Posso fazer uma tatuagem antes da cirurgia?

Posso fazer uma tatuagem antes da cirurgia?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 25 jan 2018 · Atualização: 1 mar 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

As tatuagens são consideradas, por muitas pessoas, uma maneira de embelezar o corpo e a aparência. São percebidas como uma forma de expressão artística que pode resultar em algo realmente atraente.

Mas engana-se quem pensa que se trata de uma moda de momento. Desde as origens da humanidade as pessoas tem fascinação por tatuagens. Os primeiros dados científicos, aliás, afirmam que a arte de pintar a pele ocorre há pelo menos 5 mil anos antes do nascimento de Cristo.

No entanto, a tatuagem também pode ser um adorno corporal um tanto quanto controvertido. Devido a seu caráter permanente, é preciso que a pessoa tenha consciência de que, ao fazer uma marca corporal do tipo significa, necessitará conviver com ela por um largo período de tempo. Felizmente, nos dias atuais existem técnicas efetivas para a eliminação de tatuagens.

E, como ocorre com todos os tratamentos estéticos (médicos ou não), é totalmente recomendável que a pessoa busque por um profissional especializado. Ou seja, um tatuador que garanta o resultado esperado, assim como ofereça todas as condições de higiene e de saúde necessárias. Isso é uma maneira evitar desconfortos posteriores, como infecções, problemas de cicatrização, e desenhos mal feitos. Ainda para evitar problemas de saúde que afetem o organismo, como contaminações.

A eliminação de tatuagem hoje em dia é possível graças à medicina estética, sendo o laser a principal técnica empregada. Porém, como todo procedimento médico, apresenta alguns riscos. Ademais, o tempo necessário para que o desenho seja eliminado por completo pode demorar, especialmente em alguns casos.

Em seguida vamos abordar a delicada questão da tatuagem, e se é conveniente ou não fazê-la antes de uma cirurgia. Ainda se existem alternativas de tintas permanentes, entre outros aspectos.

tatoo2.jpg

É possível fazer uma tatuagem antes de uma cirurgia?

Essa é uma pergunta muito frequente entre os pacientes durante uma consulta, seja quando estejam decididos a passar por alguma cirurgia, seja quando já têm data marcada para o procedimento. A princípio, não há motivos para que seja proibido o desejo do paciente, porém, especialistas médicos recomendam que a pessoa não faça uma tatuagem antes de um procedimento cirúrgico. Do mesmo modo, aconselham a não fazer qualquer outro tipo de tratamento cutâneo.

A razão de tal recomendação se dá por causa do dano que a tatuagem, ou o tratamento, pode causar à pele. Quando você realiza uma tatuagem, a sua pele sofre danos, além de se tonar mais sensível. Como consequência, não fica nas melhores condições para uma cirurgia. Além disso, ao se fazer uma tatuagem, existe o risco de se sofrer alguma infecção na zona do desenho, o que o procedimento cirúrgico seja adiado.

É preciso ter em conta que para se submeter a uma cirurgia você precisa estar no melhor estado possível físico e de saúde. Isso implica que, tanto o seu organismo, com a sua pele (assim como o seu estado de ânimo), devem estar em plena forma. Essa é a única maneira de contribuir para que o resultado da cirurgia seja exitoso.

Posso fazer uma tatuagem depois de uma cirurgia?

Essa é outra das perguntas que aparecem com frequência em consultas com especialistas. Muitos pacientes esperam a realização da cirurgia para, depois, fazer uma tatuagem. Isso com o objetivo de conseguir um corpo muito mais espetacular para exigir o desenho.

Especialistas, entretanto, recomendam que a tatuagem seja feita somente quando a pessoa esteja completamente recuperada da cirurgia. Isso porque a operação é um procedimento invasivo (em maior ou menor medida) e faz com que seja necessário um tempo para que o organismo se recupere e volte a estar em excelentes condições para um novo procedimento. Por essa razão, é aconselhado que se espere até que a pele esteja pronta para suportar um novo dano, dessa vez produzido pela tatuagem.

Em geral, médicos recomendam que a pessoa mantenha um repouso pós-operatório entre 1 a 2 meses para, então, voltar pouco a pouco à rotina diária normal. Porém, em todo caso, vale destacar que é o profissional responsável quem acompanha o caso e diz quando a pessoa está pronta para poder fazer uma tatuagem. Isso também depende do tipo de cirurgia, já que algumas exigem uma recuperação mais longa.

tatoo3.jpg

O que médicos recomendam em relação à tatuagem?

As recomendações básicas passadas pelo médico especialista sobre a tatuagem costumam ser:

  • Ter certeza de que você realmente quer fazer uma tatuagem e está seguro sobre o desenho. Isso porque você a terá impressa na pele por um longo período de tempo. Apesar de haver a possibilidade de remoção nos dias atuais, se trata de algo que nem sempre é simples ou rápido de se fazer;
  • Não é recomendável fazer tatuagens sobre sardas ou verrugas;
  • Em pessoas jovens, tampouco é aconselhável a realização de tatuagem na região lombar ou ao redor da coluna vertebral, já que isso impede a aplicação de anestesia no local caso haja a necessidade de intervenção médica;
  • Do mesmo modo, tatuar na região dos pulsos não é uma boa opção. A tatuagem pode atrapalhar diante da necessidade de serem administrados medicamentos em casos de hospitalização;

A alternativa à tatuagem permanente: a micropigmentação

Caso você não tenha convicção de que realmente quer fazer uma tatuagem, saiba que tem à disposição uma excelente alternativa: a micropigmentação. Se trata de uma técnica médica que injeta micropigmentos abaixo da pele de maneira não permanente. É muito utilizada para a correção de imperfeições e cicatrizes, assim como para atenuar pequenas verrugas ou perfilar lábios e sobrancelhas.

No entanto, devido ao êxito dos resultados que a micropigmentação oferece, muitas pessoas recorrem à técnica como método de tatuagem. Isso pelo fato de não fazer com que a pessoa tenha que carregar um desenho na pele pelo resto da vida. Dessa forma, não existe a necessidade de se buscar por tratamentos a laser para possíveis remoções, assim como ocorre no caso de tatuagens.

Cabe destacar que em todos os casos o mais indicado é que você procure por um profissional especializado, seja para a realização de uma tatuagem, ou de um tratamento estético. Essa é a única maneira de garantir a segurança do procedimento e obter os resultados desejados.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...