Como comer saudável durante a quarentena

Como comer saudável durante a quarentena
Como comer saudável durante a quarentena
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 9 abr 2020 · Atualização: 24 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Comer de forma saudável e equilibrada durante a quarentena é realmente difícil, verdade. Mas não há necessidade de se culpar, porque a culpa é o pior aliado da dieta, já que a primeira coisa que fazemos para nos consolar é se jogar em sorvetes, doces e chocolates. O tédio e a rotina repetitiva de ficar sempre em casa não ajudam, e cozinhar é uma ótima maneira de passar o tempo em que você não pode sair. Mas os truques para comer bem são muitos, vamos ver juntos o que podemos fazer para não ceder às tentações!

Se o tédio não é um bom aliado da dieta, o tempo está do nosso lado. De fato, muitas vezes, a razão pela qual não podemos seguir uma dieta equilibrada e saudável é dada pela falta de tempo, mas nesse período de quarentena e pandemia, certamente não podemos reclamar de ter que correr de um lado para o outro e não ter tempo suficiente para dedicar ao fogão.

Então, vamos aproveitar todo esse tempo que descobrimos para integrar alguns pequenos truques em nossos hábitos diários que nos ajudarão a aproveitar ao máximo os recursos que temos em casa e reduzir a ingestão de alimentos não saudáveis ​​que podem nos fazer ganhar peso.

Estude a despensa

A primeira regra para evitar desperdícios é estar sempre atualizado sobre o status de nossas despensas. Como as idas ao supermercado e as entregas ao domicílio são reduzidas ao mínimo necessário, é importante optar por ingredientes simples e duradouros, que podem ser usados ​​como base para muitas receitas diferentes. Estes são alguns dos produtos sempre recomendados:

  • Farinha. Este ingrediente simples, na verdade, possui um potencial quase mágico. Você acha que o pão é feito de apenas 3 elementos: farinha, água e sal. Mas se adicionarmos óleo ou manteiga a esses três ingredientes, a variedade de produtos que podemos alcançar é quase infinita: focaccia, macarrão, nhoque, biscoitos, bolos. E se não nos limitarmos a um único tipo de farinha, podemos alcançar um repertório quase infinito de possibilidades. E para piorar a situação, as farinhas também podem ser misturadas. Portanto, se nos encontrarmos com 2 ou 3 pacotes abertos e quase acabados de farinhas diferentes, podemos combiná-los para aproveitar ao máximo cada grama do que compramos.
  • Ovos. Aqui está outro ingrediente incrivelmente versátil: você já pensou em quantas coisas você pode fazer com ovos? Não só eles podem ser os protagonistas de um prato, mas também são um ótimo recurso para criar receitas diferentes: quiche, tortas doces ou salgadas, tortas, saladas e muito mais. A vantagem é que eles são mais baratos que a carne e duram mais e nem ocupam muito espaço! Mas tome cuidado para não exagerar, você não vai querer ter colesterol alto demais!
  • Leguminosas. No mínimo, será dizer representam uma fonte saudável e de baixa caloria na qual confiar. Além disso, as leguminosas são ricas em fibras, vitaminas e proteínas, tanto que representam a "carne" dos vegetarianos. Uma vez adquiridos (melhor ainda se em granel para não desperdiçar plástico desnecessário!), eles podem ser armazenados em frascos bonitos que também ajudarão a dar à cozinha um toque mais rústico. O repertório de receitas à base de leguminosas é realmente rico: sopas, almôndegas e super saladas dão água na boca só de pensar nelas! Grão de bico, lentilha, feijão preto, feijão branco, favas, ervilhas... Você não quer que eu liste todos?
  • Arroz. Mais leve e mais nutritivo que o macarrão e também mais barato. O arroz é outro elemento indispensável para comer bem e tentar limitar a ingestão calórica. Como as leguminosas, esse elemento também pode nos ajudar a criar receitas novas e saborosas todos os dias, sem se preocupar muito com a linha: podemos usá-lo para legumes ao forno, para fazer um risoto ou simplesmente como acompanhamento, se quisermos dar um sabor internacional e exótico ao nosso jantar. De fato, como a farinha, também existem muitas variedades de arroz: arbório, basmati, bomba, integral e assim por diante! Pense: com as leguminosas, você pode fazer um curry de lentilha acompanhado de arroz basmati: delicioso, fácil, leve e barato.
  • Especiarias. Rainhas indiscutíveis de toda a despensa do mundo, as especiarias nos dão todo o espaço que precisamos para ser criativos e mudar os sabores de nossas refeições todos os dias: ervas mediterrâneas, pimenta, açafrão, cardamomo, noz-moscada, gengibre. Ervas e especiarias podem ser usadas para cozinhar e preparar chás e infusões de ervas, que além de enriquecer a variedade de nossas receitas também ajudarão a construir nossas defesas imunológicas e acelerar o metabolismo.
Como comer saudável durante a quarentena

Experimente produtos vegetais

Ovos e legumes nos ensinam que existem alternativas viáveis ​​à carne, que duram mais e custam menos. Isso também pode ser aplicado a produtos lácteos, especialmente manteiga. De fato, o azeite e o óleo de girassol podem ser usados ​​no lugar da manteiga para criar massas doces e salgadas.

A massa quebrada com óleo, em particular, representa uma excelente base para a preparação de biscoitos e tortas leves, adequados tanto para o café da manhã quanto para o chá das cinco. Além disso, alternativas ao leite à base de plantas, como leite de côco, amêndoa ou aveia, podem ser usadas para criar doces e sobremesas com baixo teor de gordura, também adequados para pessoas mais atentas ao condicionamento físico.

Caseiro é sempre mais saudável

Como temos tempo para cozinhar, levantar e deixar descansar nossos preparativos, precisamos aproveitar isso para fazer o mesmo em casa:

  • Massa mãe: a levedura é simplesmente composta de água e farinha deixada para descansar. Mesmo que você não tenha o fermento-mãe passado de geração em geração, aproveite a oportunidade para iniciar seu próprio fermento pessoal, para usá-lo para preparar pão e pizza completamente sem conservantes!
  • Pão caseiro: um bom pão cozido por nós com o nosso fermento caseiro dura pelo menos 4 dias. Quando estiver muito duro, você pode transformá-lo em farinha de rosca e usá-lo para envolver hambúrgueres, por exemplo. Se amolecido com um pouco de leite, você pode fazer bolinhas de pão no almoço ou rabanadas no café da manhã. Uma excelente alternativa ao pão plastificado do supermercado, carregado com açúcar e conservantes adicionados.
  • Iogurte: iogurte também é um pouco como massa mãe. De fato, se misturado ao leite, pode ser usado como base para a produção de iogurte caseiro em um ciclo contínuo. Uma preparação fácil e divertida para experimentar, até com as crianças.
Como comer saudável durante a quarentena

Não faça muitas renúncias

Dedique o tempo que puder e não faça muitos sacrifícios. Essas devem ser as duas regras de ouro a serem seguidas para continuar (ou começar!) uma dieta variada e equilibrada. E se você realmente não pode desistir de lanches, doces e chocolates para assistir na frente da TV enquanto assiste sua série favorita, verifique se você tem algo preparado por você em mãos, para ter mais controle sobre as gorduras e açúcares adicionados.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...