MMP Capilar

MMP Capilar
Dr. Danilo Talarico
Médico há mais de 13 anos, pós-graduado em transplante capilar e tricologia médica, dermatologia e medicina estética.
Criação: 13 abr 2022 · Atualização: 13 abr 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

O Dr. Danilo Talarico, médico pós graduado em Tricologia e Transplante Capilar, Dermatologia e Medicina Estética. Médico há mais de 13 anos e há 20 anos estudando medicina, saúde e beleza.Atuante não apenas no exercício da medicina mas também transmito meus conhecimentos a novos médicos buscando suas especializações em Transplante Capilar, Tricologia e Tecnologias Estéticas nas faculdades onde leciono atualmente. Um apaixonado pela Tecnologia aliada a eficiência e segurança secular na Medicina.

Agora vamos falar sobre o tema da entrevista: MMP Capilar

1: O que é o MMP Capilar?

Esse é um tratamento onde a sigla explica como funciona sua ação (Microinfusão de Medicamentos na Pele).

Essa técnica foi descrita e desenvolvida por um médico brasileiro muito generoso, Dr. Samir Arbache, que transmitiu a toda classe com seus estudos robustos provando sua eficiência nos diversos tratamentos de doenças não somente capilar mas de pele também.

Usando um equipamento especial o médico injeta na camada mais superficial da pele ou couro cabeludo medicações selecionadas de acordo com a intenção de tratamento da doença de cada paciente. Podemos tratar diretamente o local onde a doença está instalada por exemplo, a calvície que está no folículo capilar, sem precisar que as medicações caiam na corrente sanguínea e tenham algum efeito colateral para o paciente.

2: Quais são os benefícios de fazer este tratamento?

Com a chegada dessa técnica de tratamento para doenças capilares, tivemos a possibilidade de colocar a medicação diretamente no alvo. Isso tem o nome técnico de drug delivery, além desse benefício contamos com a boa resposta que nossas células tem ao serem atingidas pelas micro agulhas que infundem as medicações dentro da pele. Algo extremamente importante é o tipo de máquina utilizada, pois injetar por injetar, podemos fazer até com o meio mais simples (seringa e agulha), mas a camada que o MMP coloca as medicações é a mais ideal para termos a duração do efeito no alvo precisamente.

Espaço para tratamentos capilares

3: Como é realizada a microinfusão?

Os meus pacientes invariavelmente cumprem um ritual de aproximadamente uma hora onde por 15 minutos o paciente fica com os olhos protegidos enquanto relaxa e recebe um banho de LEDs vermelhos, azuis e infravermelhos da máquina mais potente atualmente, o Hygialux.

Em seguida combino medicações estéreis específicas para cada doença de cada paciente, e delicadamente aplico em média 15 minutos as micro agulhas com essa mescla de medicamentos. Através de anos de experiência atingimos o ponto de quase zero dor, mas em pacientes mais sensíveis podemos usar anestesia inalatória ou injetável no ramo do nervo que permite a sensibilidade dolorosa do couro cabeludo.

Nunca tive uma desistência do tratamento até o presente momento devido o desconforto doloroso do mesmo, um dado muito importante pois ninguém gosta de sentir dor.

4: Em quais casos é usado o MMP Capilar?

Praticamente todas as doenças capilares ou mesmo disfunções genéticas podemos ter benefícios para o paciente. Mas o carro chefe de bons resultados é a queda de cabelo (Eflúvio Telógeno) e a calvície (Alopecia Androgenética).

Mesmo nos pacientes que realizam Transplante Capilar comigo o seguimento com o MMP capilar demonstrou melhora significativa do resultados dessa cirurgia a curto e longo prazo.

5: Quantas sessões é preciso realizar?

Depende de cada doenças a ser tratada, e mais ainda depende de cada resposta que o paciente apresenta com o tratamento. Por isso realizo uma consulta em cada sessão pra saber quando repetir a seguinte. Mas a grosso modo cada paciente realiza de 3 a 6 sessões com intervalo de 30 a 90 dias entre elas.

6: Este tratamento é doloroso?

Para os pacientes mais sensíveis posso realizar o bloqueio anestésico infiltrativo com lidocaína que torna indolor o procedimento, ou até mesmo o uso de anestesia inalatória com um gás específico administrado pela nossa equipe de anestesista. Mas em mais de 99% dos pacientes realizamos apenas com o auxílio de técnicas e manejos desenvolvidos pela larga experiência nessa aplicação que torna o processo extremamente confortável.

