O principal objetivo da mamoplastia redutora é a redução das glândulas mamárias e, às vezes, também do mamilo, além da remoção do excesso de pele e gordura da mama.
Como já vimos, a operação pode durar de 2 a 4 horas e é realizada com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral. Se o tecido retirado não for em grande quantidade, o paciente pode ir para casa após algumas horas de observação durante o mesmo dia, enquanto para as operações mais complexas é preferível permanecer pelo menos uma noite ou mais em hospitalização.
O cirurgião faz incisões ao redor da aréola, a fim de remover o excesso de pele e glândulas, dependendo do tamanho e do resultado que cada paciente deseja alcançar. As incisões podem ser feitas em forma de C, L ou T. Essas incisões, e portanto também as cicatrizes, podem estar em três posições diferentes e seu tamanho dependerá da quantidade de tecido a ser removido:
- Periareolar: em torno da aréola
- Vertical: iniciar a partir da borda inferior da aréola até o sulco mamário
- Horizontal: ao longo do sulco inframamário
As suturas são normalmente realizadas com pontos internos, a fim de reduzir a formação de futuras cicatrizes. No final da intervenção, os drenos podem ser aplicados.