As varizes são pequenos vasos que passam a ser perceptíveis ao olho nu, eles podem ter diferentes tamanho dependendo da gravidade que se encontram. A diferença entre eles, é que os vasinhos ficam nas camadas da pele têm no máximo um milímetro de diâmetro, e as varizes têm diâmetro superior a um milímetro e estão localizadas embaixo da pele. Geralmente as varizes formam curvas principalmente nas pernas.
Elas podem causar, além do constrangimento social, a sensação de ter pernas pesadas e até mesmo algum nível de dor. As pessoas podem desenvolver esse problema em diversas partes do corpo, mas geralmente costumam ser mais frequentes na parte inferior do corpo, como as pernas.
Em casos mais graves o surgimento de coágulos sanguíneos, alterações de cor da pele, inflamação crônica e até mesmo uma úlcera podem levar o paciente à morte ou diminuir em muito a sua qualidade de vida.
Para tanto o tratamento de varizes é uma forma de alterar um quadro que já existe, mas não para prevenção. Esse procedimento costuma ajudar na qualidade de vida das pessoas que sofrem desse problema, melhorando a sua mobilidade e estética.
As mulheres costumam ser as principais vítimas, mas também as pessoas que são sedentárias, com excesso de peso e que trabalham muitas horas de pé ou sentadas. O próprio envelhecimento também é um agente. Elas também podem ser decorrem têm outras doenças adquiridas no decorrer da vida, como uma trombose por exemplo, que costumam ser mais difíceis de se tratar.