5 coisas que você deve saber antes de fazer um procedimento estético
O que você está buscando? Uma pele mais rejuvenescida? A perda daquela gordura localizada ou um aumento de seios? Cada pessoa busca um tipo de procedimento diferente visando melhorar a autoestima, dar um up na aparência e se livrar de imperfeições que incomodam, tanto fisicamente, como esteticamente.
Mas, e quando o resultado atingido não é o esperado? E quando, ao invés de benefícios, o tratamento estético gera desconforto e prejudica a aparência da pessoa? Sim, infelizmente isso ocorre. Para que isso não aconteça, é muito importante que, antes de iniciar qualquer procedimento de cirurgia plástica, leve em consideração essas dicas que são fornecidas abaixo, pois elas respondem a muitos dos problemas que manifestaram os pacientes após serem submetidos à cirurgia estética.
1) Não deixe o preço definir sua escolha
Sabe aquele ditado que diz que "o barato pode sair caro"? Pois é, isso não é diferente quando falamos em tratamento estético. No entanto, ao contrário de alguns problemas que ocorrem no cotidiano, um procedimento médico mal realizado pode trazer, além de dor cabeça, também problemas sérios de saúde e autoestima.
Sendo assim, desconfie dos descontos surreais, pois isso pode significar o uso de produtos de baixa qualidade. E não falamos de um celular que pode deixar de funcionar, falamos do seu corpo, de sua própria saúde, de consequências que podem causar problemas físicos no futuro, por isso é muito importante que você valorize todas as opções que deseja submeter, avaliando as vantagens e desvantagens e, especialmente, esteja muito bem informado os possíveis efeitos colaterais e efeitos adversos que podem ocorrer.
2) Busque informações sobre o profissional
Procure saber se o profissional é realmente especialista no serviço que oferece e se tem experiência com casos similares. Falamos de tratamentos estéticos, que requerem um auto grau de conhecimento e precisão.Vale lembrar que hoje em dia, com a popularização da internet, ficou mais fácil buscar informações, relatos e saber a respeito de como são realizados os procedimentos e sobre o histórico do profissional. Ao escolher um centro para realizar um tratamento, você deve verificar se ele possui especialistas em medicina estética e tecnologia certificada.
Antes de decidir fazer uma cirurgia estética, pense na sua saúde geral. Lembre-se que todos os procedimentos têm riscos.
3) Novos procedimentos estéticos requerem cuidado
Nem tudo que é anunciado como "revolução" em procedimentos estéticos é seguro, principalmente novos produtos. Se informe sobre a nova técnica e se os materiais utilizados são aprovados e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em caso de dúvida, espere um pouco mais ou opte por tratamentos já conhecidos, considerados seguros e com histórico de bons resultados.
4) Não acredite no "é tudo igual"
Existem distintos procedimentos estéticos para tratar do mesmo problema, no entanto, isso não quer dizer que eles são todos iguais. Diferentes tipos de corpo, de idade e de pele podem pedir um tipo de tratamento ou outro. Um exemplo é a depilação a laser. Nessa área existem vários tipos de laser, e cada um tem um efeito mais efetivo de acordo com a cor da pele e a espessura dos pelos, além de serem mais ou menos dolorosos.
Quais os benefícios que a medicina estética traz?
A melhoria da imagem e o aumento da autoestima podem ser dois pontos muito importantes para poder gozar de maior saúde. O efeito psicológico positivo mudou a vida de muitos pacientes, com uma melhora total na autoestima.
5) Controle a ansiedade de querer resolver tudo de uma vez só
Vá com calma. Às vezes, na ânsia de querer resolver tudo de uma vez e ficar com o corpo considerado perfeito para o verão, muitas pessoas resolvem fazer vários procedimentos ao mesmo tempo. Vale destacar que um profissional sério vai avaliar o caso e explicar os efeitos e tempo de tempo de recuperação de cada tratamento. Muitos, aliás, sugerem que a pessoa realize os procedimentos de maneira separada. Isso visando uma melhor recuperação, um menor sofrimento e, ainda, melhores resultados.
Curiosidades 💡
Mais de 25 milhões de pessoas no mundo passam por cirurgias ou tratamentos estéticos a cada ano. As mais praticadas são a mamoplastia de aumento, lipoaspiração e blefaroplastia para retirar o excesso de pele das pálpebras, além de injeções faciais de toxina botulínica e ácido hialurônico.