Aspectos a se ter em conta antes e depois da cirurgia

Aspectos a se ter em conta antes e depois da cirurgia
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 13 mar 2017 · Atualização: 4 ago 2021
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

É normal que surjam muitas dúvidas na cabeça de uma pessoa que necessite, ou decida, se submeter a um procedimento cirúrgico. A incerteza sobre o sucesso do resultado, assim como possíveis complicações, são exemplos. Além disso, a anestesia também é um dos fatores que mais causa receios antes da cirurgia.

Em relação à anestesia, é importante destacar que o setor responsável do hospital ou da clínica onde será realizada a cirurgia tende a esclarecer todas as dúvidas sobre antes. Além disso, é comum também que profissionais solicitem um exame completo da pessoa antes para checar se existe a compatibilidade esperada com o tipo de anestesia usada.

Desse modo, para que você entenda mais sobre todo o processo de uma cirurgia, no texto a seguir explicaremos como isso ocorre através de um passo a passo detalhado.

Pontos a se ter em conta antes da cirurgia

Estudos prévios

Mesmo que a pessoa não tome nenhum tipo de medicamento, assim como tampouco sofra de alguma doença, é necessária a realização de estudo pré-operatório. O cirurgião responsável deve solicitar um exame de sangue para descartar qualquer possível inconveniente. Além disso, também é habitual que seja realizado um eletrocardiograma e, em alguns casos, ainda uma radiografia do tórax, dependendo do tipo de cirurgia plástica.

Quando a pessoa faz uso de medicamento

A princípio, a pessoa que faz uso de medicamento diário deve continuar a fazer, inclusive no dia em que é realizada a cirurgia. Caso exista alguma contraindicação que exija a suspensão do uso, a pessoa será advertida antes pelo cirurgião plástico. Por esse motivo, é fundamental que a pessoa deixe claro, nas consultas que antecedem o procedimento, que toma remédios regularmente, se esse for o caso. Isso tanto em casos de prescrição, como de uso facultativo.

Alergias

Em caso de a pessoa sofrer com alguma alergia, igualmente a questão deve ser comentada com o médico durante os exames pré-cirúrgicos. Do mesmo modo devem ser relatados pequenos episódios alérgicos, mesmo que eles não sejam cotidianos. A questão ainda deve ser reforçada se algum tipo de remédio é usado para combatê-los.

Além disso, outro ponto chave a ser destacado é uma possível alergia ao látex, já que o material faz parte de grande parte dos equipamentos usados em uma cirurgia, a começar pelas luvas dos profissionais. Para situações assim, vale lembrar que existem materiais que não fazem uso do látex.

antesdepois2.jpg

Em relação à anestesia, existe a possibilidade de que haja alguma reação alérgica, ainda que a probabilidade seja muito baixa. Porém, caso isso chegue a ocorrer, não há necessidade de preocupação, já que raramente existe chance de sequelas. De todo modo, o médico anestesista administra e acompanha todo o processo cirúrgico ao lado do paciente.

Já náuseas e vômitos não são consideradas reações alérgicas, mas, sim, possíveis efeitos secundários da cirurgia.

Vigie sua boca: peças dentais

Se você faz uso de dentadura postiça ou de prótese dental móvel, é importante que retire antes de começar a operação. Em caso de aparelhos ortodônticos e próteses fixas, é importante antes perguntar ao cirurgião, que vai fazer a orientação de qual o melhor caminho a se seguir.

Isso porque durante o procedimento cirúrgico de alguns casos, como com anestesia geral, geralmente se usa um tubo de oxigênio. Como o equipamento é utilizado na boca do paciente, qualquer peça com possibilidade de se soltar pode causar um sério problema e oferecer riscos consideráveis.

Nada de ornamentos ou maquiagem

Durante a cirurgia não se pode fazer o uso de joias, piercings, maquiagem ou esmalte nas unhas. Isso porque esses materiais podem representar possíveis complicações durante o procedimento.

Depois da cirurgia

A anestesia tem efeitos secundários?

Caso haja possíveis efeitos secundários decorrentes da anestesia, o paciente é informado pela equipe de responsáveis. Vale lembrar que o paciente pode não estar totalmente isento a eles. No entanto, na grande maioria dos casos, quando isso ocorre, os efeitos não são graves.

Entre os exemplos mais comuns estão a dor no lugar da punção, hematomas, dores nos dentes ou de cabeça. Caso isso ocorra, o profissional geralmente indica o uso de medicamentos visando amenizar os sintomas. Já nas situações em que o tubo de oxigênio é usado, o paciente corre o risco de sofrer com possíveis dores temporárias na garganta.

A recuperação pós-operatória

Dependendo do tipo de anestesia utilizado, assim como da cirurgia realizada, a pessoa poderá se levantar, comer e voltar às atividades rotineiras antes ou depois. Quanto mais alto for o grau de risco da cirurgia, mais tempo tende a ser a recuperação.

Por isso, é importante seguir todas as indicações repassadas pelo cirurgião responsável e equipe médica. É aconselhável, ainda, que depois de passar pela cirurgia plástica, o paciente não tenha pressa em retornar aos afazeres do dia a dia. Ao contrário. É preciso ter calma na hora de comer, de se locomover ou de realizar outro tipo de atividade que exija esforço físico. Quanto maior for o cuidado, mais cedo se dará cicatrização e a recuperação.

antesdepois3.jpg

Que tipo de dieta se deve seguir antes e depois da cirurgia?

A dieta a ser seguida tanto antes, como depois da cirurgia, deve ser a mais saudável possível. No entanto, o mais importante é evitar o consumo de tabaco por pelo menos 6 semanas antes do procedimento. Já em relação ao álcool, o indicado que seja evitado por pelo menos 24 horas antes da intervenção.

Isso porque o consumo das duas substâncias pode provocar problemas cardiovasculares, além de diminuírem a circulação sanguínea e aumentar a pressão arterial. O tabaco, inclusive, prejudica no processo de cicatrização, além de aumentar o risco de causar problemas respiratórios.

Além disso, priorizar uma mesa com frutas, verduras, legumes, proteínas e hidratos de carbono é fundamental. Por outro lado, alimentos ricos em gordura, açúcar, sal, assim como o excesso de cafeína, devem ser evitados.

Depois da cirurgia, a receita se aplica igualmente. Ademais, o consumo de proteína ajuda na produção de colágeno e, dessa maneira, as fibras dos tecidos passam a se recuperar mais rapidamente.

Jejum antes da cirurgia

Geralmente profissionais recomendam um jejum de 6 horas antes de cirurgia, o que pode variar de acordo com cada caso. No entanto, se existe a necessidade de se tomar algum medicamento, se pode fazer, desde que seja consumindo o mínimo possível de água.

Todos os aspectos mencionados precisam ser levados em conta antes e depois da cirurgia. De todo modo, vale destacar que a recomendação final será do cirurgião plástico e da equipe médica responsável. Por isso, faça questão de perguntar em caso de dúvida, assim como não deixe de relatar qualquer informação que considerar importante.

Uma boa comunicação, associada aos cuidados pré e pós-cirúrgicos, é fundamental para o sucesso da intervenção.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...