Botox para tratar o bruxismo
O bruxismo é uma patologia muito mais comum do que parece. O que acontece é que, sendo um ato inconsciente, que geralmente ocorre à noite, muitas pessoas não sabem que têm esse problema e passam anos e anos indo de especialista a especialista tentando encontrar uma solução para todos os tipos de dores musculares que na realidade deriva de uma única causa.
Em que consiste o bruxismo?
O bruxismo é nada mais do que ranger ou apertar os dentes, durante o dia ou enquanto se está dormindo. O normal é que os dentes inferiores sejam apertados contra os superiores e que também se movam de frente para trás e vice-versa, tudo isso de forma inconsciente.
Não se conhece a razão certa dos fatores que causam esse problema, mas se sabe que o stress é um fator determinante, embora não seja o único. Este ranger de dentes também pode ser causado por um alinhamento inadequado dos dentes, pela alimentação, pela postura ao dormir e também aos hábitos de sono.
Que sintomas causa?
A razão pela qual muitos pacientes que têm bruxismo passam muito tempo de especialista em especialista tentando encontrar uma solução é porque tem mais efeitos do que a dor na boca. Na verdade, é normal sofrer frequentes dores de cabeça, dor na mandíbula, dor no pescoço, no ouvido e até mesmo nas costas. Isso ocorre porque, ao apertar os dentes, fortes tensões são geradas no corpo e, consequentemente, aparecem dores musculares que se espalham para diferentes lugares.
Ao sofrer dores tão diversas, é normal que pessoas passem por médicos como neurologistas, traumatologistas, etc. em busca de uma resposta para seu problema. No entanto, não a encontram até que vão ao dentista e, claro, também surgem desconfortos na boca, como desgaste dos dentes, aparecimento de áreas sem esmalte, dores nos dentes e inclusive amolecimento dos dentes.
O que pode ser feito a respeito do bruxismo?
O bom deste problema é que possui tratamento, mesmo nos casos mais graves, nos quais que geralmente se faz uma combinação de tratamentos para alcançar os mais satisfatórios resultados.
Em primeiro lugar, geralmente é feita para o paciente uma placa para bruxismo e de ajuste da mordida. Esta placa se usa durante a noite e se encarrega de evitar que os dentes inferiores e superiores tenham contato entre si; além disso, ajuda a minimizar as grandes tensões produzidas pelos músculos da boca, aliviando assim as dores.
Atualmente, como novidade, nos músculos que sofrem dores por causa do bruxismo, como os músculos de mastigação, podem ser feitas aplicações de botox. Este produto atua como um relaxante muscular de larga duração, produzindo efeitos de forma imediata.
Esta toxina não afeta em nenhum caso a fala ou a correta mastigação dos alimentos. Além disso, como seus efeitos duram um tempo que varia entre quatro e seis meses, o paciente não precisa recorrer a outros relaxantes musculares que podem causar efeitos colaterais indesejáveis, como a sonolência.
Posteriormente, são realizadas revisões após alguns meses para verificar se a qualidade de vida do paciente melhorou e se as dores desapareceram.
Dicas para evitar o bruxismo
Além de seguir o tratamento indicado pelo especialista, existem alguns hábitos diários que podem ajudar a reduzir os episódios em que ocorre o ranger de dentes. É aconselhável praticar esportes aeróbicos regularmente, pois permitem liberar energia de forma rápida.
Para deixar de lado o stress e a ansiedade, deve-se ter períodos de descanso durante as atividades diárias, deixando assim o cérebro descansar. Procurar novos hobbies é uma alternativa para manter a mente ocupada.
Recomenda-se reduzir o consumo de cafeína e praticar técnicas de relaxamento, bem como manter uma atitude positiva em relação à vida.
No caso de notar tensão na área do rosto, o melhor é aplicar calor úmido nas áreas afetadas. Algo simples de fazer com a ajuda de uma toalha. Também é aconselhável dormir pelo menos oito horas por dia, comer bem (evitando os doces e alimentos duros) e beber muita água.
Análise prévia
Existem muitas formas diferentes de bruxismo e muitos efeitos decorrentes desta situação. Portanto, antes de aplicar uma ou outra solução, o especialista deve realizar um estudo minucioso que incluirá, entre outras coisas, uma entrevista com o paciente, um exame extraoral, tanto muscular como articular, um exame intraoral e também pode fazer um exame de imagem.
Este problema pode causar danos significativos a nível muscular e não apenas na mandíbula, de modo que a melhor opção para solucioná-lo é procurar um especialista que seja capaz de fazer uma boa análise e diagnóstico, e com base nisso, estabelecer o tratamento mais adequado para cada paciente.