Principais dúvidas sobre a flacidez dos grandes lábios vaginais
O doutor André Colaneri é um dos principais profissionais da área de cirurgia íntima, tem livro escrito sobre o tema e dá palestras em congressos nacionais e internacionais. Para ajudar a entender melhor esta especialidade, que tem tido grande procura ultimamente, convidamos o médico para esclarecer as principais dúvidas e explicar sobre o tema.
A cirurgia genital feminina, conhecida popularmente como cirurgia íntima, tem tido grande aumento da procura nos últimos anos. O aspecto da região genital pode levar ao constrangimento, vergonha e até prejudicar relacionamentos íntimos ou fazer com que as pacientes evitem roupas justas, biquínis e de se expor.
Entre as principais cirurgias íntimas, podemos citar a labioplastia (ninfoplastia), a correção da flacidez dos grandes lábios vaginais e a redução do monte de Vênus.
A labioplastia, conhecida também como ninfoplastia, é a redução dos pequenos lábios vaginais. Os pequenos lábios são duas pregas de pele que ficam internamente aos grandes lábios e que, se expostos, causam uma impressão de flacidez, excesso de pele, muitas vezes escurecida e rugosa. O crescimento dos pequenos lábios vaginais ocorre na puberdade e podem também ser estimulados por hormônios. A maioria dos casos é genética, mas o uso de hormônios (anabolizantes, testosterona, outros) podem levar ao crescimento também.
Os grandes lábios vaginais são duas estruturas acolchoadas, que ficam entre os pequenos lábios e a virilha. Geralmente são turgidos e preenchidos por gordura. A flacidez dos grandes lábios geralmente ocorre por falta de gordura e/ou excesso de pele. É comum depois dos 35 anos começar a ter absorção da gordura, acentuada em torno dos 40 anos e agravada ainda mais na menopausa. Isso causa uma impressão de flacidez de toda região genital e muitas vezes expõem mais os pequenos lábios, dando a impressão destes estarem crescendo. A cirurgia visa preencher de gordura os grandes lábios e, nos casos mais acentuados, também retirar a pele em excesso.
O monte de Vênus é a região sobre o púbis, abaixo do abdômen, onde a cicatriz da cesárea fica. Quando volumoso, traz grande constrangimento, fazendo as pacientes evitarem usar roupas justas, biquínis e até mesmo ir à praia, academia e piscina. A cirurgia visa aplainar a região, reduzindo o volume com vibrolipoaspiração e, nos casos de flacidez, também a retirada de um fuso de pele.
- Doutor, é normal ter uma mudança dos grandes lábios vaginais com o tempo? Diferentemente dos pequenos lábios vaginais, que nascem pequenos, se desenvolvem na adolescência e depois quando adultos não costumam mudar muito de tamanho, os grandes lábios vaginais são mais preenchidos e volumosos na juventude e perdem volume com o tempo, ficando murchos. A maior absorção da gordura ocorre próximo aos 40 anos. Com a perda de gordura e preenchimento, passa haver flacidez, com excesso de pele e dobras.
- O que pode causar a flacidez dos grandes lábios?A perda de volume é a principal causa. Isso ocorre devido à queda dos hormônios femininos próximo à menopausa. Há pacientes que desde jovem têm pouca gordura, nestes casos é genética. Grandes emagrecimentos, assim como exercícios como ciclismo também levam a maior absorção da gordura dos grandes lábios vaginais."
- Como é feito o procedimento? O enxerto de gordura é indicado para preencher o volume dos grandes lábios e torná-los mais túrgidos. A gordura é retirada por uma mini-lipo, precisando geralmente de apenas 150 ml de gordura. A gordura é centrifugada, para concentrar-la e separar o soro, óleo e as celas tronco com as células de gordura (que serão usadas no enxerto). O enxerto é feito com um microcânula, que nem deixa cicatriz. Nos casos em que mesmo com o preenchimento ainda há excesso de pele, um fuso de pele pode ser retirado para esticar a pele."
- Quanto tempo demora para a paciente se recuperar do procedimento? A cirurgia é com anestesia local e sedação, alta no mesmo dia. É possível voltar ao trabalho em 3 dias, sem esforços físicos. Relações sexuais e exercícios devem esperar por um mês. Uma parte da gordura é absorvida nos primeiros três meses. Deve-se evitar fazer exercícios físicos com muita movimentação dos grandes lábios (como ciclismo, corrida, estada, etc) nestes três meses.
- É possível que os lábios voltem a ficar flácidos após o tratamento? A gordura enxertada sofre uma absorção parcial, mas a que permanece não é mais absorvida. Porém, a gordura original dos grandes lábios pode ser absorvida com o tempo e o envelhecimento continua. De qualquer forma, não é comum uma flacidez importante recorrer depois da cirurgia."
- A cirurgia é segura? É uma cirurgia de pequeno porte, com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia. Pacientes que trabalham em escritório ou sem esforços físicos, geralmente retornar ao trabalho em 3 dias, não precisando de férias. Os pontos são absorvíveis, não precisando ser retirados. Um desconforto leve pode ocorrer, não sendo comum dor acentuada no pós-operatório.
É sempre indicado procurar um profissional que esteja qualificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tenha vasta experiência neste tipo de cirurgia, para maior segurança
Dr André Colaneri
Especialista em Cirurgias Intimas e Membro Titular da Soc. Brasileira de Cirurgia Plástica
Autor do livro Cirurgia Íntima – Plástica Genital Feminina