 3 dias no máximo em plástico e aço;
- 4 dias em madeira;
- 5 dias em vidro.
Abaixo estão as etapas que você pode seguir para manter sua casa limpa e desinfetada:
Lave as mãos
Você já ouviu isso centenas de vezes e continuará escutando, mas a melhor maneira de reduzir o risco de contrair o Covid-19 (ou passá-lo a outra pessoa) é lavar as mãos com água e sabão. Lembre-se de fazê-lo após tossir, espirrar, tocar seu rosto, usar o banheiro ou se você estiver prestes a deixar um lugar e ir para outro. Não se esqueça de também lavar regularmente a toalha!
Hidratação: Ao lavar as mãos o dia inteiro, é normal que a pele seque. Aplique um hidratante (ou manteiga de cacau, óleo de coco, vaselina, etc.) diariamente após secar as mãos. Tente também usar luvas ao lavar a louça ou limpar a casa, por exemplo.
Lavar e desinfetar superfícies
Limpeza e desinfecção são duas coisas muito diferentes. Primeiro lave as superfícies e depois desinfecte-as. A limpeza envolve a remoção de contaminantes de uma superfície. Desinfetar é matar patógenos.
Primeiro, limpe as superfícies, removendo quaisquer contaminantes, poeira ou detritos. Para fazer isso, você pode limpá-los com água e sabão (ou um spray de limpeza). Em seguida, aplique um desinfetante adequado para a superfície. A maneira mais rápida e fácil é usar lenços umidecidos com álcool 70% ou um spray desinfetante. Faça o seu spray em casa:
- Pegue um frasco de spray;
- 4 colheres de sopa de água sanitária;
- 1 litro d´água;
- Pulverize as superfícies com o produto e limpe com um pano úmido.
Áreas de risco
Algumas áreas da casa são mais afetadas por micróbios. Aqui estão os objetos que você deve desinfetar diariamente:
- Puxadores (portas, geladeiras e armários);
- Interruptores;
- Chaves;
- Teclados de computador;
- Controles remotos;
- Banheiros;
- Smartphones e tablets.
Observação: as telas dos seus smartphones e tablets devem ser limpas com álcool isopropílico a 70% (os dispositivos devem estar desligados), usando um pano de microfibra para evitar danificar a tela sensível ao toque. No banheiro, evite o contato entre as escovas de dentes e separe-as em copos diferentes.
Areje a casa
Para renovar o ar da sua casa, recomendamos que você ventile duas vezes por dia, abrindo as janelas em todos os ambientes possíveis. Se alguns dos seus quartos não tiverem uma abertura externa, tente criar correntes de ar pela casa, abrindo todas as portas. Ventile a casa por 15 minutos, duas vezes ao dia e mais, se estiver secando roupas. Não se esqueça de agitar suas almofadas e tapetes na janela!
Lave roupas regularmente
A lavanderia deve ser bastante utilizada em tempos de Coronavírus. É necessário lavar regularmente suas roupas, principalmente as usadas ao sair de casa, como também os lençóis, toalhas e panos de prato. Um ciclo a 60 graus destrói o vírus. Se você precisar lavar certas roupas à mão, use água fervente e deixe-as de molho por vários minutos, pois o calor reduz o risco de contágio.
COVID-19 e cirurgias estéticas
Tenho um procedimento cosmético planejado para a próxima semana. Pode ser adiado?Para seu cirurgião, sua saúde está em primeiro lugar. O seu médico decidirá por si mesmo se adia ou não a data da operação. Hoje, muitos médicos enviam avisos aos seus pacientes informando-os das intervenções que escolheram.
Fiz uma operação na semana passada. Estou mais exposto ao risco de infecção?Pacientes que foram submetidos a cirurgia recentemente apresentam risco aumentado de profilaxia antibiótica e choque cirúrgico. Se você fez uma cirurgia recentemente, fique em casa se possível e evite contato com outras pessoas. Se você notar algum sintoma, entre em contato com o seu cirurgião.
Posso ver meu médico para exames pós-operatórios?Muitos médicos reduzem o número de exames e só consultam casos de complicações. Outros pacientes podem ser aconselhados pelo Skype, por exemplo. Esta é uma recomendação excepcional como parte das novas medidas de segurança.
Você tem alguma pergunta adicional? Deixe nos comentários - Encaminharemos seus comentários aos nossos médicos para que possam obter a opinião de especialistas.
Medidas para pacientes
- Questionário telefônico antes da consulta: Será realizado um questionário telefônico antes de ir ao centro e, se você apresentar indícios de COVID-19, será aconselhável adiar a consulta por 3 semanas.
- Ir ao ambulatório sozinho: Você deve ir ao ambulatório sozinho, ou seja, sem acompanhante (caso seja necessário estar acompanhado na clínica explicará como proceder).Controle de temperatura: Ao chegar na clínica, sua temperatura será medida através de um termômetro infravermelho e, se você tiver febre (> 37,5ºC), a consulta será cancelada.
- Vá sem joias: você deve ir à clínica sem joias, pois foi demonstrado que o coronavírus permanece em superfícies de metal por alguns dias.
- Use máscara: Vá à consulta sem o rosto e com máscara, se não tiver máscara, a clínica providenciará.
- Pontualidade: Você deve chegar no horário combinado com a clínica para evitar contato com outros pacientes.
- Higiene das mãos: Ao chegar à clínica, você deve desinfetar as mãos com um gel hidroalcoólico.
- Pagamento por cartão ou transferência: Desta forma, evita-se o pagamento à vista e reduz-se a probabilidade de contaminação.
- Documentação: A entrega e coleta da documentação pelo médico será feita com luvas descartáveis.
- Evite salas de espera: Se possível, é preferível ir direto para a consulta. Se você ficar na sala de espera, não deve coincidir com outros pacientes.