Saiba tudo sobre a dimpleplastia, a cirurgia de covinhas

Saiba tudo sobre a dimpleplastia, a cirurgia de covinhas
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 27 set 2017 · Atualização: 24 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Sempre que vemos uma pessoa que se destaca pelas covinhas na bochecha ao sorrir, pensamos: que sorriso bonito! Isso porque, assim como os lábios ou os dentes, as covinhas suavizam e embelezam nossa expressão. Não à toa, muitas pessoas, para as ter, se submetem a uma dimpleplastia.

Já falamos, em outras ocasiões, sobre a importância de contar com um sorriso bonito. No entanto, há vezes em que o aumento de lábios, ou ter dentes brancos e perfeitos, não é o suficiente para ter um gesto suave e belo. Por isso, cada vez mais são as pessoas que passam por uma dimpleplastia, a cirurgia de covinhas. Se trata de uma intervenção que busca desenhar no sorriso essas covinhas, responsáveis pelo "sorriso de boneca", o qual para alguns é o "sorriso perfeito".

Por que algumas pessoas têm as covinhas ao sorrir?

As covinhas são marcas que aparecem em nossas bochechas quando existe uma imperfeição ou anomalia no músculo bucinador, que está logo atrás do músculo masetero. O músculo é o encarregado de dar forma ao rosto para que nossa face seja mais alargada ou redonda. Ainda participa na mastigação, nos permite assoviar, succionar, soprar, ou ainda tocar um instrumento de sopro através da pressão que se exerce na cavidade da boca.

A aparição das covinhas parece ser um defeito genético no músculo bucinador, o qual se transmite de pais para filhos, o que faz que nem todos podem possam contar com elas. De fato, as covinhas são um traço especial que somente algumas pessoas têm, um percentual estimado em 20% da população. São responsáveis por um rosto atrativo e bonito, e por um sorriso doce.

Em consequência disso, nos últimos anos, muitas pessoas decidiram se submeter a uma cirurgia de covinhas nas bochechas. O intuito é desenhar no rosto essas marcas tão características e especiais.

O que é a dimpleplastia?

A dimpleplastia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo criar as covinhas nas bochechas do paciente, ou ainda na região que está perto dos lábios, ou do queixo. Se trata de uma operação relativamente simples e rápida, a qual dura em média entre 40 e 60 minutos, e é realizada por meio de anestesia local.

Para que sejam realizadas as tão desejadas covinhas, o cirurgião faz uma incisão na pele do paciente pela parte interior da bochecha. Caso o intuito seja tê-las perto do queixo, a incisão é feita através do lábio interior.

covinha2.jpg

Por meio da incisão se cria uma pequena abertura, a qual pode ser arredondada ou com forma oval (muito ou levemente marcada), sendo responsável por gerar uma covinha na superfície da pele do paciente. Como a incisão para criar a abertura é realizada no interior da boca da pessoa, não ficam cicatrizes à vista. Ficam, sim, somente as covinhas solicitadas. As incisões são fechadas com fios de sutura reabsorvíveis.

Cuidados durante o pós-operatório

Depois de realizada a dimpleplastia, o paciente precisa seguir as recomendações passadas pelo cirurgião responsável. Normalmente é recomendado um repouso de 24 horas, assim como 15 dias de cuidados especiais. O médico também aconselha o uso de analgésicos para controlar as dores e os desconfortos geradas pela cirurgia de covinhas, que podem se prolongar por vários dias. Ainda pode indicar a utilização de antibióticos para minimizar possíveis riscos de infecção.

Além disso, o paciente deve tomar cuidados especiais para evitar golpes na região da operação, assim como comer e realizar a mastigação com delicadeza. Alguns cirurgiões também aplicam um esparadrapo de papel (transpirável e hipoalergênico) para facilitar a cicatrização, o qual deve ser usado até segunda ordem. Normalmente são entre 12 e 15 dias, mas o profissional é quem avalia o tempo adequado para cada paciente.

Antes da operação, o profissional sanitário recomenda ao paciente que deixe de fumar para que sejam evitados possíveis riscos de infecção depois da cirurgia. A proibição deve continuar durante o pós-operatório até que o cirurgião avalie conveniente.

Por último, o paciente deve efetuar uma limpeza bucal adequada para manter a cavidade oral limpa e sem germes. Se o médico julga conveniente, o paciente poderá fazer o uso de enxaguantes bucais para facilitar a higiene.

covinha3.jpg

Riscos e indicações para as cirurgias de covinhas

Apesar de que, em um primeiro momento, todos os que desejam contar com as covinhas ao sorrir possam realizar a intervenção, cabe destacar que a decisão ocorre por meio de avaliação do médico responsável. O requisito principal para a realização da dimpleplastia é que não haja nenhum tipo de impedimento bucal que a torne inviável. Entre os impedimentos, o mais destacado é a infecção.

Assim como ocorre com qualquer cirurgia, a dimpleplastia igualmente não é indicada para mulheres gestantes ou em período de amamentação. Além disso, pessoas com patologias, como hipertensão, doenças coronárias, e diabetes, precisam consultar com o médico sobre a possibilidade, ou não, de passar pela cirurgia de covinhas.

No que diz respeito aos riscos, o principal é que a dimpleplastia, caso não seja realizada por profissionais em cirurgia e medicina com ampla experiência nesse tipo de intervenção, pode ocasionar danos no lábio, assim como nas glândulas salivares. Isso é o que torna fundamental que o paciente recorra a médicos especializados em cirurgia de covinhas. Ademais, como outra operação, a dimpleplastia também conta com riscos menores, como problemas de cicatrização, infecção, e sangramento. Apesar de serem pouco prováveis, é importante destacá-los, pois estão associados a qualquer intervenção cirúrgica, assim que é necessário igualmente ter em conta.

Do mesmo modo, é normal que apareçam hematomas na zona das bochechas ou no queixo depois de realizada a operação. Ainda pode ocorrer um leve inchaço. Os efeitos secundários podem durar alguns dias e desaparecem naturalmente. Finalmente, há uma pequena porcentagem de risco de que as covinhas desaparecem com o passar do tempo. Nesse caso, é necessário repetir a operação para conseguir novamente o objetivo desejado.

É importante lembrar que, apesar de ser uma intervenção simples, rápida e segura, a dimpleplastia deve ser feita por profissionais especializados. Isso com o intuito de que sejam evitados problemas estéticos e de saúde.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...