Otoplastia sem cirurgia com Earfold

Otoplastia sem cirurgia com Earfold
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 14 mar 2017 · Atualização: 22 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

As orelhas proeminentes que fogem do padrão estético geralmente não representam um problema de saúde para a pessoa que as possui. No entanto, em alguns casos, podem representar um desconforto psicológico.

Estima-se que cerca de 5% da população mundial possui orelhas com tamanhos acima do considerado normal. As informações são dos livros "Prevention of intra-auricular deformity in prominent ear correction", e "Otoplasty: evaluation, technique and review".

Desse total, mais da metade das pessoas afirma que, em algum momento da vida, já sofreu com algum tipo de bullying relacionado ao tamanho das orelhas. Já em quase a metade dos casos (46%), a vítima da brincadeira de mau gostou considerou que a piada causou algum dano psicológico, segundo o estudo "Escute suas orelhas", realizado por Allergan.

Vale lembrar que os complexos com as dimensões e a forma das orelhas podem aparecer desde cedo, especialmente durante a infância. É por isso que muitos pais decidem corrigir o aspecto das orelhas de seus filhos o mais breve possível, visando evitar os problemas psicológicos que podem afetar com a autoestima durante o crescimento da criança.

De acordo como o estudo de Allergan, 9 entre cada 10 pessoas acreditam que as piadas e brincadeira sobre o tamanho das orelhas têm maior incidência em crianças, já que elas, em algumas ocasiões, podem agir de maneira cruel. Desse modo, situações assim podem levar a criança a desenvolver problemas sociais e de isolamento.

No entanto, a cada dia que passa é maior o número de adultos que decide corrigir o aspecto considerado antiestético de suas orelhas. Assim, cabe destacar que, como a questão pode ser tratada desde cedo, também pode ser corrigida na juventude ou na vida adulta.

A otoplastia como solução

Se conhece como otoplastia o procedimento cirúrgico que resolve as deformações das orelhas. Com o passar dos anos, os métodos de intervenção foram evoluindo, desde as técnicas invasivas, como também com o surgimento de sistemas modernos que resolvem o problema em questão de minutos.

oto2.jpg

Entre as técnicas de otoplastia habituais, se encontra a que é realizada sem a necessidade de cirurgia. Trata-se do método pelo qual se faz o uso de adesivos colocados na parte traseira da orelha, os quais juntam a cartilagem e a cabeça.

Outro procedimento recorrente e tradicional é a otoplastia cirúrgica. Nesse caso, é realizada uma pequena incisão na orelha com o intuito de juntar os lados e reduzir a abertura, proporcionando à pessoa um aspecto mais harmônico esteticamente.

Além disso, nos últimos anos também tem se tornado moda a otoplastia realizada com o uso de fios de sustentação. Se trata de uma intervenção rápida, pouco invasiva e que ocorre por meio de microincisões que não requerem sutura.

Conheça a otoplastia com Earfold

Porém, se há um método que está revolucionando os tratamentos de otoplastia nos últimos tempos, ele se chama Earfold. Essa técnica é um tipo de otoplastia que não requer cirurgia e que garante ótimos resultados através de um procedimento que dura cerca de 20 minutos. Isso por meio de um implante que corrige a forma estética das orelhas.

O implante Earfold possui a forma de um U e se coloca debaixo da pele. Sua posição se personaliza em função da necessidade de cada paciente e de acordo com estudos realizados previamente. A colocação do implante na orelha é rápida, simples e apenas requer anestesia local.

Uma das principais vantagens do sistema é que permite ao paciente controlar o resultado final. Para isso, se faz uma simulação prévia de como fica a orelha após ser feito o implante. Em seguida, a peça é colocada de acordo com o estudo e a simulação realizada.

Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo

A eficácia do implante

São muitas as pessoas que se perguntam até que ponto o sistema Earfold pode reduzir, de fato, o efeito das orelhas de abano. Nesse sentido, é importante destacar que, conforme estudos clínicos, como o "Treatment of prominent ears with an implantable clip system: a pilot study", os implantes Earfold podem ser responsáveis pela redução de até 37% da proeminência das orelhas. Esse percentual leva em consideração a distância que existe entre a borda exterior da orelha e a cabeça.

oto3.jpg

A composição do implante Earfold

O implante Earfold tem dimensões pequenas e não fica visível após ser realizado, pois é colocado de maneira subcutânea. Já a estrutura da peça é fabricada com uma liga metálica de nitinol. Além disso, o implante é revestido com ouro 24 quilates de tipo biocompatível, o que evita com que a peça fique visível através de pele fina da orelha.

Para quem é indicado o Earfold?

A otoplastia sem cirurgia mediante o sistema Earfold é recomendada tanto para crianças, como para adultos. Em caso de que se realize um implante na infância, profissionais sugerem que o procedimento seja feito a partir dos 7 anos de idade.

As principais vantagens do sistema

De maneira definitiva, se pode resumir as vantagens do sistema sem cirurgia Earfold através dos seguintes pontos:

  • Resultados previsíveis: os resultados do sistema Earfold são previsíveis graças à simulação prévia que é realizada com o paciente antes de ser realizado o procedimento. Desse modo, a pessoa pode ter uma noção bastante aproximada de como ficará o aspecto de suas orelhas antes mesmo de colocar o implante. Além disso, também pode decidir sobre o resultado final, já que os implantes são totalmente personalizados.
  • Permanentes: uma vez colocados os implantes no interior da orelha, os resultados são definitivos.
  • Sistema reversível: os implantes Earfold podem se retirados de maneira simples e rápida. Isso caso haja a necessidade ou desejo da pessoa, que pode não se acostumar. No entanto, cabe destacar que com isso as orelhas voltam à posição original.
  • Implantação rápida: colocar os implantes Earfold nas orelhas é algo rápido. Como destacado antes, a intervenção tende a durar em média 20 minutos, podendo ser até mais rápida de acordo com o caso. Além disso, não existe a necessidade de anestesia geral.
  • Sem pós-operatório: os resultados podem ser apreciados de maneira imediata e o procedimento não requer pós-operatório. Isso porque, ao contrário do método cirúrgico tradicional, a pessoa não precisa usar nenhum tipo de bandagem depois de realizado o procedimento. Tampouco existe a necessidade de se extrair os pontos que se colocam para fixar o implante.

Desse modo, se você está pensando em recorrer à otoplastia para corrigir a posição das suas orelhas, ou ainda de seus filhos, já sabe que existem mais métodos disponíveis. Porém, o mais indicado é que antes você realiza uma avaliação com um profissional especializado em otoplastia, o que garante um procedimento seguro e com resultados satisfatórios!

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.