7: Quais os cuidados que deve-se tomar após realizar as sessões?

Anteriormente as sessões eu não faço nenhum pedido ou restrição, mas após devido a maior absorção relativa ao maior tempo de contato das medicações com o couro cabeludo eu estipulo 12 horas sem lavar, molhar ou suar em excesso o couro cabeludo. Mas pode-se pentear, prender ou modelar os cabelos para ficar mais apresentável se for importante para o paciente. Quase que todos os meus pacientes no decorrer das sessões já chegam munidos de algo para tornar imperceptível a condição dos cabelos após o MMP, e eu estimulo essa criatividade e liberdade.

8: Qual é o produto usado?

As medicações que usamos dentro das mesclas variam de acordo com cada doença, e cada resposta que os pacientes tem a cada sessão. Até mesmo um teste genético pode ser usado caso eu veja vantagem para determinar a melhor composição da mescla.

Temos hoje disponível medicações estéreis como Dutasterida, Finasterida, Minoxidil base, Latanoprosta, Triancinolona, vários fatores de crescimento, vitaminas e sais minerais.

9: O resultado demora ou é imediato?

Os resultados são percebidos em média dois a quatro meses após o primeiro ciclo, pois precisamos que os fios cresçam sob os efeitos dessas medicações para que percebamos as melhorias, e os nossos fios crescem 1 a 1,5cm ao mês.

Mas com o auxílio de um aparelho que amplia e magnifica a imagem e um software modernos temos a possibilidade de estatisticamente mensurar a evolução até sessão por sessão.

10: A partir de qual idade está permitido realizar o MMP?

Por se tratar de um procedimento para tratar doenças não há limites de idade, eu já realizei em crianças menores de 10 anos com consentimento dos pais, claro.

Profissional experto em MMP Capilar

11: Há contraindicação?

Sim, pacientes que tem reação a puncturas (perfurações de agulhas), alergia ao material utilizado no cartucho de micro agulhas ou a alguma das medicações da mescla não realizamos as aplicações.

12: O MMP pode ser realizado junto com outro tratamento capilar?

É o tema que mais falo para os meus pacientes atualmente, apesar do seu excelente resultado isolado a associação com as medicações orais é insuperável. Mais além, há mais de dois anos uma tríade muito próspera é a união da Led terapia que eu uso o Hygalux com o Laser erbium glass para estimular a remodelação tecidual do folículo capilar antes de cada sessão de MMP.

13: Este tratamento substitui o implante capilar?

O Transplante Capilar é o remanejamento de folículos capilares por qual técnica cirúrgica que seja, ele não faz crescer novos folículos ou mesmo sara os folículos que estão adoecidos (miniaturizados). A melhor conduta para quem precisa realizar uma transplante capilar é seguir os tratamentos clínicos (medicações orais, led, laser e/ou mmp) para atingirem os melhores resultados estéticos pós transplante.

Para os meus pacientes que faço seus Transplantes Capilares digo que seguir fazendo seus tratamentos para calvície é como multiplicar o efeito do transplante por 3 a 5 vezes.

14: É uma técnica nova? Ou ela foi reformulada?

Na medicina o termo nova ou velha não é o mesmo que pro senso geral da população, mas é relativamente nova sim, apenas uma década de técnica e estudos que corroboram sua segurança e eficiência.

15: Quais os seus conselhos para quem deseja realizar este tratamento capilar?

Antes de mais nada procure um médico com larga experiência em cuidar de doenças dos cabelos, para ele realizar um exame minucioso do seu cabelo e couro cabeludo. Chegando a um diagnóstico inicie os tratamentos em casa que o seu médico te prescreveu, e após isso estará apta a realizar os procedimento para complementar seu tratamento capilar.

Ah, dica de ouro, as medicações precisam ser estéreis (ampolas fechadas) e os cartuchos das micro agulhas novos e descartáveis para sua biossegurança, além do aparato ser original para sua tranquilidade e o médico certificado pelo método MMP.

Finalmente, gostaríamos de agradecer pelo seu tempo e dedicação.

Eu que agradeço e me coloco inteiramente à disposição para maiores esclarecimentos nos meus canais de comunicação aqui na plataforma e nas outras mídia sociais.

Grande abraço a todos Dr. Danilo Talarico - CRM e RQE 135299

Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Hospital Energia Vital
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Clínica Yaga
Sem opiniões
Betim, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...