Mitos e verdades sobre prótese dentária
Quem está buscando por uma alternativa para substituir a perda de dentes, pode contar com as próteses dentárias. No entanto, muitas pessoas se sentem inseguras com essa opção, acreditando que não se adaptarão à prótese ou que não terão um aspecto natural.
As próteses dentárias removíveis, são peças artificiais destinadas a substituir dentes e tecidos adjacentes, com a particularidade de poderem ser colocadas e retiradas à vontade a qualquer momento.
Sua finalidade é múltipla: restabelecer a mastigação correta que facilita a deglutição dos alimentos, melhorar a estética dental e, em certos casos, a fala do usuário.
Para esclarecer essas e outras questões, desvendamos os principais mitos relacionados às próteses dentárias. Confira!
A prótese dentária é personalizada
Verdade. A prótese é confeccionada a partir de um molde da boca do paciente, proporcionando o máximo conforto durante a mastigação e fala. O formato e a cor dos dentes também são definidos de maneira individual, para que ofereça o aspecto mais natural possível. Dependendo do caso, pode ser indicada uma prótese parcial ou total, fixa ou removível.
Deve ficar claro que não há duas próteses dentárias iguais e que ao criar uma prótese dentária, são tidas em conta as características específicas de cada paciente, pois o objetivo principal é que a prótese se adapte completamente a ele. Portanto, não existe um molde comum para todos.
Não é possível comer normalmente com a prótese
Mito. Obviamente, existe um período de adaptação. Dentro de algumas semanas, o paciente já se sente confortável para comer normalmente, inclusive alimentos mais consistentes. Mesmo assim, em poucos dias, essas dificuldades desaparecerão e o paciente se adaptará aos seus novos dentes.
É preciso tirar a prótese diariamente
Verdade. Quem usa dentadura deve retirá-la para a higienização e também à noite, para não prejudicar a gengiva. É recomendado ainda massagear toda a gengiva para estimular o fluxo sanguíneo.
- Durante a noite é quando as dentaduras podem ser deixadas submersas em uma solução de limpeza com água , após a escovação, para ajudar a prevenir a estomatite de subtensidade e o possível risco de eventos de pneumonia em pessoas com maior risco de desenvolvê-las ou no caso de doenças fracas ou idosos institucionalizados.
- Dessa forma, os tecidos descansam por algumas horas da pressão a que a prótese pode tê-los submetido.
- Além disso, remover dentaduras para dormir à noite e deixá-las de molho ajuda a evitar deformações ou rachaduras na prótese .
A limpeza da prótese pode ser feita com creme dental comum
Mito. Por serem abrasivos, os cremes dentais comuns podem danificar a prótese, causando pequenas fissuras. Para uma higienização adequada e para garantir a durabilidade da prótese, é indicado o uso de produtos específicos.
É fundamental manter a prótese limpa e evitar o acúmulo de detritos, por isso é muito importante usar pastilhas de limpeza que proporcionem uma limpeza rápida e perfeita. Fixá-lo também é essencial, por isso é essencial usar cremes adesivos de máxima fixação para evitar que ele se mova.
As próteses dentárias duram para sempre
Mito. Apesar de serem resistentes, as próteses podem sofrer desgastes se não forem cuidadas corretamente. Os especialistas comentam que mesmo que a prótese esteja em perfeitas condições, pode ser necessária a troca em 2 anos, pois a estrutura óssea da boca tende a mudar constantemente.
As próteses dentárias são projetadas para serem duráveis, mas é verdade que em diversas situações podem ser alteradas devido ao manuseio ou limpeza inadequados. Uma rotina de cuidados correta pode prolongar a vida útil da prótese dentária.
A manutenção da prótese deve ser feita pelo dentista
Verdade. Qualquer desgaste ou quebra da prótese deve ser reparada pelo dentista, que utilizará os materiais próprios para a manutenção. Não é indicado o uso de colas normais para consertar a prótese, pois esses produtos contêm substâncias tóxicas para a mucosa da boca.
É preciso visitar o dentista periodicamente
Verdade. Durante as visitas é possível verificar se a prótese está devidamente ajustada à boca, além de controlar a sua higienização e manutenção. A correta limpeza da prótese e visitas periódicas ao dentista são fundamentais para garantir a qualidade da sua saúde bucal.
Outro motivo, este bastante óbvio, para visitar o dentista ao usar uma prótese é porque ela quebra, racha ou lasca. Muitas vezes isso é corrigido no mesmo dia e, assim, problemas maiores são evitados.
Esperamos que estas dicas sobre como cuidar de uma prótese dentária tenham sido úteis para você, pois na Gaceta Dental apostamos na qualidade e na informação útil.
Em geral, você deve evitar o seguinte:
- Produtos de limpeza abrasivos. Evite escovas de cerdas duras, limpadores ásperos e creme dental áspero; eles são muito abrasivos e podem danificar dentaduras.
- Cremes dentais clareadores. Os cremes dentais anunciados como clareadores geralmente contêm peróxido, que é ineficaz para alterar a cor dos dentes da prótese.
- Produtos que contêm alvejante. Não use produtos clareadores porque eles podem enfraquecer a dentadura e mudar sua cor. Não mergulhe dentaduras com acessórios metálicos em soluções que contenham cloro, pois este produto pode manchar e corroer o metal.
- A água quente. Evite usar água quente ou fervente, que pode deformar suas próteses.