Simulação 3D no consultório de cirurgia plástica: a consulta moderna
Um dos medos que pode surgir ter antes de uma cirurgia é não saber como será o resultado final: "Vai ficar bom? Ficarei muito diferente? Vou gostar?¨ Agora, graças aos últimos avanços tecnológicos, pacientes podem ver uma simulação do resultado após uma hipotética intervenção. Este sistema, baseado na tecnologia 3D, está sendo utilizado pelas clínicas de cirurgia estética mais prestigiadas do país.
Sucesso entre os pacientes que já experimentaram, a ferramenta tecnológica vem para auxiliar tanto o cirurgião plástico quanto o paciente, buscando responder a pergunta mais feita no consultório antes do procedimento: "Mas doutor, como eu vou ficar após a minha cirurgia?". Agora, a relação entre o cirurgião plástico e o paciente é aprimorada através dessa nova conexão, trazendo o mundo virtual o mais próximo possível da realidade. A paciente consegue se ver, experimentar diferentes tamanhos e formatos de prótese de mama (no caso da Mamoplastia), uma experiência emocionante e única, explica o cirurgião.
Como funciona?
Através de fotos, que podem ser tiradas no próprio consultório ou levadas pela paciente, associadas a medidas do corpo da paciente, o programa gera um modelo 3D (tridimensional) exclusivo da paciente, extremamente fidedigno, sendo um programa clinicamente aprovado. O sistema funciona com internet e utiliza tecnologia 3D, um exemplo de Alta Tecnologia que agora pode estar ao seu alcance.
Além disso, o sistema não apenas mostra uma imagem fixa, mas também permite que você alcance uma simulação completa de diferentes ângulos, para que você possa se ver completamente e sem limitações. O sistema permite que você gire a imagem, vire-a, aumente e diminua, e você mesmo pode experimentar resultados diferentes.
Simulação em 3D permite dar zoom no contorno corporal e no tamanho da prótese para ver a diferença e escolher o melhor resultado
Quais cirurgias posso simular?
Qualquer que seja o procedimento que você deseja fazer, o sistema pode te ajudar e muito - como já diria o ditado, "uma imagem vale mais que mil palavras". Na face, é comum em procedimentos como ritidoplastia (cirurgia da face), blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), rinoplastia (cirurgia do nariz), bichectomia (retiradas das bolsas de bichat). Inclusive em procedimentos estéticos é possível utilizar a simulação 3D, como por exemplo na aplicação de Botox e preenchimento com ácido hialurônico. No caso do Contorno corporal, muitos pacientes desejam ver possíveis resultados da lipoaspiração de flancos, culotes e parte interna da coxa.
↪️ Relacionado: Qual é o melhor sutiã depois de uma cirurgia de aumento de seios?
Realidade Virtual
A paciente consegue, de maneira empolgante, ver seu corpo com diferentes tamanhos de prótese de mama, perfis diferentes, podendo, com maior segurança, resolver pelo melhor tratamento. E isso, associado ao novo óculos de realidade virtual, potencializa essa experiência. O universo da Realidade Virtual (RV) vem crescendo exponencialmente, indo muito além do mundo de jogos e entretenimento e sendo aplicada em vários cenários na medicina.
Tal tecnologia é a união de um óculos que gera o cenário de realidade virtual com o software específico de cirurgia plástica. O médico fotografa o paciente de sua máquina ou através de um escaner no seu consultório, e via um programa específico, essas fotos em conjunto com medidas do corpo do paciente aferidas, irão se transformar em um modelo 3D exclusivo no computador do cirurgião.
Dr. Eduardo Porto Leite utiliza de Realidade Virtual para simulação de Mamoplastia de Aumento com próteses de silicone
Ao colocar o óculos conectado ao software, a paciente adentra na realidade virtual, e se vê em um cenário de um consultório elegante, com espelhos para se visualizar em diferentes perfis, e ao olhar para baixo ela consegue enxergar seus seios e seu corpo,o que é uma experiência emocionante.
Enquanto a paciente têm essa experiência única, o cirurgião plástico vai controlando o software no seu computador e vai aumentando ou diminuindo o tamanho da prótese de silicone, e/ou mudando o formato da prótese, enquanto a paciente está usando o óculos. A consulta se torna ainda mais exclusiva e ajuda a ambos - cirurgião e paciente - a atingir o melhor resultado possível.
Isso tudo torna a decisão mais confortável e com maior chance de atingir o sucesso do resultado pós-operatório. É interessante poder ver a simulação, pensar sobre ela, tratar com o cirurgião sobre os resultados esperados e então tomar sua decisão de forma planejada. interage nas diferentes ferramentas e visualiza as melhoras potenciais com cada procedimento proposto. O futuro já começou e o casamento entre cirurgia plástica e realidade virtual promete ser duradouro.
↪️ Veja fotos de antes e depois e descubra mais histórias reais de quem já operou!